Semana da Diversidade será encerrada com 14ª Parada Gay da Bahia


Resultado de uma estratégia de ampliação do fluxo turístico na Bahia, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), vinculada à Secretaria de Turismo do Estado (Setur), patrocina a IV Semana da Diversidade, que será encerrada no próximo domingo (13), com a 14ª Parada Gay da Bahia, organizada pelo Grupo Gay da Bahia. Dez trios elétricos vão animar a manifestação, que sai do Campo Grande, após abertura com coletiva de imprensa prevista para as 11h, no foyer do Teatro Castro Alves (TCA).

A Semana da Diversidade é uma estratégia de estruturação criada pelo do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, para o segmento LGBT, em parceria com o GGB, partindo de um produto forte - a Parada Gay acontece há 13 anos em Salvador, é o terceiro maior evento do gênero no País e movimenta um público, estimado pela Polícia Militar, em 2014, de aproximadamente 700 mil pessoas.

Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o evento possibilita a injeção de recursos e geração de renda, aquecendo a economia turística da cidade e atraindo o segmento que, segundo o Ministério do Turismo, gasta em média 30% mais que os outros turistas”. O turismo desse segmento, completa Diogo, cresce a um ritmo de 20% ao ano, conforme revela o MTur.

Em 2015, a Bahiatursa apoiou o GGB na 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, com a participação da cantora Aline Rosa em um trio elétrico divulgando a Bahia e a Semana da Diversidade, na Avenida Paulista. Um estande foi montado na 15ª Feira Cultural LGBT, apresentando os principais atrativos do estado.

A estruturação de novos segmentos turísticos faz parte de uma estratégia de ampliação do fluxo de visitantes no estado. Nesse sentido, a Bahiatursa promoveu, de 11 a 13 de agosto deste ano, uma oficina de roteirização turística para formatação de roteiros direcionados ao perfil do público LGBT.

O lançamento dos roteiros Ritmos da Diversidade e Bahia, Diversidade e Cores, aconteceu no último dia 8, na Semana da Diversidade, sendo apresentados para os principais veículos de comunicação como atrativos entre as características que distinguem a Bahia como destino gay-friendly.

Secom Bahia