Dilma vai hoje ao Equador para participar da cúpula da Celac

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante


Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

A presidenta Dilma Rousseff embarca hoje (26) para Quito, capital do Equador, onde participa amanhã (27) da quarta cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Dilma deve partir de Brasília por volta das 14h. Ela terá uma reunião com o presidente equatoriano Rafael Correa no início da noite. Durante o encontro, os dois chefes de Estado devem abordar a integração regional e temas como comércio, investimentos, educação, ciência e tecnologia.

Segundo o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, o Equador tem sido um parceiro brasileiro no combate à imigração ilegal e também na área social. De acordo com o embaixador, há grande interesse equatoriano pelos programas sociais brasileiros e pela experiência do Brasil na redução da desigualdade.

A reunião da Celac, em Quito, também marcará o fim da presidência pro tempore do Equador na entidade. O comando passará agora para a República Dominicana. Segundo o Itamaraty, a cúpula será a oportunidade para que os chefes de Estado e de Governo dos 33 países-membros estabeleçam diretrizes para a continuidade das atividades de articulação política, cooperação setorial e relacionamento externo da Celac.