Grafite pelo fim da violência lembra nove anos da Lei Maria da Penha

Da Agência Brasil Edição: Maria Claudia

Fabio  Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O grafite pelo fim da violência contra a mulher produzido pela artista plástica carioca Panmela Castro foi entregue hoje (11) na Câmara dos Deputados para comemorar os nove anos da Lei Maria da Penha. Os dois painéis juntos têm 7 metros de comprimento e serão expostos no Salão Verde, na Casa.

“Precisamos pensar nas mulheres, em geral, e manter a obra. Essa experiência artística no acervo é muito importante”, disse a artista plástica, conhecida como Grafiteira da Penha.

Reconhecida internacionalmente, Panmela faz parte de uma rede feminista que vai às escolas e comunidades para falar da violência contra a mulher e produzir grafites ao vivo sobre a Lei Maria da Penha. Panmela acredita ser mais fácil promover os direitos das mulheres por meio da arte urbana.

“É uma temática muito difícil de ser trabalhada e, quando a gente usa o grafite, fica mais fácil se comunicar com as pessoas. E fazemos um trabalho de prevenção, levando especialistas para conversar sobre a lei com jovens, principalmente, do ensino médio”, explicou Panmela.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados também fez, nesta terça-feira, o pré-lançamento da quarta edição do concurso sobre a Lei Maria da Penha, que vai premiar neste ano músicas elaboradas por profissionais e amadores e dará aos vencedores a produção do videoclipe da canção criada.