Espetáculo “Los Catedrásticos Nova Mente ” estreia dia 17 de julho no Teatro Módulo


Foto: Divulgação
Sucesso de público e de crítica, o espetáculo  “Los Catedrásticos Nova Mente” estreia temporada dia 17 de julho no Teatro Módulo, com sessões de sexta a domingo, às 20 horas, e ingressos a R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Dirigida pelo aclamado encenador Paulo Dourado e com Jackson Costa, Ricardo Bittencourt e Cyria Coentro no elenco, a peça fica em cartaz até 2 de agosto.
Polêmica Criativa  – O diretor Paulo Dourado destaca o interesse do público por uma dramaturgia local, nova, sem historinhas, mas com uma temática baiana e contemporânea. “A história do grupo começou em 1989 e é um dos registros de qualidade e profissionalismo do teatro baiano. Isso é difícil de se manter e acontecer. E os atores (premiados) de Los Catedrásticos se mantêm em atividade e com grande visibilidade. Cyria Coentro (teatro, novelas e séries na TV Globo), Jackson Costa (comanda o Programa Aprovado, participação em espetáculos e trabalhos na TV Globo) e Ricardo  Bittecnocurt (teatro, TV e publicidade)”. E arremata:  “Catedrásticos é a última polêmica do teatro baiano? Onde estão os grupos que fazem polêmica?”.
Três Atores -  Pela primeira vez em mais de 25 anos de trajetória, a montagem será encenada só com três atores.  Jackson Costa ressalta que “Nova Mente” faz uma abordagem interessante sobre o conteúdo das letras, “o apelo com a sexualidade, o desrespeito à figura da mulher e a falta de criatividade poética e musical. Los Catedrásticos é um grupo de teatro que traz tantos questionamentos importantes para a nossa cultura”.  Já Cyria Coentro afirma  que “o espetáculo é instigante, faz refletir, com humor, e é sempre bem recebido pelo público, mas acho estranho a falta  de apoio e patrocínio para um grupo  tão influente e popular na história do teatro baiano.  Isso também acontece de uma maneira geral no Brasil, na Bahia”. Ricardo Bittencourt chama a atenção que pela primeira vez a montagem será levada à cena apenas com três atores. “Já fizemos com quatro,   mas três é a primeira vez. Mais um desafio”.
Nova Mente – O espetáculo “Nova Mente” foi criado em 2012 pelo grupo baiano Los Catedrásticos ao completar 25 anos de existência. Polêmico e instigante, já foi assistido por mais de 40.000 espectadores. O texto  é composto por letras de música baiana: axé, pagode, arrocha etc. Também são usados textos de sites de autoajuda e de filmes do youtube, apresentando ao espectador questões sobre a folclorização e mercantilização da cultura popular, a exacerbação da sexualidade, o ideário da carnavalização e o universo virtual das redes sociais.
Através do uso irreverente da improvisação, as atualizações do espetáculo são produzidas pelo grupo, incorporando novas músicas, textos e cenas e, além disso, abrindo espaço para a interatividade e a participação do público. Foi desta maneira que o trabalho do grupo Los Catedrásticos se consolidou como crônica reflexiva do universo cultural nordestino e brasileiro.
Essa nova montagem já passou pelos Teatros Casa do Comércio, Jorge Amado, Teatro Castro Alves (Festival de Humor da Bahia – FHUBÁ) e Teatro ISBA. É um dos maiores públicos do teatro brasileiro  fora do eixo Rio/SP e a segunda maior bilheteria do teatro baiano de todos os tempos.
A história de Los Catedrásticos  tem início com o “Recital da Novíssima Poesia Bahiana” – espetáculo que marcou em 1989 a estreia de um grupo que  permaneceu por cinco anos ininterruptamente em cartaz e cuja trajetória bem sucedida se confunde hoje com a própria história da profissionalização do teatro na Bahia.
Jackson Costa – Nascido em Itabuna (BA), Jackson fez uma carreira brilhante, sendo hoje um destacado ator reconhecido nacionalmente pelas suas atuações em cinema e na Rede Globo de Televisão. Atua regularmente em teatro, tendo participado como protagonista de importantes produções baianas e nacionais como A Paixão de Cristo, Augusto Matraga, Castro Alves e Vixe Maria. Naturalmente vinculado à poesia, Jackson é também o criador de singulares recitais contemporâneos. Ator destacado em novelas da Globo (Pedra Sobre Pedra,  Paraíso, Gabriela) e em cinema (Jenipapo, Estranhos). Aualmente apresenta o Programa Aprovado (Rede Bahia).
Ricardo Bittencourt – Destacado ator baiano está atualmente radicado em São Paulo, onde desenvolveu brilhante carreira artística. Atuou por 10 anos no Teatro Oficina sob a direção de Zé Celso Martinez, com quem realizou várias excursões nacionais e internacionais. Em parceria com Bete Coelho criou em SP a BR116, companhia em que atua desde 2009, tendo realizado apresentações em várias cidades brasileiras com destaque para O Homem da Tarja Preta, 3º Sinal e Cartas de Amor para Stálin. Além de atuar significativamente no meio teatral paulista, Ricardo também atua em publicidade e na televisão baianas.
Cyria Coentro – Em continuidade a uma reconhecida  atuação no teatro da Bahia, Cyria Coentro transfere-se em 1993 para o Rio, onde integra vários elencos de cinema e TV. Participou de várias novelas entre as quais A Favorita, Caminho das Índias e Viver a Vida, alem de minisséries e especiais de Rede Globo como Carga Pesada, Força Tarefa e As Brasileiras. Atuou ainda em vários filmes importantes como Estranhos, Era uma Vez e Os Dois Filhos de Francisco. Cyria integra a geração de atores baianos que se estabeleceu  no sul do País com um trabalho apoiado em qualidade e profissionalismo.
Paulo Dourado -  O consagrado encenador nasceu em Salvador,  se formou em direção teatral.  Trabalhou nos bastidores, coordenando atores, figurinistas, iluminadores, cenógrafos e uma série de profissionais ligados à cena teatral. Com mais de 40 anos de serviços dedicados à educação e às artes cênicas  conta com espetáculos de grande sucesso no currículo,  entre eles Lídia de Oxum,  A Paixão de Cristo, Ubu Rei, A Caverna, Sete Pecados Capitados, A Conspiração dos Alfaiates, Canudos: a guerra do sem fim, Quincas Berro D´água.