Band lamenta assédio sexual a participante de 12 anos no Masterchef Junior

Brasil Post  |  De Andréa Martinelli



A TV Bandeirantes lamentou as mensagens de cunho sexual direcionados a Valentina das participantes do programa Masterchef Junior, uma adolescente de 12 anos, tem recebido nas redes sociais e disse que novas providências serão debatidas em uma reunião na sede do canal nesta desta quinta-feira (22).

Leia na íntegra:

"A Band repudia e lamenta essas desagradáveis manifestações de extremo mau gosto. O foco do programa é o talento das crianças, e nem de longe, há qualquer provocação a esse tipo de estímulo"
Desde a estreia do programa, na noite de terça-feira, 20, a menina foi bombardeada por mensagens de assédio de internautas, inclusive de pedófilos. Em entrevista ao portal IG, o pai da jovem, Alexandre Schulz, declarou que "teve gente que pediu que ela mandasse foto nua". Ainda segundo o portal, os pais preferiram, por enquanto, não procurar a Justiça.

Durante a exibição do "reality", são publicados tuítes ao vivo dos telespectadores, mas os comentários passam por um filtro antes de ir ao ar. Parte dos internautas passou a repudiar os comentários. "Estou com vontade de vomitar na cara de vocês com essas piadas ridículas e machistas sobre pedofilia e estupro", disse um usuário da rede social.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a mãe da garota, que prefere não ser identificada, disse que a família foi orientada pela emissora a não comentar mais o caso. Embora os membros da família da participante não queiram comentar o caso, eles reforçaram a importância de se fazer um debate mais amplo sobre pedofilia.

"Não queremos nos eximir da discussão sobre pedofilia, mas estamos lutando para que ela [a garota] não seja o centro deste debate", afirmou a mãe.

Ainda ao jornal, o Ministério Público do Estado de São Paulo afirma que ainda não foi protocolada nenhuma denúncia envolvendo o caso, mas que qualquer internauta que se sentiu incomodado com o teor dos comentários pode entrar com um processo, inclusive os pais de Valentina.

(Com informações da Estadão Conteúdo)


Adele lança 'Hello', primeira música do novo álbum de inéditas, '25' (VÍDEO)




Quatro anos após o último registro de inéditas, o vencedor do Grammy de Melhor Álbum, 21 (2011), a cantora britânica Adele está de volta com um novo trabalho em estúdio: 25 (2015).

Com lançamento previsto para o dia 20 de novembro pelo selo XL, o álbum de 11 canções inéditas apresenta na recém-lançada Hello parte da proposta que deve ser explorada ao longo do registro.

No clipe dirigido pelo canadense Xavier Dolan, diretor de Eu Matei Minha Mãe (2009), a cantora bate a poeira e se despede de um antigo amor, como uma metáfora para a libertação do melancólico disco lançado em 2011.

Há poucos dias, Adele publicou no Twitter uma carta em que explica o motivo do atraso na entrega do novo disco. "Estou fazendo as pazes comigo mesma. Compensando pelo tempo perdido", disse Adele.

Para a produção e composição de 25, Adele conta com a presença de nomes como Paul Epworth, Bruno Mars, Danger Mouse e Tobias Jesso Jr.


Fonte: Brasil Post

Como a meditação pode melhorar a sua vida de verdade, de acordo com a ciência

De Otavio Nadaleto


Não precisa usar quimono oriental, ir a um retiro nem nada do tipo. A meditação não necessariamente está ligada a cultos religiosos. Quem tem se interessado pelo assunto nos últimos anos é a ciência, que não para de fazer descobertas animadoras sobre os benefícios da prática – não à toa, tem cada vez mais gente de terno sentado em posição de flor de lótus.

“Meditação é autoconhecimento, é observar o que se passa dentro de nós e como reagimos a isso. Consiste em atentar para aspectos externos (como o trânsito, a violência) e internos (medo, cobiça…), com os quais as pessoas convivem e acham normais, mas que não são saudáveis”, afirma Rubens de Aguiar Maciel, coordenador do Programa de Meditação Aplicada à Saúde e Bem-Estar da Universidade de São Paulo (USP).

E não pense que meditar é igual a relaxar. “A meditação é um processo ativo, contínuo, na maneira de viver, que leva você a um estado de relaxamento sustentado. É diferente de ficar 15 minutos isolado em uma sala e, ao sair, continuar reagindo com a realidade da mesma forma, que gera estresse”, explica Maciel. Conseguir um bom instrutor, para auxiliar na introdução à prática, é a melhor forma de garantir bons resultados.


Listamos abaixo três bons motivos – segundo a ciência – para você começar a meditar.

1. Reduz o estresse
Estudo da Universidade de Califórnia (EUA) mostrou que, no longo prazo, meditar reduz os níveis de adrenalina e cortisol (hormônios ligados ao estresse) e aumenta a endorfina (neurotransmissor associado ao prazer).

2. Diminui a ansiedade
Pesquisadores de Harvard (EUA) observaram que, após oito semanas de meditação, pacientes apresentaram alterações na amígdala cerebral, que controla emoções e está ligada à ansiedade e ao estresse.

3. Melhora o sono
Pesquisas do Northwestern Memorial Hospital, de Illinois (EUA), fizeram pessoas de 25 a 45 anos que sofriam de insônia crônica meditarem por dois meses. Passado esse período, elas começaram a dormir duas horas a mais por dia e alcançaram níveis de sono REM mais próximos do considerado saudável.


Fonte: Brasil Post

Dinheiro atribuído a Cunha em conta na Suíça vai voltar para o Brasil

De André Richter


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (22) o bloqueio e sequestro de 2,4 milhões de francos suíços, equivalentes a R$ 9 milhões, atribuídos ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em contas na Suíça, atendendo ao pedido, feito na semana passada, pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com o sequestro das contas, a PGR pretende começar a investigar se Cunha e sua família cometeram o crime de evasão de divisas, caracterizado pelo envio ilegal de dinheiro ao exterior sem declaração à Receita Federal.

Zavascki decidiu que os valores poderão ser transferidos para o Brasil, e o procurador passa a ter autorização para iniciar as investigações, de acordo com tratado de cooperação assinado com a Suíça.

Na quinta-feira (15), Zavascki abriu inquérito para investigar as contas de Cunha. O pedido de abertura do inquérito, feito pela PGR, foi baseado em informações prestadas pelo Ministério Público da Suíça, que identificou quatro contas em nome presidente da Câmara naquele país.

Segundo a PGR, além de Cunha, a mulher dele, Claudia Cruz, era uma das beneficiárias das contas, que movimentaram cerca de US$ 24 milhões.

A suspeita é que os valores são decorrentes de propina recebida por Cunha em um contrato da Petrobras para exploração de petróleo em Benin, na África. Segundo a procuradoria, não há dúvidas sobre a titularidade das contas e a origem dos valores.

Na semana passada, em nota à imprensa, Cunha reafirmou que não tem contas no exterior e nunca recebeu “vantagem de qualquer natureza”.


Fonte: Brasil Post

Chile realiza suas primeiras uniões civis de casais homossexuais

Veja.com


A espanhola Virginia Gómez e a chilena Roxana Ortiz se casaram nesta quinta-feira (22) em Santiago e se tornaram assim o primeiro casal gay a legalizar sua união no Chile.

Foi a primeira das mais de 150 cerimônias realizadas nesta quinta em todo o país, com base no Acordo de União Civil (AUC), que foi promulgado em 13 de abril e entrou ontem em vigor.

"Estou super emocionada, não só porque estou fazendo parte de um momento histórico deste país que me acolheu com tanto carinho, mas porque volto a recuperar tudo o que perdi quando cheguei ao Chile", explicou Virginia aos jornalistas após carimbar o registro no cartório da capital chilena. Elas já tinham se casado legalmente na Espanha e têm uma filha em comum.

A lei de Acordo de União Civil regula pela primeira vez no Chile a união legal de pessoas que não estão casadas, sejam ou não do mesmo sexo. A norma foi promulgada no primeiro semestre pela presidente do Chile, Michelle Bachelet.

A vigência do acordo é um "marco histórico" para as organizações que lutam pelos direitos das minorias sexuais em um país conservador como o Chile, que só aprovou o divórcio em 2004 (no Brasil, por exemplo, o divórcio é permitido desde 1977).

"É um momento histórico emocionante. Dedicamos a todos os casais homoafetivos que não conseguiram estar vivos para desfrutar os padrões básicos de igualdade", assinalou o líder do Movimiento de Integración y Liberación Homosexual (Movilh), Rolando Jiménez.

"Voltar a dizer 'sim, eu aceito' foi como vivê-lo pela primeira vez ou até melhor", explicou Virgínia, que acrescentou que um dos temas que mais preocupava o casal era o da custódia de sua filha de 14 anos, caso acontecesse algo a Roxana, a mãe biológica. "Ela tem 14 anos, ia ficar sozinha, ia perder todos os direitos. Qualquer pessoa teria mais direitos sobre ela do que eu e agora isso mudou", explicou.

