Reunião de Dilma com ministros é encerrada; Levy fala à tarde

Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

A reunião convocada pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para discutir o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) terminou por volta de 11h30. Não houve declarações após o encontro, mas o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, dará uma entrevista coletiva no começo da tarde para comentar as medidas que o governo estuda tomar após a avaliação.

A reunião foi convocada no começo da manhã e durou cerca de duas horas. Além de Levy, participaram o vice-presidente Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; do Planejamento, Nelson Barbosa; da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; de Minas e Energia, Eduardo Braga; das Cidades, Gilberto Kassab; da Justiça, José Eduardo Cardozo; das Comunicações, Ricardo Berzoini; além dos líderes do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS); na Câmara, José Guimarães (PT-CE); e no Congresso, José Pimentel (PT-CE).

A agência reduziu a nota de crédito do Brasil de BBB- (que representa grau de investimento médio) para BB+ (categoria de especulação). Ontem (9), após o anúncio do rebaixamento, Levy afirmou, em nota, que “o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a consolidação fiscal”.