Tempestade de neve provoca cancelamento de 5 mil voos na Costa Leste dos EUA

Da Agência Lusa Edição: Juliana Andrade


As previsões indicam que o mau tempo na Costa Leste pode deixar até 60 centímetros de neve nas ruasAgência Lusa/EPA/Mark Webster

As previsões de uma tempestade de neve e vento para a Costa Leste dos Estados Unidos geraram o cancelamento de 2.544 voos que deviam descolar hoje (22) e 2.565 agendados para amanhã (23), além de outras restrições à circulação.

Transportes terrestres, como ônibus e metrô, preparam-se também para o agravamento acentuado do estado do tempo. Ao meio-dia de hoje (horário local, 15h no horário de Brasília), o governo federal encerrou o expediente. As empresas e os organismos administrativos sediados em Washington deram aos trabalhadores a opção de trabalhar a partir de casa.

As previsões meteorológicas indicam que o mau tempo na Costa Leste dos EUA pode deixar até 60 centímetros de neve nas ruas e que o vento pode atingir 100 quilômetros por hora, tendo sido declarada situação de emergência em seis estados.

Washington DC (Distrito de Columbia), Maryland, Virgínia, Pensilvânia, Carolina do Norte e Tennessee preparam-se para, pelo menos, 36 horas de tempestade de neve, o que colocou em alerta máximo cerca de 29 milhões de pessoas, podendo ser afetadas até 85 milhões.

A presidente da Câmara de Washington DC, Muriel Bowser, advertiu nesta sexta-feira que se trata de um temporal "de vida ou de morte" e que as autoridades trabalham com uma situação de "segurança nacional", já que o Serviço Nacional de Meteorologia descreveu o caso como "histórico", justificando a tomada de precauções sem precedentes.

O metrô de Washington, que serve os estados vizinhos de Maryland e Virgínia, fechará às 23h (2h de sábado no horário de Brasília) e assim permanecerá até pelo menos segunda-feira (25), o que não ocorria desde o furacão Sandy, em outubro de 2012, quando o metrô fechou por 36 horas.

Barack Obamadecretou ontem situação de calamidade no estado do AlabamaAgência Lusa/EPA/Christophe Petit Tesson/Direitos Reservados


A circulação de ônibus será interrompida às 15h (18h no horário de Brasília), hora que as autoridades recomendam que todos os cidadãos estejam no local onde pretendem permanecer até que a tempestade passe e as ruas e estradas voltem a estar transitáveis.

Os estados ameaçados pela tempestade já têm estocados cerca de dois milhões de toneladas de sal para limpeza de neve nas estradas.

Opresidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou ontem (21) a declaração de situação de calamidade no Alabama por causa das tempestades e inundações causadas pelo temporal Golias, que atingiu o Sul e o Centro do país no fiml do ano.

A declaração autoriza o envio de ajuda federal para recuperação do Alabama e para complementar a assistência já prestada ao estado, aos municípios, às reservas indígenas e a algumas ONG.

Em 29 de dezembro, o presidente norte-americano assinara declaração idêntica para o estado do Oklahoma, a fim de ajudar as pessoas afetadas pelos ventos, tempestades e tornados do Golias.

O mau tempo que se registou entre 23 e 31 de dezembro deixou um rasto de dezenas de mortos e milhares de casas destruídas, levando à decretação da situação de emergência em estados como o Texas, Missouri, Oklahoma, Novo México, Alabama, Mississípi e Geórgia.