"A grande notícia deste dia histórico é que, a partir de hoje, o Estado chileno reconhece que os casais do mesmo sexo são uma família. É uma emoção indescritível", disse o presidente-executivo de Fundación Iguales, Luis Larrain.

O primeiro projeto da lei que pretendia regulamentar a convivência entre casais do mesmo sexo entrou no Congresso há 12 anos. O Acordo de União Civil (AUC), originalmente denominado Acordo de Vida em Casal (AVP), foi uma das promessas do governo de Sebastián Piñera, que legislou de 2010 a 2014. No entanto, a falta de respaldo à iniciativa por parte da própria coalizão de direita que apoiava o líder impediu que esta legislação avançasse.


Fonte: Brasil Post

Drew Barrymore: 'Prefiro muito mais ter meus filhos do que ficar bonita em um biquíni'

De Luiza Monteiro


Muitas coisas mudam no corpo de uma mulher depois de ganhar um bebê: os pés ficam inchados, os quilos extras da gravidez aparecem na balança, a pele da barriga pode ficar flácida e os cabelos caem.

Para muitas mamães, tudo isso se torna um verdadeiro pesadelo; para outras, faz parte do processo. E é nesse segundo time que a atriz americana Drew Barrymore se encaixa.

Em entrevista à revista People, ela confessou: "Nunca fiquei bem em roupas de banho e agora fico pior ainda. Tenho celulite. Mas eu prefiro muito mais ter meus filhos do que ficar bonita em um biquíni".

A atriz de Hollywood é mãe de Olive, de 3 anos, e de Frankie, de 1 ano e meio. Os dois são fruto do casamento com o consultor de arte Will Kopelman. Drew conta que, logo depois do parto, ela se preocupou em perder o peso da gravidez.

"Eu tentei cortar o glúten da dieta porque achei que iria me ajudar a emagrecer. Mas isso não aconteceu. E eu estava infeliz", revelou à publicação.

Para ela, o apoio do parceiro nesse momento é fundamental.

"Eu acho que é muito importante para as mulheres ter uma pessoa que as faça se sentir bem com elas mesmas. Seria uma enorme desvantagem no processo de ter um bebê - ou para qualquer mulher - ter alguém que só se atraia por você ou te ache bonita se o seu corpo estiver de um determinado jeito", declarou Drew.

De acordo com a revista, a atriz está feliz exatamente da forma como ela é.

"Ter um corpo sexy não é minha praia. Eu me preocupo um pouco, mas eu não me importo muito", conclui.


Fonte: Brasil Post

Enem: alunos devem ficar atentos a horários de abertura e fechamento de portões

Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em todo o país amanhã (24) e domingo (25). Os participantes precisam estar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões de acesso para não perder o exame. Segundo o edital, em todos os estados os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Após o fechamento, fica proibida a entrada de estudantes que chegarem atrasados. O início das provas será às 13h30, no horário da capital federal.

Como o horário oficial é o de Brasília, é preciso ficar atento a dois pontos importantes. No último dia 18 de outubro, o Distrito Federal e mais dez estados passaram a adotar o horário de verão e os relógios foram adiantados em uma hora. Além dessa mudança, o Brasil tem diferentes fusos horários. Por causa desses dois fatores, em algumas localidades a hora local é diferente do horário de Brasília. Por isso, os candidatos devem ter atenção e precisam saber exatamente a correspondência entre o horário local nas cidades onde farão as provas e o horário oficial da capital federal.

É o caso, por exemplo de quem fará o exame no Amapá ou no Maranhão onde, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abertura dos portões ocorrerá às 11h e o fechamento, às 12h, no horário local. O exame começa a ser aplicado às 12h30.

Roraima é outro exemplo, mas lá a diferença é maior e por isso os estudantes devem estar no local de prova às 10h. A partir das 11h, no horário local, não será permitida a entrada de nenhum participante. As provas serão iniciadas às 11h30, também no horário local. Para quem vai fazer a prova no Acre, os portões abrem às 9h e fecham às 10h, sendo que os participantes iniciam o exame às 10h30.

Os horários de abertura e fechamento dos portões valem para todos os candidatos, inclusive para os sabatistas (pessoas que guardam o sábado por convicção religiosa). Eles devem chegar aos locais de prova junto com os demais participantes. No primeiro dia, só farão a prova após o pôr do sol, às 19h, no horário oficial da capital. A exceção está nos estados do Acre, Amazonas, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia que vão iniciar as provas do primeiro dia às 19h, no horário local, segundo o edital do Enem.

Amanhã, os inscritos terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, que terão a duração de cinco horas e 30 minutos.

China anuncia redução da taxa de juros para estimular atividade econômica

Da Agência Lusa Edição: Denise Griesinger

O Banco Central chinês anunciou hoje (23) um corte de 0,25 pontos percentuais na sua taxa de juros de referência, além de uma diminuição nas reservas obrigatórias dos bancos.

Estas medidas devem estimular a atividade e injetar liquidez na segunda maior economia mundial, cujo crescimento caiu para 6,9% no terceiro trimestre, o nível mais baixo desde 2009.

A taxa de referência para empréstimos caiu 0,25 pontos percentuais, para 4,35%, enquanto a taxa de juro para depósitos caiu para 1,5%.

Esta é a sexta queda das taxas em menos de um ano.

Para "preservar um nível de liquidez adequado", o banco central anunciou que as reservas obrigatórias dos bancos, ou seja a parte dos depósitos que não podem ser emprestadas, vão baixar em 0,5 ponto percentual ou até um ponto percentual, para os estabelecimentos que cumpram determinadas condições, com o objetivo de estimular as pequenas empresas.

Forças dos EUA e Iraque libertam 70 prisioneiros em risco de execução pelo EI

Da Agência Lusa

Forças norte-americanas e curdas entraram ontem (22) em uma prisão do grupo Estado Islâmico (EI) no Norte do Iraque e libertaram cerca de 70 prisioneiros em risco iminente de execução, revelou o Pentágono.

Um militar norte-americano morreu, após ferimentos que sofreu durante a operação, sendo a primeira baixa entre as forças norte-americanas, desde que começou a campanha liderada pelos Estados Unidos contra o EI no Iraque, em junho de 2014.

Por outro lado, cinco homens do EI foram capturados e vários outros mortos no ataque, que teve como alvo um complexo perto de Hawijah, disse o assessor de imprensa do Pentágono, Peter Cook.

“Esta operação foi deliberadamente planejada e lançada depois de recebermos informação de que os reféns estavam em risco iminente de uma execução em massa”, afirmou Cook, em comunicado.

Este ataque a Hawijah parece quebrar com o modo de atuação dos norte-americanos no Iraque, que estão no país para apoiar as forças do Governo mas não se envolvem diretamente em combates ou ataques, de acordo com a política de Barack Obama de não enviar tropas para atividades em terra.

No entanto, Cook descartou a ampliação do papel dos Estados Unidos no Iraque. “Esta é uma situação única”, disse, acrescentando que a missão recebeu luz verde do secretário da Defesa, Ashton Carter, e que a Casa Branca foi notificada.

Segundo Cook, a intervenção ocorreu porque o Governo curdo pediu “assistência”, no entanto, “os Estados Unidos não estão em missão de combate ativo no Iraque”.

Maduro: "império da mídia" quer preencher as pessoas com ódio e desespero

Da Agência Sputnik Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez uma alerta à população nessa quinta-feira (22) contra o que chamou de “império da mídia”. Ele afirmou que na guerra contra as grandes corporações de comunicação, a promoção da verdade e as conquistas da Revolução Bolivariana devem estar presentes.

Maduro destacou que os ataques da mídia buscam “desmoralizar as pessoas para preenchê-las com ódio, raiva e desespero”. Acrescentou que a estrada para a paz e a unidade da família passam pela construção de valores como o amor, o respeito, a solidariedade e a convivência.

Segundo o chefe de Estado venezuelano, os “ataques da mídia” ocorrem por causa das realizações da Venezuela. Maduro lembrou a entrega de 446 casas em Carbono, na Região Centro-Norte do país,  a previsão, feita em junho, de entrega de 1 milhão de moradias até o fim do ano e o aumento do salário mínimo, de 67%, a partir de 1º de novembro.


México decreta emergência por causa da aproximação do furacão Patrícia

Da Agência Lusa Edição: Graça Adjuto

O governo do México decretou situação de "emergência extraordinária" para vários municípios da costa do Pacífico por causa da aproximação do furacão Patrícia, que alcançou a categoria máxima e é considerado "potencialmente catastrófico".

O Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN) informou que o furacão Patrícia é "extremamente perigoso" e "favorecerá chuvas intensas e pontualmente torrenciais nos estados do Sul e Leste do país”.

O SMN recomendou à população extrema precaução por causa das chuvas, do vento e da ondulação.

O furacão está gerando ventos de 260 quilêmetros por hora (km/h), mas com rajadas de 315 km/h.


Último grande acampamento de migrantes em Paris é desativado

Da Agência Lusa Edição: José Romildo de Oliveira Lima

Mais de 700 migrantes começaram hoje a ser retirados de uma escola desativada em Paris, onde viviam desde julho deste ano em condições insalubres. Eles estão sendo transportados para abrigos.

A operação, que contou com um forte dispositivo de segurança, envolveu o acompanhamento de assistentes sociais e de agentes dos serviços de imigração.

Segundo a agência AFP, 26 veículos foram mobilizados para transportar os migrantes para os 900 espaços de acolhimento. “Não sei para onde vou, mas é melhor do que aqui: vamos ter chuveiro e refeições. Aqui havia muitas rixas”, disse à agência um marroquino.

Militantes de associações de defesa dos refugiados acompanharam a operação, mantidos à distância pela polícia, com cartazes onde se lia “Documentos para todos” e “Solidariedade com os refugiados”.

A escola era o último grande edifício ocupado por migrantes em Paris, depois da evacuação de um acampamento montado sob uma linha de metrô de superfície no norte da capital, no princípio de junho, e de um outro próximo da estação de Austerlitz (oeste), em meados de setembro.

As autoridades preparavam há várias semanas a evacuação do antigo liceu devido ao elevado número de migrantes nele instalados e à falta de condições de salubridade. Segundo um médico voluntário ouvido pela France Presse, “havia risco de epidemias”.

A escola começou a ser ocupada em julho por migrantes. Em setembro, havia 700 migrantes, a maioria homens sudaneses, afegãos e eritreus. Em 26 de setembro, a Justiça francesa deu um mês aos ocupantes para abandonarem o local.

Economia é desafio do próximo governo argentino, diz analista político

Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Graça Adjuto

Faltando dois dias para as eleições presidenciais de domingo (25), a Argentina está tranquila - algo pouco comum, em um país acostumado com altos e baixos, que em 2001 viveu a pior crise de sua recente história, que há anos convive com uma inflação anual de dois dígitos e que há mais de uma década não tem acesso a créditos do mercado financeiro internacional. “Muitos empresários me perguntam por que estamos tão calmos, como se nada estivesse acontecendo, quando sabemos que no próximo governo a situação terá que mudar”, disse à Agência Brasil o economista Marcelo Elisondo. “E, francamente, não tenho resposta”.

Para o analista político Roberto Bacman, “o principal desafio do próximo governo, seja ele qual for, é econômico”.  Segundo ele, a Argentina terá que terminar de resolver o problema com os credores da dívida externa, para ter acesso a créditos e aumentar as reservas internacionais. “E, ao mesmo tempo, vai ter que combater a inflação, que gira em torno de 20% ao ano, evitando uma disparada do dólar.

Tanto governistas quanto oposicionistas estão conscientes de que a Argentina terá que desvalorizar o peso, cujo valor tem sido mantido artificialmente alto pelo governo que, além de injetar dólares norte-americanos no mercado local, praticamente proibiu o cidadão comum de comprá-los legalmente. O dólar oficial vale 9,5 pesos – mas quem quiser comprá-lo a este preço tem que pedir autorização à Afip (a Receita Federal argentina), provando que ganha o suficiente e que está em dia com os impostos. Mesmo assim, o governo pode impedir a operação ou estabelecer limites.

Há décadas, os argentinos estão acostumados a poupar em dólares, para se proteger da inflação ou desvalorização. “Não ganho muito, mas o pouco que consigo poupar troco por dólares, que guardo num esconderijo em casa”, diz o porteiro Ricardo Perez. “Perdi tudo na crise de 2001, quando o governo congelou nossas contas. Na época, o peso valia US$ 1. Mas quando pudemos tirar o dinheiro do banco, nossa moeda valia quatro vezes menos”.

Desde outubro de 2011, o governo vem aumentando os controles cambiais, para impedir uma fuga de divisas do país. Os argentinos foram proibidos de usar cartão de débito no exterior, quando o governo percebeu que muitos viajavam ao vizinho Uruguai para sacar dólares do caixa eletrônico. Limitou os saques com cartão de crédito e impôs uma taxa de 35% sobre gastos no exterior. Finalmente, quando o governo percebeu que os argentinos estavam comprando passagens aéreas, em 12 cotas, ao dólar oficial, colocou um imposto de 35% sobre os preços.

Com o cerco, o governo conseguiu frear a saída de dólares – mas, ao mesmo tempo, incentivou a criação do chamado “mercado blue” que, apesar de ilegal, é usado por todos. Basta caminhar pela Calle Florida – uma das mais frequentadas por turistas no centro de Buenos Aires – para ouvir os cambistas gritarem: “câmbio, câmbio”. Alguns, aliás, são brasileiros – que exploram o nicho dos turistas procedentes do Brasil. Apesar de o dólar blue ter atingido 16 pesos, os argentinos não desistiram de comprá-los. “Por experiência, sabemos que o dólar na Argentina sempre sobe – mesmo quando cai no resto do mundo”, diz o comerciante Pedro Alvarez.

Os três candidatos a presidente que lideram as pesquisas de opinião dizem que vão mexer no cerco ao dólar, considerado impopular por ricos e pobres. O problema é quando e como. O governista Daniel Scioli – que lidera as pesquisas – fala em ajustes graduais e controlados.  O favorito da oposição, o conservador Mauricio Macri, promete liberar o dólar assim que assumir. O terceiro colocado nas pesquisas, Sergio Massa, tem posição parecida com a de Scioli: promete mudanças em 100 dias.

Outro desafio será negociar um acordo com os chamados “fundos abutres”  - aqueles que adquiriram títulos da dívida argentina a preços baixos, depois da moratória de 2001, e entraram na Justiça para cobrar o devido sem desconto. Eles representam uma minoria que não aderiu às propostas de reestruturação. A maioria (93%) dos credores aceitou receber cerca de 30% da dívida em um prazo de até 30 anos.

 A Argentina também pagou o que devia ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e negociou um acordo com o Clube de Paris, mas perdeu o processo na Justiça norte-americana, iniciado pelos fundos especulativos, donos de 1% dos títulos da dívida externa. O governo de Cristina Kirchner não cumpriu a sentença, alegando que a legislação argentina proíbe oferecer a uma minoria de credores condições melhores que as negociadas com a maioria, nos acordos de reestruturação.

O juiz de Nova York, Thomas Griesa - que julgou o caso -  impediu os bancos norte-americanos de pagarem aos demais credores argentinos (que aceitaram a reestruturação) até que o governo desembolse o que deve aos fundos abutres.

O impasse terá que ser resolvido pelo próximo governo, se a Argentina quiser voltar a ter acesso ao mercado financeiro internacional”, disse Elisondo. “E precisamos de dinheiro para aumentar as reservas internacionais, se quisermos acabar com os controles cambiais, sem que o dólar dispare a inflação também”.

Atualmente, a Argentina tem US$ 27 bilhões em reservas internacionais, mas segundo Elisondo apenas uma parte dessa soma está disponível. “Desse total, US$ 11 bilhões são empréstimos chineses, que teremos que devolver e US$ 7 bilhões são depósitos dos argentinos”, disse. Por outro lado, enquanto limitar as operações de câmbio (que também se aplicam a empresas) a Argentina terá poucas chances de atrair investimentos, no momento em que os preços das commodities exportadas pelo país caíram no mercado internacional e que importantes sócios comerciais, como a China e o Brasil, também enfrentam dificuldades.


Depois de mais de dois anos, Pizzolato volta ao Brasil para cumprir pena

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique PizzolatoAntonio Cruz/Agência Brasil
Único condenado no processo do mensalão que ainda não cumpriu pena, Henrique Pizzolato já está no Brasil. Escoltado por três policiais federais brasileiros e uma médica, ele desembarcou por volta das 6h45 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Pizzolato saiu de Milão na noite de ontem (22). Na capital paulista, ele fará os procedimentos de registro de entrada no país. Ainda no aeroporto, embarca em um jatinho da Polícia Federal com destino a Brasília, onde cumprirá pena na Penitenciária da Papuda.

A chegada ao Brasil do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil (BB) encerra um capítulo na história da fuga de um dos condenados no processo do mensalão.

Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato, mas, por ter dupla cidadania, fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento, com um passaporte falso em nome de um irmão morto. O ex-diretor do BB foi o único dos condenados que fugiu. Ele foi preso em fevereiro do ano passado em Maranello, na Itália.

