Primeiro-ministro turco confirma que autor de atentado era cidadão sírio

Da Agência Lusa


O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, confirmou hoje (18) que o autor do atentado que deixou 28 mortos nessa quarta-feira (17) em Ancara era um cidadão sírio.

"Este ataque terrorista foi cometido por elementos da organização terrorista PKK na Turquia e por um miliciano do grupo Unidades de Proteção do Povo (YPG)", declarou Davutoglu aos jornalistas, adiantando que a polícia fez nove detenções no âmbito do inquérito aberto.

A imprensa turca já tinha informado que a polícia de Ancara identificou um sírio, apresentado como próximo das milícias curdas e recém-chegado ao país como refugiado, como o autor do atentado.

O motorista do veículo carregado de explosivos que destruiu viaturas de uma coluna militar, identificado como Salih Necar, morreu na explosão, segundo os jornais Yeni Safak (próximo do governo) e Sözcü (oposição).

O homem foi identificado graças às impressões digitais, registradas pelos serviços de imigração por ocasião de sua entrada recente no território turco, de acordo com os dois diários.

A polícia turca suspeita que o homem era próximo das Unidades de Proteção do Povo (YPG), as milícias do Partido da União Democrática (PYD), a principal força curda na Síria, afirmam o Yeni Safak e o Sözcü.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou o atentado no centro de Ancara. Ele espera que os autores do ataque terrorista sejam rapidamente levados à Justiça, informou o seu porta-voz em comunicado.

O secretário manifestou condolências aos parentes das vítimas, segundo o comunicado em que as Nações Unidas reafirmam solidariedade ao povo e ao governo turco.