Festival Latinidades debate protagonismo da mulher negra no cinema

Ana Lúcia Caldas

O Festival Latinidades, acontece em Brasília desde 2008 para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho.

Neste ano, o festival começa na quarta-feira, dia 22, e vai até domingo, dia 26, no Cine Brasília com o tema o Cinema Negro. A ideia é debater o protagonismo e a representação das mulheres negras em filmes.

Para divulgar evento foi feito um anúncio oferecia uma vaga para uma atriz negra para o papel de empregada. Quando a interessada ligava ouvia a seguinte gravação.

Sonora ligar : ”Alô, o anúncio que você ouviu é fictício e faz parte da campanha do Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo papel, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós. “

A coordenadora de atividades formativas, Bruna Pereira, explica o objetivo da ação:

Sonora: “A gente fez uma campanha para justamente trabalhar a representação social das mulheres negras e da forma como somos hegemonicamente no cinema, que é como mulheres negras ou escravas. A idéia foi trabalhar a partir desta imagem para questioná-la.”

Segundo Bruna, o Latinidades quer debater também o papel da mulher negra em outras funçõe no cinema, como diretora e roteirista , por exemplo. A extensa programação conta com convidadas de outros países.

Sonora: “Nós temos gente da França, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Cuba. Um dos destaques do festival que diferencia de outros eventos é a existência de mesas de debate. Também teremos sessões de filmes, uma conferência, shows e muitas atividades artísticas. “

Toda a programação do festival está disponível no site www.afrolatinas.com.br.