Sextas Instrumentais leva música erudita aos espaços culturais da Secult em agosto


O projeto Sextas Instrumentais, uma parceria entre Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) continua, no mês de agosto, recebendo nos espaços culturais de Salvador e região metropolitana as cameratas, pequenos grupos que executam música erudita. As apresentações são gratuitas.

Nesta sexta-feira (7), às 15h, a camerata Quadro Solar, formada pelos músicos Andréa Bandeira (flauta), Maria Cândida Lobão (violoncelo) e Mário Gonçalves (violino), irá tocar os quartetos para flauta e cordas do compositor alemão A .W. Mozart e explorar o repertório lírico no Espaço Cultural Alagados. No próximo dia 21, será na Casa da Música, no bairro de Itapuã.

Outro espaço contemplado pelo projeto é o Cine Teatro Lauro de Freitas, que recebe a camerata Quarteto Novo, no dia 21, às 15h. O grupo conta com uma formação diferenciada para o formato de música de câmara, pois possui dois instrumentos da família das madeiras e dois da família das cordas.

Os espetáculos circulam nos espaços culturais da Secult até dezembro, sempre às 15h. Os concertos têm caráter artístico-pedagógico e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Osba - Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é elaborado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes - Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

Secom Bahia