Em outubro de 2014, chegou a ser solto pela Corte de Apelação de Bolonha, que negou sua extradição. No entanto, posteriormente, a Corte de Cassação de Roma e o Ministério da Justiça da Itália confirmaram a expulsão. Seguiu-se uma série de recursos administrativos e na Corte Europeia de Direitos Humanos, mas todos foram negados.

No dia 6 de outubro, a Corte Europeia de Direitos Humanos rejeitou a última tentativa de recurso de Pizzolato contra sua extradição para o Brasil. No recurso protocolado na corte, a defesa, como nas demais ações contra a extradição, voltou a alegar que os direitos humanos não são respeitados nos presídios brasileiros. O argumento foi usado para que o ex-diretor do BB continuasse na Itália.

O ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando, decidiu adiar por duas semanas a entrega de Henrique Pizzolato às autoridades brasileiras, anteriormente prevista para o dia 7 deste mês.


Pílula da USP usada em tratamento contra o câncer divide opiniões

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo

Usada em tratamento contra o câncer, substância estudada pela USP dividide opiniões entre especialistasMarcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil
Decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) trouxe à tona uma discussão envolvendo médicos, advogados e pacientes sobre o uso da fosfoetanolamina sintética para o tratamento do câncer. O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, liberou, no último dia 9, a entrega da substância produzida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), para os pacientes que solicitaram judicialmente acesso à droga. A substância não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A fosfoetanolamina sintética foi estudada pelo professor Gilberto Orivaldo Chierice, hoje aposentado, enquanto ele ainda era ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros da USP. Algumas pessoas tiveram acesso às cápsulas contendo a substância, produzidas pelo professor, que usaram como medicamento contra o câncer. O instituto disse, em nota, que a produção da droga foi um “ato oriundo de decisão pessoal” de Chierice.

Em junho de 2014, a USP reforçou a proibição de produção de qualquer tipo de substância que não tenha registro, caso das fosfoetanolamina sintética. O instituto editou portaria determinando que “tais tipos de substâncias só poderão ser produzidas e distribuídas pelos pesquisadores do IQSC mediante a prévia apresentação das devidas licenças e dos registros expedidos pelos órgãos competentes determinados na legislação [do Ministério da Saúde e da Anvisa]”. De acordo com a instituição, desde a edição da medida, não foram apresentados registros ou licenças que permitissem a produção das cápsulas para uso como medicamento.

Judicialização

Desde então, pacientes que tinham conhecimento das pesquisas passaram a recorrer à Justiça para ter acesso à fosfoetanolamina sintética. De acordo com a advogada Cárita Almeida, que representa pacientes interessados na droga, mais de 1,5 mil liminares com o pedido de acesso à substância já foram apresentados à Justiça.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) já havia impedido que uma paciente tivesse acesso ao produto. Diante do posicionamento do tribunal, ela apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) que foi analisado pelo ministro Edson Fachin. No dia 8 deste mês, ele suspendeu a determinação do TJSP, liberando o acesso dessa paciente às cápsulas.

Após a decisão do ministro do STF, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, estendeu os efeitos da liminar para todas as pessoas que solicitaram o acesso à mesma substância na Justiça. “Conquanto legalidade e saúde sejam ambos princípios igualmente fundamentais, na atual circunstância, o maior risco de perecimento é mesmo o da garantia à saúde. Por essa linha de raciocínio, que deve ter sido também a que conduziu a decisão do STF, é possível a liberação da entrega da substância”, decidiu Nalini.

Ele lembrou que “a substância pedida não é medicamento, já que assim não está registrada. Não se trata tampouco de droga regularmente comercializada, mas de um experimento da Universidade de São Paulo”. Ele afirmou que não há possível falha do Estado em não disponibilizar a substância aos pacientes, mas acrescentou que não se pode ignorar os relatos de pacientes que apontaram melhora em seu quadro clínico após uso da droga.

Apesar da liberação, o desembargador disse que “caberá à USP e à Fazenda, para garantia da publicidade e regularidade do processo de pesquisa, alertar os interessados da inexistência de registros oficiais de eficácia da substância”.

Ontem, em evento na capital paulista, o ministro Fachin disse que a decisão de liberar o acesso à fosfoetalonamina a uma paciente com câncer foi excepcional. “Tratava-se de uma senhora que estava em estado terminal, com alguns dias de vida, e que buscava o fornecimento dessas cápsulas, que já estavam sendo fornecidas como um lenitivo da dor”, disse.

A USP informou que os mandados judiciais serão cumpridos, dentro da capacidade da universidade. A instituição alega que não é uma indústria química nem farmacêutica e que “não tem condições de produzir a substância em larga escala, para atender às centenas de liminares judiciais que recebeu nas últimas semanas”. A universidade afirmou ainda que a substância fosfoetanolamina está disponível no mercado, produzida por indústrias químicas, e pode ser adquirida em grandes quantidades pelas autoridades públicas. “Não há, pois, nenhuma justificativa para obrigar a USP a produzi-la sem garantia de qualidade”, completou.

De acordo com a Anvisa, nenhum processo de registro foi apresentado para que a fosfoetanolamina possa ser considerada um medicamento. “A etapa é fundamental para que a eficácia e segurança do produto possa ser avaliada com base nos critérios científicos aceitos mundialmente”. Para a obtenção do registro é preciso apresentar documentos e testes clínicos.

Especialistas

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), Evanius Wiermann, não há como utilizar a substância nos pacientes sem as devidas análises de segurança e eficácia. “Não é certo sermos coniventes com uma droga que não tem evidência científica”, disse, ao comentar a falta de testes em humanos. Segundo ele, é preciso realizar um trabalho de pesquisa que prove se há benefícios. “Aí estaremos no caminho certo.”

O chefe da Oncologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hakaru Tadokoro, também discorda do uso da substância sem que os testes clínicos sejam realizados e considera isso uma irresponsabilidade. “A pessoa que vai tomar essa droga não sabe os efeitos colaterais ou se é tóxica. Eventualmente, a pessoa está tomando a droga que é correta mais essa droga [fosfoetanolamina] e, de repente, isso pode anular o efeito de um medicamento oncológico que é eficaz”, disse. Além disso, o oncologista observou que as pessoas estão tomando a substância para todo tipo de câncer. “Isso não existe. Cada tipo de câncer tem sua peculiaridade”, acrescentou.


Pacientes terminais

Relatos positivos de usuários nas redes sociais e na imprensa ajudaram a divulgar a droga entre pessoas com câncer.

A advogada Mariana Frutuoso Pádua, que representa alguns dos pacientes que pediram acesso à fosfoetanolamina por meio da Justiça, disse que a droga desenvolvida na USP trouxe a possibilidade de um tratamento alternativo e que já existem usuários beneficiados pelo uso das cápsulas. Para ela, o acesso à substância seria uma garantia à vida, à saúde e à dignidade da pessoa humana.

Em depoimento na Câmara de Vereadores de São Carlos, a paciente Bernardete Cioffi, que tem um câncer incurável, disse que utiliza a medicação somente para melhorar a qualidade de vida. Por meio de redes sociais, ela declarou estar ciente dos possíveis riscos do uso de uma droga não registrada. “A decisão de fazer uso de uma substância experimental e não testada oficialmente em humanos, e também não registrada na Anvisa, foi uma decisão unicamente minha, sem que qualquer outra pessoa possa ser responsabilizada em maior ou menor grau”.

De acordo com Bernardete, a decisão de usar a substância sem registro na Anvisa ocorreu por falta de opção de tratamento e de cura para o seu caso. “Luto pela continuidade das pesquisas de maneira científica, séria e verdadeira, para [que] em cinco ou dez anos todas as pessoas possam fazer uso digno da fosfoetanolamina sintética. Até lá, as pessoas que se dispuserem, assim como eu, a se submeter ao processo experimental, que o façam com sensatez e responsabilidade”, escreveu em uma rede social.

Para o oncologista Hakaru Tadokoro, a substância até poderá se tornar um medicamento útil, no entanto, a droga não passou por nenhuma das fases necessárias ao seu uso seguro. “Quando pesquisamos uma droga nova, são quatro fases. Na fase pré-clínica, nós vemos, por meio de cultura de células tumorais, se essa droga tem alguma ação. Na fase 1, testamos em alguns tipos de tumores. Na 2, em pacientes em que não há mais o que se fazer, testamos a droga e vemos a dose que é possível. Na 3, comparamos a droga nova com uma droga padrão. E essa droga não passou por nenhuma dessas fases, infelizmente”, disse o médico.


Pesquisa


O Hospital Sírio-Libanês manteve contato, em fevereiro de 2009, com os responsáveis pelos estudos da fosfoetalonamina, com a intenção de realizar pesquisas contra o câncer e outras doenças. “No entanto, para poder ser utilizado em estudos com seres humanos, o composto deveria ainda passar por testes pré-clínicos que iam (e ainda vão) muito além das áreas de atuação do hospital. Por essa razão, a instituição decidiu por não prosseguir com as conversas”, informou, em nota, o hospital.

