Obama faz hoje seu último discurso do Estado da União

Da Agência Lusa


O presidente norte-americano, Barack ObamaSaul Loeb/Pool/Agência Lusa


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz hoje (12) o seu último discurso do Estado da União, a pouco menos de um ano das eleições presidenciais norte-americanas.

O tradicional discurso diante das duas câmaras do Congresso (Câmara dos Representantes e Senado) está previsto para as 21h (hora local).

Em um vídeo de antecipação do discurso, divulgado na semana passada pela Casa Branca, Obama afirmou que a intervenção deste ano será diferente, estando concentrada na sua visão para a América a médio prazo, “além da próxima eleição” presidencial (agendada para novembro deste ano), em vez da habitual apresentação de iniciativas ou projetos legislativos.

“Neste discurso sobre o Estado da União, quero enfatizar, além dos progressos notáveis que conseguimos, o que temos de fazer em conjunto nos próximos anos. As grandes coisas que vão garantir aos nossos filhos uma América ainda mais forte e mais próspera”, disse o presidente, cujo mandato termina em janeiro de 2017.

A cerca de 10 meses da eleição presidencial que vai designar o seu sucessor, Obama afirmou que nunca se sentiu tão otimista em relação ao futuro.

“Desde que assumi as minhas funções há sete anos em plena crise, nunca me senti tão otimista em relação ao próximo ano como hoje”, destacou.

O pronunciamento deve incluir a valorização das ações desenvolvidas ao longo dos últimos sete anos pela administração Obama e o seu lugar nos livros de história, mas também pretende marcar a diferença em relação aos vários candidatos presidenciais republicanos que querem chegar à Casa Branca, principalmente o multibilionário Donald Trump.

A administração Obama tem acusado esses candidatos de jogar descaradamente com “os medos e as ansiedades” do povo norte-americano.

O discurso do Estado da União (State of the Union’) é uma tradição política americana, iniciada pelo primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington (1789–1797).

O discurso de hoje será o sétimo de Barack Obama, o 93º dos pronunciamentos State of the Union de toda a história do país e o 225º quando contabilizados todos os discursos escritos por presidentes.

Entre os convidados que vão assistir à intervenção de Obama diante do Congresso estará um refugiado sírio que chegou em dezembro último a Detroit (Michighan, Norte), Refaai Hamo, e um antigo soldado norte-americano muçulmano, Naveed Shah.

Eleito em 2008 e reeleito em 2012, Obama deixará a Casa Branca em 20 de janeiro de 2017.