Primeiro-ministro iraquiano anuncia retomada da cidade de Tikrit

Da Agência Lusa

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou hoje (31) que a cidade de Tikrit foi retomada dos jihadistas, após a maior operação desencadeada pelas forças iraquianas contra o movimento extremista Estado Islâmico (EI).

No entanto, a coligação internacional que combate o EI no Iraque informou pouco depois que os jihadistas ainda controlam diversos setores de Tikrit.

“Partes da cidade permanecem sob controle [do EI] e ainda há trabalho a fazer”, informou o major Kim Michelsen, representante da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Antes, em mensagem na sua conta do Twitter, Abadi anunciava a “libertação de Tikrit” e felicitava “as forças de segurança iraquianas e os voluntários por este importante sucesso”. A retomada ocorreu um mês após o início da operação que mobilizou milhares de soldados e paramilitares aliados às forças governamentais, incluindo os voluntários das “unidades de mobilização popular”,  grupo integrado essencialmente por xiitas.

“As forças iraquianas alcançaram o centro de Tikrit, hastearam a bandeira e estão agora iniciando a operação de limpeza”, acrescentou o porta-voz do chefe do governo, Rafid Jaburi.

Nos próximos dias, caso seja confirmada a "reconquista" da cidade, as forças iraquianas devem começar a difícil tarefa de desativar os explosivos que os combatentes do EI deixaram no terreno.

A ofensiva das forças governamentais foi iniciada dia 2 de março, interrompida duas semanas depois e retomada semana passada, após Abadi ter solicitado apoio aéreo da coligação internacional.



- Assuntos: Iraque, Tikrit, jihadista, retomada