A Agência Brasil tentou contato com o professor e químico Gilberto Orivaldo Chierice, responsável pelos estudos da fosfoetanolamina sintética na USP, mas ele não foi encontrado.  O doutor em química Salvador Claro Neto, que já trabalhou na equipe do professor Chierice durante as pesquisas e ainda atua no Instituto de Química de São Carlos, também não retornou o contato da reportagem.

A reportagem também procurou ouvir o médico Renato Meneguelo, que pesquisou a substância no combate ao câncer e foi orientado por Chierice, mas não obteve retorno. Por meio de sua página no Facebook, Meneguelo divulgou um vídeo afirmando que dois hospitais se recusaram a participar da pesquisa e a realizar os testes clínicos. As intituições alegaram, segundo ele, falta de condições para bancar os testes. Ele disse ter sido uma sorte conhecer o professor Chierice e poder realizar a pesquisa. Acrescentou que sua ideia era tratar pacientes fora de condição terapêutica, ou seja, aqueles sem chance de cura por meio dos tratamentos tradicionais.


Dilma sanciona lei que regulariza mais de 6 mil lotéricas

Paulo Victor Chagas e Luana Lourenço - Repórteres da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

Em uma cerimônia que lotou o Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (22) a lei que permite que mais de 6 mil casas lotéricas continuem operando no Brasil.

A lei sancionada nesta quinta-feira prorroga por mais 20 anos as outorgas de permissão lotérica celebradas antes de 15 de outubro de 2013, data em que entrou em vigor a Lei dos Lotéricos, estabelecendo um novo regime jurídico ao serviço.

Depois que a Lei dos Lotéricos entrou em vigor, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Caixa Econômica Federal realizasse licitação para as 6.310 agências lotéricas que funcionam no país sem licitação. O edital deveria ser publicado hoje, mas foi cancelado e os atuais permissionários continuarão a operar as lotéricas sob a nova lei.

“[A lei] permitirá à Caixa manter relação com os atuais prestadores de serviços, dando continuidade a uma parceria muito importante para o Brasil”, afirmou a presidenta em discurso após a sanção.

Dilma também destacou a capilaridade da rede de lotéricas e o papel das agências no acesso dos cidadãos a serviços públicos. “Milhões de famílias sacam nas lotéricas os benefícios do Bolsa Família. Aposentados recebem o benefício do INSS e os trabalhadores, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia", acrecentou a presidenta.

Os lotéricos comemoraram a rápida aprovação da matéria pelo Congresso e a sanção presidencial. O Palácio do Planalto, no entanto, ainda não informou se a nova lei será publicada no Diário Oficial da União sem vetos.

Para o vice-presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Jodismar Amaro, a sanção da lei é uma questão de justiça.

"Estamos resgatando a dignidade, devolvendo o trabalho e o orgulho de você sustentar sua família. É isso que estávamos perdendo. Estamos presentes em todos os municípios do Brasil, atendendo os desbancarizados, mais carentes e necessitados. Não tem cabimento pessoas que há 40 anos vivem disso e agora, com 60, 70 anos de idade, irem para a rua."

De acordo com a federação, cerca de 1,2 mil pessoas participaram do evento no Palácio do Planalto.


Ministro do STF nega segredo de Justiça em inquérito sobre Cunha

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (22) pedido feito pelos advogados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o inquérito contra ele tramitasse em segredo de Justiça em função da "indevida exposição" de investigados e de documentos. Na decisão, Zavascki explicou que a publicidade dos atos processuais é um pressuposto constitucional e que a situação de Cunha não se enquadra nas exceções previstas por lei, entre elas, a defesa da intimidade ou o interesse social.

“A hipótese dos autos não se enquadra em qualquer das situações em que se imponha reserva à cláusula de publicidade. A documentação que acompanha o pedido de abertura de inquérito não decorreu de medida cautelar processada no Brasil, tendo sido colhida e encaminhada pelas autoridades da Confederação Suíça sem regime de sigilo”, destacou o ministro.

Na semana passada, Zavascki abriu inquérito para investigar contas atribuídas a Cunha na Suíça. O pedido de abertura do inquérito, feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), foi baseado em informações prestadas pelo Ministério Público suíço, que identificou quatro contas atribuídas ao presidente da Câmara naquele país. Para a PGR, além de Cunha, a mulher dele, Claudia Cruz, era uma das beneficiárias.

O Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil documentos que mostram a origem do dinheiro encontrado nas contas atribuídas a Cunha.  De acordo com os investigadores da Operação Lava Jato, o dinheiro pode ser fruto do recebimento de propina em contrato da Petrobras.

Na Câmara, Cunha disse nesta quinta-feira que não tinha conhecimento da petição protocalada por seus advogados no STF e afirmou que essa é uma tarefa de sua defesa que, segundo ele, não o consulta a cada passo. “Eu não fiz pedido. Quem faz são meus advogados. Eu nem tomo conhecimento das petições. Não ache que meus advogados pedem autorização antes de fazer uma petição”, afirmou Cunha, ao acrescentar que a defesa tem procuração para adotar todas as medidas judiciais necessárias para sua defesa. O peemedebista reiterou ainda sua posição diante das denúncias reveladas nas últimas semanas.

Sobre o resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, que aprovou na madrugada de hoje o relatório final sem indiciar qualquer político envolvido nas denúncias apuradas pela Lava Jato, Cunha disse que o colegiado teve características “diferentes” por não ser protagonista das investigações.

Perguntado sobre requerimento, apresentado pelo PSDB, para que fosse instaurado um inquérito contra ele, Cunha mostrou indiferença em relação à medida e afirmou que “não tem qualquer efeito” político.

“Não significa nada. Para mim, não tinha nenhum efeito. Podia ter aprovado com a maior tranquilidade. Se eu estivesse lá eu teria votado [de forma] favorável. Já tem um inquérito instaurado.”

Parlamentares discutem políticas públicas de apoio à família

Dois deputados discutem os grandes temas que movimentam os corredores, as comissões e o plenário da Câmara dos Deputados. Esse é o "Brasil em Debate", programa exibido pela TV Câmara.

Você ouve aqui na Rádio Cabriola - Quarta-feira, 09h (reprise: 15h e 18h) - Ou no Horário brasileiro de verão:10h (reprise:16h e 19h).

Evandro Gussi (PV-SP) e Mandetta (DEM-MS) são os convidados desta edição

Reprodução/TV Câmara

A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira, o primeiro Seminário Nacional de Valorização da Família. O Estatuto da Família, ainda em tramitação na Casa, traz, além da definição de como é formada uma família, uma série de políticas sociais que devem ser desenvolvidas pelo Estado para proteção e promoção do núcleo familiar. E é sobre essas e outras políticas o foco do encontro. Entre os palestrantes, juristas e autoridades nacionais e internacionais.

Para falar sobre políticas públicas de apoio à família o Brasil em Debate conversa com os deputados Evandro Gussi (PV-SP) em Mandetta (DEM-MS).

Apresentação - Vania Alves

Star Wars - O Despertar da Força': assista ao novo trailer do filme



Star Wars - O Despertar da Força (2015), sétimo filme da franquia criada na década de 1970 por George Lucas, acaba de ter mais um novo trailer divulgado.

Entregue ao público poucos dias após o lançamento do pôster oficial da obra, o vídeo garante maior destaque à personagem Ray, interpretada pela atriz Daisy Ridley.

São pouco mais de dois minutos em que Ridley, John Boyega, Harrison Ford e Adam Driver - caracterizado como o vilão Kylo Ren - passeiam por diferentes mundos, batalhas e naves do universo Star Wars.

Com previsão de estreia para o dia 17 de dezembro no Brasil, Star Wars - O Despertar da Força conta com direção de J. J. Abrams, além de nomes como Lupita Nyong’o, Mark Hamill e Carrie Fisher.


Fonte: Brasil Post

Tribunal determina que Lei Maria da Penha seja aplicada também em casos de mulheres transexuais

De Bruno Bocchini


A 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou hoje (19) que medidas previstas na Lei Maria da Penha sejam aplicadas em favor de uma transexual ameaçada pelo ex-companheiro. Segundo a decisão, o homem não poderá se aproximar nem entrar em contato com a vítima, seus familiares e testemunhas do processo.

De acordo com o TJ, a vítima informou que manteve relacionamento amoroso por cerca de um ano com o homem. Após o fim da relação, ele passou a ofendê-la e ameaçá-la. A transexual então registrou boletim de ocorrência e pediu medidas de proteção à Justiça.

O pedido foi negado pelo juiz de primeiro grau, sob justificativa de que a vítima pertencia biologicamente ao sexo masculino, fora do campo de ação da Lei Maria da Penha.

