Cúpula em Paris pretende reforçar processo de paz na Ucrânia

Da Agência Lusa

Os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia reúnem-se hoje (2) em Paris para debater o reforço do processo de paz na Ucrânia. Apesar de o cessar-fogo ser globalmente respeitado desde o início de setembro entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-russos do Leste da Ucrânia, ainda parece longe um acordo para uma solução política duradoura.

Esta semana, representantes de Kiev e dos combatentes separatistas russos assinaram um acordo decisivo sobre a retirada de seu arsenal da “linha de separação” dos territórios controlados pelos rebeldes no leste do restante território ucraniano.

A retirada do arsenal, para além do acesso dos observadores internacionais às zonas rebeldes, será um dos temas em debate na reunião de hoje na capital francesa, que conta com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano, François Hollande, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, respetivamente, e da chanceler alemã, Angela Merkel.

“A retirada das armas é um importante passo para garantir a segurança do cessar-fogo no Leste da Ucrânia”, considerou esta semana, em comunicado, o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier.

“No entanto, não é suficiente”, acrescentou. “Muitos outros pontos do acordo [de Minsk 2, assinado em fevereiro] ainda não foram aplicados. Espero que Kiev e Moscou estejam preparadas para trabalhar nessa direção”, frisou o chefe da diplomacia alemã.

No âmbito do acordo Minsk 2, o Leste da Ucrânia deverá organizar eleições locais no final de 2015 e devolver ao governo de Kiev o controle da fronteira com a Rússia.

O conflito armado entre os rebeldes separatistas pró-russos e as forças de Kiev já causou perto de 8 mil mortos desde seu início, em abril de 2014.