Fundação Pedro Calmon inicia atividades culturais da Rota da Independência


A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), inicia a Rota da Independência em Cachoeira, no Recôncavo baiano, nesta quinta-feira (25). A cidade recebe as primeiras ações de uma sequência de atividades culturais que envolverão também os municípios de São Félix, Santo Amaro, Maragojipe e São Francisco do Conde.

Abertas ao público, as atividades são voltadas para estudantes, pesquisadores, professores e todos interessados pela memória e história da Bahia. Serão mais de 190 quilômetros de Rota da Independência, mais de 20 formações - entre aulas públicas itinerantes e palestras -, em municípios do interior e diversos bairros de Salvador. Mais de um mil exemplares de cerca de 100 títulos, entre publicações editadas pela fundação e apoiadas por meio de editais, serão comercializados.

Nesta quinta (25), em Cachoeira, um ônibus da Feira Móvel, iniciativa da Diretoria do Livro e Leitura (DLL) da Fundação Pedro Calmon, distribui kit-livros e comercializa obras de autores baianos com preços a partir de R$ 5. A programação inclui ainda apresentações poéticas  das crianças do Grupo Rouxinol de Poesia(Cachoeira), além da Biblioteca Móvel, com atividades de leitura, sorteio de kits livro, contação de histórias temáticas, e o Tabuleiro Virtual 2 de Julho, jogo lúdico educativo que testa o conhecimento do público sobre a data histórica.

Aulas

A programação continua na sexta (26), em São Félix, com a Feira e Biblioteca Móveis. Já as aulas públicas levam historiadores aos principais pontos onde ocorreram batalhas pela Independência da Bahia no município e em Cachoeira. No sábado (27), domingo (28) e segunda (29) será a vez dos municípios de Maragojipe, Santo Amaro e São Francisco do Conde receberem, respectivamente, as atividades da Rota da Independência.

As atividades em Salvador começam na segunda (29), com palestras, aula pública, apresentação do novo site da Biblioteca Virtual 2 de Julho e lançamento de publicações históricas, além de Feira de Livros na praça do Campo Grande. No dia 1º de julho, em Caetité, onde também ocorreram batalhas entre brasileiros e portugueses em 1823, o historiador Argemiro Ribeiro vai falar sobre a independência para o público.

Na terça (30), a aula pública ‘De Pirajá ao Campo Grande’ acontece em uma van, com o historiador Sérgio Guerra Filho. A iniciativa leva o público aos pontos na capital onde ocorreram batalhas pela independência. Após sair do Largo de Pirajá, a aula segue para pontos como o Largo da Lapinha e a Praça Municipal.

Já no dia 5 de julho, a partir das 9h, na praça do Campo Grande, a aula pública será com o historiador Marcelo Siquara, que vai falar sobre o Campo Grande nas batalhas pela Independência. A programação completa está disponível no site da Fundação Pedro Calmon.

Secom Bahia