Na segunda instância, em julgamento de mandado de segurança, a desembargadora Ely Amioka, relatora do caso, considerou que a lei deve ser interpretada de forma ampla, sem ferir o princípio da dignidade da pessoa humana.

“A expressão 'mulher', contida na lei em apreço, refere-se tanto ao sexo feminino quanto ao gênero feminino. O primeiro diz respeito às características biológicas do ser humano, dentre as quais a impetrante não se enquadra, enquanto o segundo se refere à construção social de cada indivíduo, e aqui a impetrante pode ser considerada mulher”, afirmou a desembargadora.

“É, portanto, na condição de mulher, ex-namorada, que a impetrante vem sendo ameaçada pelo homem inconformado com o término da relação. Sofreu violência doméstica e familiar, cometida pelo então namorado, de modo que a aplicação das normas da Lei Maria da Penha se fazem necessárias no caso em tela, porquanto comprovada sua condição de vulnerabilidade no relacionamento amoroso”, acrescentou.

Além da relatora, o julgamento teve participação dos desembargadores Sérgio Coelho e Roberto Solimene. A decisão foi por maioria de votos.


Fonte: Brasil Post

Restaurante em Israel oferece 50% de desconto para judeus e árabes que dividirem mesa

Do Brasil Post



Em meio a uma escalada nas tensões entre Israel e a Palestina, o dono de um restaurante israel resolveu oferecer 50% de desconto para mesas que sejam compartilhadas por árabes e judeus.

"Com medo de árabes? Com medo de judeus?", afirma o post publicado no Facebook do estabelecimento. "Mas nós não temos árabes! Também não temos judeus... Temos seres humanos".

"E um excelente hummus árabe! E um ótimo falafel judeu!", prossegue o anúncio.

O gerente do restaurante contou ao Times of Israel que desde que a iniciativa foi lançada, há uma semana, a promoção se tornou um sucesso - entre gente de todas as religiões.

"Se há algo que pode unir esses povos, é hummus", contou Kobi Tzafrir ao Times, que contou que a promoção foi criada em resposta à "crescente intolerância entre extremistas árabes e extremistas israelenses" e também pelo desejo de mostrar que há muitos árabes e judeus que não estão participando da onda de violência vista na imprensa.


Fonte: Brasil Post

Larvas que comem isopor podem ser solução para problema do lixo

 De Jacqueline Howard



Com certeza, o isopor parece ser genial quando serve para aquecer seu café naquele copo barato. E você não pode deixar de apreciar aquelas bolinhas das embalagens que mantêm seus objetos frágeis protegidos quando são transportados.

Mas esse material leve e durável, também chamado de espuma de poliestireno ou poliestireno expandido, tem um custo ambiental elevado.

A espuma de poliestireno não se desintegra fácil em aterros.

Os norte-americanos jogam fora pelo menos 2,5 bilhões de copos de isopor por ano, por isso muito lixo ainda vai circular por milênios, contaminando sistemas de água e prejudicando animais.

Agora, a boa notícia: cientistas da Universidade Beihang, em Pequim, e da Universidade Stanford, na Califórnia, descobriram pistas escondidas nas vísceras das larvas do besouro tenébrio, também conhecidas como bicho-da-farinha, para reduzir o problema da espuma de plástico.

“Existe a possibilidade de que uma pesquisa realmente importante esteja surgindo de lugares bizarros”, disse em um comunicado Craig Criddle, professor de engenharia civil e ambiental que supervisionou os pesquisadores em Stanford.

“Às vezes, a ciência nos surpreende. É um choque.”

Os pesquisadores descobriram que poderosas bactérias vivem nas vísceras do bicho-da-farinha e permitem que se alimentem de espuma de poliestireno — conhecida comercialmente como isopor —, desintegrando o plástico em lixo orgânico.

Estudos adicionais sobre essas bactérias poderiam ajudar os cientistas a desenvolver enzimas sintéticas capazes de desintegrar espuma de poliestireno.

A pesquisa foi publicada em 21 de setembro na revista Environmental Science and Technology.

“A descoberta da desintegração do plástico pelo bicho-da-farinha é revolucionária, porque o isopor tem sido considerado não biodegradável”, disse o pesquisador Wei-Min Wu por e-mail.

“Entender o mecanismo da desintegração do plástico pelo bicho-da-farinha nos levará a novas abordagens para resolver o problema da poluição por plástico”, disse Wu, engenheiro e pesqui sador sênior de Stanford que participou do estudo.

Na pesquisa, cem larvas foram alimentadas com 34 a 39 miligramas de isopor durante um mês todos os dias desde o nascimento.

Em 24 horas depois de comer, os bichinhos rastejantes converteram cerca da metade da espuma de plástico em dióxido de carbono e excretaram o restante como resíduo que, aparentemente, poderia ser utilizado sem riscos como adubo em colheitas.

Não se preocupe com os carunchos. Segundo Wu, as criaturas comedoras de plástico permaneceram saudáveis como qualquer outro grupo de larvas controlado que tivesse recebido uma dieta normal.

A existência dessas bactérias já era conhecida — graças à estudante de ensino médio de Taiwan Tseng I-ching, que as descobriu em 2009 —, mas o que elas poderiam fazer dentro das larvas ainda não era sabido, segundo uma reportagem do jornal on-line The Christian Science Monitor.

Os cientistas ficaram muito animados com a nova pesquisa. Como disse Wu à CNN: “Essa é uma das maiores descobertas em ciência ambiental nos últimos dez anos”.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.


Fonte: Brasil Post

5 motivos para assistir 'Beasts of No Nation' o mais rápido possível

De Lucas Baranyi



Na última sexta-feira (16) a Netflix lançou oficialmente o seu primeiro filme original, Beasts of No Nation, que mostra a jornada de uma criança envolvida no meio de uma guerra civil em um país do oeste da África. Baseado no livro homônimo escrito pelo nigeriano Uzodinma Iweala e filmado em Gana, a produção já é um sucesso de crítica, com ótimas notas nos sites especializados IMDB (8) e Rotten Tomatoes (4.4/5).

Um dos filmes mais esperados do ano já está sendo cotado para o Oscar 2016 – em uma possível estreia da Netflix na premiação mais famosa do cinema.

Se ainda assim você está indeciso sobre a qualidade do filme, fique tranquilo: te damos cinco motivos para separar duas horas do seu dia e assistir a Beasts of No Nation assim que puder.

1. É a visão de uma criança sobre a guerra – e a estreia de um talento promissor


Acompanhamos todo o filme pelos olhos de Agu (Abraham Attah), filho caçula de uma família tradicional da África que passa a sofrer os horrores e mazelas de uma guerra civil. Só isso já traria curiosidade para assistir ao filme, mas a atuação de Attah visceral e, graças a isso, tudo parece ganhar uma dimensão ainda maior. O garoto foi descoberto enquanto jogava futebol em Gana, seu país natal, e apesar de já ter declarado que “não irá abandonar os estudos mas pretende continuar com a carreira de ator”, está ganhando muita moral no universo das artes: em setembro deste ano, venceu o prêmio de Melhor Jovem Ator por Beasts.

2. A pessoa por trás das câmeras é Cary Fukunaga

Você pode não saber de quem estamos falando – e talvez não o reconheça pela foto -, mas Cary Fukunaga foi responsável por um dos melhores programas de TV dos últimos anos: a primeira temporada de True Detective (HBO, 2014). Ainda que o roteiro de Nic Pizzolatto fosse bom e as atuações de Matthew McConaughey e Woody Harrelson tenham chamado atenção da crítica, foi o olhar intenso e sagaz de Fukunaga que fez a série brilhar.

Em Beasts of No Nation, o diretor americano assina não apenas a direção como também a adaptação do livro para as telas, e mostra que a Netflix acertou em cheio na hora de convidá-lo para assumir essa bronca.

3. É (mais uma vez) a consagração de Idris Elba

Falar de Idris Elba é chover no molhado: o ator inglês que ganhou destaque na série americana The Wire e provou sua versatilidade indo de papéis em fantasias como Thor e Prometheus até personagens complexos e icônicos (Luther, série da BBC, e Mandela: Long Walk to Freedom, filme baseado na autobiografia de Nelson Mandela) mostra, mais uma vez, que é um dos atores mais subestimados de sua geração.

Em Beasts, Idris interpreta o ‘Comandante’, figura sem nome que serve como líder do grupo rebelde que incorpora e treina Agu. A figura do personagem se mostra quase divina perante seus comandados, e muito disso se dá pela imponência de Elba – mais com olhares, expressões e tom de voz do que em demonstrações de poderio físico. O próprio protagonista do longa, Abraham Attah, assumiu que ficou com mais medo de Idris do que das cenas de violência que filmou – e não foram poucas.

