Rio recebe encontro Brasil-Holanda para troca de ideias sobre museus

Da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) promove hoje (12) o Encontro Brasil-Holanda sobre Gestão de Museus. A partir de exemplos brasileiros e holandeses, durante o evento serão debatidos modelos e práticas de gestão para museus, além de outros equipamentos culturais de interesse público.

O encontro é fruto da parceria entre a FGV e a Dutch Culture, centro de cooperação internacional com sede na Holanda, que organiza uma série de ações voltadas à troca de conhecimento entre os dois países.

O diretor de projetos da FGV, Cesar Cunha Campos, destacou a importância do discernimento sobre o que é cultura. "Antes de tudo, temos de saber o que é, de fato, cultura e dar o devido valor. Há alguns meses, membros da fundação ficaram bastante impressionados ao visitar a Holanda e os projetos da Dutch Culture. Temos muito o que aprender com eles", disse o diretor.

A ministra da Educação, Cultura e Ciência da Holanda, Jet Bussemaker, valorizou a parceria holandesa com a FGV. Segundo ela, trata-se de “uma colaboração especial para um país rico em cultura". A ministra informou estar feliz com o interesse do publico pelo tema. "O auditório estava lotado, o que mostra que há muito para se discutir sobre o assunto."

Para o diretor da Dutch Culture, Cees de Graaff, todos ganham com o intercâmbio de ideias. " A parceria com o Brasil ocorreu por conta da energia do país e, principalmente, pelo interesse dos artistas holandeses na cultura, nos artistas e produtores de conteúdo brasileiros. Tenho certeza de que sairemos daqui com novas experiências, assim como vocês", afirmou de Graaff.

Na programação do evento estão incluídas palestras, seminários, estudos de caso e uma mesa-redonda para debate sobre espaços públicos, administração privada e governança.