Morre no Rio a atriz Yoná Magalhães

A atriz Yoná Magalhães. Foto: Reprodução / Revista Caras
A atriz Yoná Magalhães, de 80 anos, morreu nesta terça-feira na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, zona sul do Rio onde estava internada.

Segundo o hospital, a atriz deu entrada no pronto-atendimento de cardiologia no dia 18 de setembro e passou por uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca.

Depois do procedimento, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva, mas apresentou complicações pós-operatórias que causaram sua morte.

Yoná nasceu no Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1935 e atuou no teatro, TV e cinema. Entre seus principais papéis está Rosa, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Gláuber Rocha.

Na televisão, atuou em novelas da TV Tupi e participou de mais de 30 da Rede Globo como Roque Santeiro, Tieta e Saramandaia, além de minisséries como Engraçadinha Seus Amores e Seus Pecados, adaptada da obra de Nélson Rodrigues.

Entre suas últimas aparições na TV estão a minissérie Tapas e Beijos e a novela Sangue Bom, em 2013.

Diversos artistas e amigos se manifestaram nas redes sociais lamentando a morte da atriz. Pelo twitte4r, o escritor Aguinaldo Silva disse que o Brasil está de luto.

Já a autora Glória Perez postou , também no twitter, fotos da atriz em diversos momentos da vida artística com o comentário: a telinha ficará mais triste sem ela.

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão divulgou nota de pesar. Segundo o comunicado, Yoná viveu personagens com várias caras do Brasil, divertindo e emocionando. A nota prossegue dizendo que ela foi uma atriz que sempre nos brindou com talento e espontaneidade e que deixará saudades.

EBC