Sua atuação nesse filme prova, mais uma vez, que seu talento é subestimado por uma indústria racista – basta reparar na declaração de Anthony Horowitz, autor do último livro de James Bond que, quando perguntado sobre as especulações de Idris para viver o espião nos cinemas, disse que ele era “muito ‘das ruas’ para o papel”. Quem perde, nesse caso, é o próprio 007.

4. É um marco na história da Netflix


Até o lançamento de Beasts of No Nation, a Netflix só havia criado conteúdos originais com documentários e séries. Agora, a (já) gigante do entretenimento entra no mercado de filmes próprios – e faz sua estreia esbanjando moral. Sem nenhum medo de exibir cenas de sexo e violência que seriam censuradas em qualquer canal tradicional, a produtora mostra que está disposta a desafiar a HBO no quesito ‘selo de qualidade’ – e na total liberdade para suas mentes criativas. O longa é apenas o primeiro de uma extensa lista – que passa por uma comédia de Judd Appatow até um possível blockbuster estrelado por Brad Pitt. Uma coisa é certa: a briga da Netflix com os estúdios de Hollywood está esquentando cada vez mais.

5. Você não irá assistir a apenas “um filme de guerra”

Na superfície, Beasts of No Nation é, sim, um drama de guerra, mas basta meia-hora sentado à frente da TV (ou do monitor) para perceber que o que virá pela frente é muito mais do que isso. Todos os personagens se mostram mais que suas cascas e estereótipos (especialmente o Comandante e Agu) e, mesmo em sequências violentas, é possível entender que a vida de alguém em meio a uma situação de guerra vai além das fronteiras do conflito.

De amizades perdidas a laços familiares (de sangue e ficcionais), passando pela perda da inocência de pessoas mergulhadas até o último fio de cabelo numa realidade cruel e devastadora, Beasts of No Nation consegue trazer à tona uma série de temas e nuances surpreendentes – e o faz de maneira sutil, em se desviar do foco da história ou abusar dos clichês, que estão ali mas não incomodam.


Fonte: Brasil Post

Romênia vai julgar ex-presidente Iliescu por crimes contra a humanidade

Da Agência Lusa

Um tribunal da Romênia decidiu hoje (21) julgar o ex-presidente Ion Iliescu por supostos crimes contra a humanidade cometidos na repressão violenta de manifestações nos anos 90, meses depois do fim do regime comunista.

“O senhor Iliescu foi informado de que foram iniciados procedimentos legais contra ele”, disse um porta-voz do Ministério Público romeno.

O ex-presidente, que esteve hoje por cerca de uma hora no tribunal, recusou-se a falar com jornalistas que o aguardavam à saída.

Iliescu é acusado de reprimir violentamente um movimento de oposição, durante protesto que bloqueou o centro de Bucareste durante várias semanas em meados da década de 90, seis meses depois da queda do regime comunista liderado por Nicolai Ceausescu.

“A repressão violenta da manifestação, feita na Praça da Universidade, deixou quatro mortos e cerca de 1.000 feridos, três deles a tiro”, informou o Ministério Público em comunicado.

A instituição abriu inquérito sobre o caso em março, seis meses depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter criticado a Justiça romena por não investigar devidamente o incidente.

Ion Iliescu, de 85 anos, foi acusado em 2005 de homicídio e tentativa de homicídio na repressão do protesto, mas o processo foi arquivado em 2008.

O ex-presidente, que dirigiu o país de 1990 a 1996 e de 2000 a 2004, afirmou em 2005 que uma condenação seria “vergonha nacional”.


Crise de refugiados domina debate eleitoral na Polônia

Da Agência Lusa


A divisão da Polônia sobre como lidar com a crise de refugiados na União Europeia esteve no centro de um debate ontem (20) entre os candidatos às eleições de domingo (25).

Candidatos de oito partidos falaram sobre a forma como a Polônia devia gerir o fluxo de refugiados que chegam à União Europeia, fugidos da guerra e instabilidade no Oriente Médio e Norte de África.

A primeira-ministra polaca Ewa Kopacz, do partido Plataforma Cívica, reiterou seu compromisso com a solidariedade europeia, mas sublinhou a importância de se reforçar as fronteiras do bloco.

“Acima de tudo vamos mostrar solidariedade com estas pessoas que estão fugindo do perigo ou da morte”, disse, acrescentando que a distinção entre refugiados e migrantes econômicos deve ser uma prioridade.

O Governo de Kopacz opôs-se a quotas obrigatórias mas aceitou acolher cerca de 5 mil das 120 mil pessoas a serem distribuídas entre os 28 Estados-Membros da União Europeia.

Já Beata Szydlo, do partido da oposição Lei e Justiça (PiS), defendeu que a Polônia “devia focar na ajuda humanitária e apoio financeiro aos países onde estas pessoas estão agora em risco”, destacando que o problema dos refugiados devia ser resolvido na fonte.

Duas pesquisas publicadas na semana passada deram ao PiS 32% e 36% das intenções de voto, à frente dos 22% da Plataforma Cívica, que tem visto a sua popularidade cair ao fim de oito anos no poder.

Pawel Kukiz, um roqueiro aposentado, líder do Movimento Kukiz'15, que conseguiu 20% dos votos nas eleições presidenciais de maio, disse que “estes são migrantes econômicos” e não refugiados.

Janusz Korwin-Mikke, do grupo Korwin, acusou Angela Merkel de “pedir que criemos campos de concentração para estes refugiados e os guardemos para que não fujam para a Alemanha”.

Adrian Zandberg, do pequeno partido de esquerda Together, instou a classe política a não ceder ao argumento do medo e pediu “decência” com os migrantes.

“Se estas pessoas que estão fugindo da guerra, da morte e da fome estão batendo à nossa porta, é nosso dever, como seres humanos, cuidar deles”, disse.

Anistia Internacional pede medidas para evitar nova crise migratória na Ásia

Da Agência Lusa

A Anistia Internacional pediu hoje (21) aos governos do Sudeste Asiático que tomem medidas medidas urgentes para evitar nova crise migratória na região, semelhante à que ocorreu em maio deste ano.

As Nações Unidas estimam que, no primeiro semestre de 2015, cerca de 31 mil pessoas tenham feito a perigosa travessia da Birmânia e de Bangladesh com destino à Malásia.

Muitos passageiros, a maioria muçulmanos birmaneses de etnia rohingya e migrantes de Bangladesh, caíram nas mãos de traficantes, que os mantiveram cativos em barcos durante meses.

Em relatório publicado hoje, a Anistia Internacional mostra as constantes agressões, violações e homicídios relatados em entrevistas por 180 sobreviventes.

“A verdade é que aqueles com quem temos falado são ‘sortudos’ por terem chegado à costa. Muitos morreram no mar ou foram traficados para campos de trabalho forçado”, diz Anna Shea, pesquisadora da organização.

Com o fim do período das monções (variação climática que ocorre no Sul e Sudeste da Ásia), a organização alerta que milhares de pessoas podem voltar a arriscar-se no mar e que existe o risco de repetição dos acontecimentos de maio, quando os traficantes deixaram à deriva centenas de pessoas, depois de a Tailândia e a Malásia terem iniciado campanha para combater as redes de tráfico humano que atuam na região.

“Os governos devem fazer mais para prevenir a repetição dessa tragédia humana”, afirma a pesquisadora, recomendando maior cooperação entre os executivos regionais.


Secretário-geral da ONU discute Oriente Médio com Conselho de Segurança

Da Agência Lusa

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moonMarcello Casal Jr./ABr
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, vai dar informações hoje (21) ao Conselho de Segurança da instituição sobre sua viagem ao Oriente Médio, para tentar acabar com semanas de violência, disseram diplomatas.

Ban Ki-moon pediu para falar urgentemente com os membros do Conselho de Segurança por videoconferência, da cidade palestiniana de Ramallah, na Cisjordânia. A reunião de emergência será a portas fechadas.

O secretário niciou nessa terça-feira (20) visita-surpresa a Israel e aos territórios palestinos, após quase três semanas de confrontos violentos. Ele se reuniu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e deve se encontrar hoje com o líder palestino, Mahmud Abbas.

Mais de 40 palestinos, incluindo supostos agressores, foram mortos na onda de violência que começou no início de outubro. Oito israelenses morreram em ataques.

Ban Ki-moon pediu novas negociações, depois de o processo de paz ter ficado congelado no ano passado, após o colapso de uma iniciativa norte-americana.

“Devemos, pelo futuro dos nossos filhos, sair desse perigoso abismo, salvaguardar a solução de dois Estados e levar as pessoas de volta para a estrada da paz”, disse o secretário.

A reunião de emergência com o Conselho de Segurança ocorre na véspera de um debate, em nível ministerial, na ONU, sobre o Oriente Médio.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também tem encontro previsto com o chefe do governo israelense esta semana, na Alemanha, e outro, em local não divulgado, com o líder palestino.


