Bolsa chinesa tem ligeira alta após duas sessões em queda

Da Agência Lusa

A bolsa chinesa se recuperou ligeiramente (0,46%) hoje (16), após fechar duas sessões seguidas em baixa e ameaçar comprometer a recuperação que começou no final da semana passada.

O índice Composite de Xangai fechou nos 3.823 pontos, acima dos 3.805 contabilizados na quarta-feira (15). Na bolsa de Shenzhen, de menor dimensão, as ações subiram 1,86%.

A ligeira alta de hoje ocorre um dia após a divulgação dos resultados do desempenho da economia da China no primeiro semestre de 2015, que apontam para um crescimento de 7%. A estimativa é 0,4 pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2014, mas excede os 6,8% e 6,9% previstos por algumas agências internacionais.

Entre meados de junho e o dia 8 de julho, a bolsa chinesa já caiu cerca de 30%, em uma desvalorização estimada em mais de US$ 3 bilhões que alarmaram os mercados internacionais. Há uma semana, cerca de mil empresas suspenderam a venda de suas ações, cumprindo uma das medidas para tentar estabilizar a situação. Em seguida, durante sessões consecutivas, a bolsa chinesa subiu 13%.

Na terça-feira (14) e na quarta, o índice voltou a cair 1,16% e 3,03%, respetivamente.