Informação falsa sobre tempo de licença-maternidade circula na web

Boatos.org  |  De Edgard Matsuki



Como havíamos previsto anteriormente, 2016 parece ser o ano dos boatos dos falsos direitos. Não chegamos nem ao final da segunda semana de janeiro e circulou na internet a informação do salário-maternidade até os cinco anos da criança e da licença-menstrual. Agora, outra história começa a circular online: a de que a licença-maternidade passou para dez meses. Leia:

Licença Maternidade: Nova Lei permite que Mães fiquem afastadas por 10 meses. Foi confirmado, que os recém nascidos precisam muito de atenção pelo menos até seus 10 meses de vida, pensando nisso os sindicatos dos trabalhadores foram à luta, e eles conseguiram aumentar o prazo que era de 4 meses para 10 Meses, foi o tempo determinado para que a criança seja amamentada na hora certa, as crianças são o futuro do Brasil, então devemos sempre pensar no melhor para elas, nova lei entra em vigor no dia 12/02/2016, porém a empresa irá assumir o custo nos primeiros 4 meses após inss irá assumir.

Seria ótimo e até justo que a licença-maternidade fosse de dez meses. Mas, infelizmente, a informação é falsa. Pelo o que entendemos, o texto foi retirado do WhatsApp e publicado em um site. Detalhe: ele está bombando muito com isso. Mas por que é mentira? A resposta é “porque no Brasil a licença-maternidade é de 120 dias”. Sim, é isso que diz a legislação que tange o assunto. Leia o que fala o site do INSS sobre o tempo do benefício (entenda salário-maternidade como licença-maternidade):