Explosão no Nordeste da Nigéria faz pelo menos 47 mortos e 50 feridos

Da Agência Lusa

Uma explosão hoje (11) em um mercado no Nordeste da Nigéria, região frequentemente atingida por ataques do grupo extremista Boko Haram, fez pelo menos 47 mortos e cerca de 50 feridos, segundo testemunhas.

A explosão ocorreu no mercado semanal da vila de Sabon Gari, localizada a cerca de 135 quilômetros a sul de Maiduguri, capital do estado de Borno, indicaram as mesmas fontes citadas pela agência AFP.

“Recebemos 47 corpos e pelo menos 50 pessoas com ferimentos que foram transportadas do mercado de Sabon Gari, onde ocorreu uma explosão hoje no início da tarde”, informou um enfermeiro do hospital geral de Biu, localizado a cerca de 50 quilômetros da zona da explosão. O enfermeiro disse que a maioria dos feridos está em estado “grave”.

“A explosão foi registrada no interior do mercado”, disse Yuram Bura, membro de um grupo aliado do Exército nigeriano na luta contra os extremistas do Boko Haram.

O explosivo “foi escondido em um saco usado para espalhar herbicidas. Foi colocado no mercado e aparentemente abandonado. Não há dúvida de que é uma obra do Boko Haram", afirmou Yuram Bura.

O grupo fundamentalista Boko Haram pretende criar um estado islâmico no Norte da Nigéria.