Livro de matemática com conteúdo lúdico será distribuído nas escolas públicas


Ensinar matemática para as crianças, no processo de alfabetização de forma simples e lúdica, é a proposta do livro ‘Alfabetização Matemática’, construído de forma pioneira por professores da Bahia. O livro será apresentado, pela primeira vez, no 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipemat), de segunda (29) a quarta-feira (1º), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no sul da Bahia. A publicação vai ser distribuída, nas escolas públicas da Bahia, como parte do Programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação.

A coautora e coordenadora do projeto, a professora doutora Eurivalda Santana, destaca o diferencial da obra. “O material é pioneiro, pois trabalhamos com foco na perspectiva do aluno e sua realidade, que engloba crianças até os 8 anos. O livro possui jogos, exercícios lúdicos e contação de histórias que atraem o estudante para o campo da aprendizagem”.

A obra é resultado de um trabalho de pesquisa de professores das universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb), Feira de Santana (Uefs) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. “Além da aprendizagem, o trabalho desenvolvido é orientado aos professores das unidades escolares que passam por formação, inclusive, para tirarem o máximo proveito do material”, ressalta a coordenadora de Apoio à Educação Municipal, Nadja Amado.

Além do livro, a Secretaria da Educação do Estado, por meio de estandes, palestras e mesas-redondas, vai apresentar no simpósio as experiências do Programa Estadual pela Alfabetização na Idade Certa da rede estadual de ensino. O programa tem a participação de 403 municípios baianos, atendendo a cerca de 400 mil estudantes da rede pública.

Secom Bahia