Morre no Rio a atriz Yoná Magalhães

A atriz Yoná Magalhães. Foto: Reprodução / Revista Caras
A atriz Yoná Magalhães, de 80 anos, morreu nesta terça-feira na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, zona sul do Rio onde estava internada.

Segundo o hospital, a atriz deu entrada no pronto-atendimento de cardiologia no dia 18 de setembro e passou por uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca.

Depois do procedimento, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva, mas apresentou complicações pós-operatórias que causaram sua morte.

Yoná nasceu no Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1935 e atuou no teatro, TV e cinema. Entre seus principais papéis está Rosa, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Gláuber Rocha.

Na televisão, atuou em novelas da TV Tupi e participou de mais de 30 da Rede Globo como Roque Santeiro, Tieta e Saramandaia, além de minisséries como Engraçadinha Seus Amores e Seus Pecados, adaptada da obra de Nélson Rodrigues.

Entre suas últimas aparições na TV estão a minissérie Tapas e Beijos e a novela Sangue Bom, em 2013.

Diversos artistas e amigos se manifestaram nas redes sociais lamentando a morte da atriz. Pelo twitte4r, o escritor Aguinaldo Silva disse que o Brasil está de luto.

Já a autora Glória Perez postou , também no twitter, fotos da atriz em diversos momentos da vida artística com o comentário: a telinha ficará mais triste sem ela.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão divulgou nota de pesar. Segundo o comunicado, Yoná viveu personagens com várias caras do Brasil, divertindo e emocionando. A nota prossegue dizendo que ela foi uma atriz que sempre nos brindou com talento e espontaneidade e que deixará saudades.

EBC

Conselho Agropecuário do Sul define prioridades no México com presença do Brasil

Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil Edição: Jorge Wamburg

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) – formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela – definiu os três eixos que vão estruturar o trabalho do grupo: sanidade agropecuária, sustentabilidade e políticas agrícolas.

A reunião ocorreu em Playa del Carmen, no México, nesta terça-feira (20). A declaração conjunta foi assinada pela ministra brasileira da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e representantes de cinco países presentes. Do CAS, só a Venezuela não participou, de acordo com informe divulgado pela assessoria da ministra em Brasília.

O conselho entendeu que é necessário alinhar as prioridades do Comitê de Sanidade Vegetal e do Comitê Veterinário Permanente – órgãos especializados do Cone Sul – às políticas dos ministérios de Agricultura. O grupo também concordou que é estratégico manter ações coordenadas de erradicação da febre aftosa.

Kátia Abreu disse que para as Américas se tornarem livres de febre aftosa, falta controle apenas na Venezuela e nos estados do Amapá, de Roraima e do Amazonas. O Brasil está fazendo uma “força-tarefa” para que os três estados erradiquem a doença até maio do ano que vem, data da próxima reunião da Organização Mundial de Saúde Animal, disse a ministra brasileira.

Segundo Kátia Abreu, o Ministério da Agricultura está com foco especial na erradicação da aftosa, e “os governadores estão empenhados”. Ela afirmou ainda que, a pedido da Venezuela, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apoia o país vizinho na elaboração de políticas de erradicação da aftosa.

A ministra participou da 30ª reunião do CAS como parte da missão à 18ª Reunião Ordinária da Junta Interamericana de Agricultura, formada pelos ministros de Agricultura dos 34 países-membros do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que promove o encontro.

O CAS concordou ainda em vincular a articulação do grupo a temas de interesse da agricultura familiar, de modo a inserir pequenos agricultores, de forma competitiva, no mercado, por meio de assistência técnica e extensão rural.

Kátia Abreu disse que é importante garantir renda ao pequeno agricultor e destacou o programa Oportunidade: Mobilidade Social no Campo, ainda em elaboração. O objetivo do projeto é dobrar a classe média rural brasileira por meio de qualificação, extensão rural e estímulo ao associativismo. A intenção da ministra é lançar o programa ainda este ano.

Os ministros do CAS firmaram compromisso em prol da adaptação às mudanças climáticas, sobretudo por causa da proximidade da 21ª Conferência das Nações Unidas, em dezembro, em Paris.





Jornal da Cabriola

19.10.2015 - 19h

Confira as principais notícias do Jornal da Cabriola desta segunda-feira:



- História Hoje: Saiba mais sobre a derrota de Napoleão na Batalha das Nações;
- Trocando em Miúdo: Saiba o que fazer com cobrança indevida na conta ;
- E, na sequência: Viva Maria: Jornalista adota dieta especial contra o câncer;


Essas e outras notícias no Jornal da Cabriola - Segunda à sexta, 10h, 16h e 19h. - Apresentação Heraldo Souza.

Para ouvir ao vivo no site: www.radiocabriola.com
Para ouvir no celular, baixe nosso aplicativo: Rádio Cabriola
Ou ouça a qualquer momento no Podcasts da Cabriola: www.radiocabriola.com


Programação Teatral Cabriola

Para esse domingo, 18.10.2015

- 15h e 19h - Contação de Histórias com a Cabriola
Mostra Literária do Salvador Norte Shopping


- 17h - Cordel das Fábulas Fabulosas
Cine Teatro Lauro de Freitas - Projeto Outubro das Crianças

Especial Mês das Crianças!

Olá, Crianças de todas as idades!

Devido ao grande sucesso da última edição, com grande número de ouvintes, estamos repetindo a dose nesse domingo, atendendo a pedidos!

(foto da peça "Quem Conta, Faz de Conta" da Cabriola Cia de Teatro")

A programação da Rádio Cabriola hoje é dedicada a todos!
Tem músicas, brincadeiras, dicas, notícias e contação de histórias!

Ouça no site: www.radiocabriola.com
Ou baixe nosso aplicativo no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxcast.radiocabriola&hl=pt_BR

Manifestantes apoiam Operação Lava Jato em várias capitais

A entrada da sede da Polícia Federal em Brasília passou a manhã deste sábado (17) enfeitada com balões, fitas e faixas em verde e amarelo. Foi dessa forma que aproximadamente 20 integrantes do Movimento Vem pra Rua resolveram manifestar apoio à Operação Lava Jato, que investiga denúncias de desvio de dinheiro na Petrobras.

A iniciativa ocorreu simultaneamente em outras cidades pelo país, como Belo Horizonte, Goiânia, Recife e São Luís. Em São Paulo, participaram cerca de 30 pessoas.

Priscilla Rangel

Conheça as modalidades dos Jogos Indígenas

As modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são divididas em três categorias: jogos de integração, de demonstração e ocidental.

Jogos de integração são os esportes tradicionais, praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros. Faz parte dessa categoria o arremesso de lança, em que cada atleta tem o direito de realizar três arremessos ao longo da prova. A contagem de pontos e a classificação são feitas de acordo com a distância alcançada.

Liliane Farias, Bruno Mendes

Justiça proíbe extração ilegal de ouro no Mato Grosso

A Justiça Federal determinou o fim da atividade de extração ilegal de ouro na Serra da Borda e a retirada das pessoas que estão no garimpo na cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal no estado.

Maira Heinen

OMS quer mais testes mais frequentes da água da Baía de Guanabara

A Organização Mundial de Saúde emitiu uma recomendação para que as águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas sejam testadas com maior periodicidade. A medida é para garantir a segurança dos atletas que vão competir nesses locais durante as Olimpíadas do ano que vem.

Agora o comitê organizador local vai se reunir com o Instituto Estadual do Ambiente para definir essa periodicidade. Mas ela deve ser maior do que uma vez por semana. A OMS ignorou as reclamações feitas pela federação internacional de natação e considerou desnecessário que as águas sejam testadas também para a presença de vírus, além da presença de bactérias.

De acordo com o diretor de comunicação do Comitê, Mário Andrada, a organização também pediu que o governo intensifique medidas de despoluição das águas da baía.

O comitê divulgou também uma nova etapa da venda de ingressos para as competições. Na próxima terça-feira (20), às 10 horas, será aberta a venda direta on line dos tickets que restaram após a fase de sorteio. E como muitos desses ingressos foram devolvidos por pessoas contempladas no sorteio, mas que desistiram da compra, haverá oferta também de entradas para sessões disputadas e que já haviam esgotado.

De acordo com o diretor de ingressos do comitê Donovan Ferreti, pelo menos quatro mil entradas já estão disponíveis em mais de 500 sessões e cada pessoa pode comprar seis ingressos para até vinte competições.

O comitê também fez um balanço dos doze eventos-teste já realizados na cidade e destacou a integração com a cidade durante as provas de rua como ponto alto. Os eventos servem para testar as condições das arenas olímpicas e alguns também concedem índices para participação nos jogos. Até o fim do ano, outras sete competições serão realizadas nas cidades.

Tâmara Freire