Angela Merkel adverte Grécia sobre prazo para acordo com credores

Da Agência Lusa

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, advertiu hoje (31) o governo da Grécia de que "está acabando o prazo" para que o país chegue a um acordo com os credores e se comprometa com reformas.

 "O tempo escasseia e não pode ser desperdiçado", afirmou Merkel, em entrevista à imprensa, após reunião em Berlim, com o presidente francês, François Hollande.

A chanceler alemã considerou "um primeiro passo" as conversações iniciadas sexta-feira (27) pelo governo grego com a Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu.

Merkel pediu ao governo da Grécia que dê continuidade ao processo e deixe claro que manterá os compromissos.

Hollande disse que já se perdeu muito tempo nesse debate e que a Grécia deve apresentar o mais cedo possível sua lista de reformas. "A Grécia sabe que a Europa é seu destino. Se quer continuar na zona do euro, tem de continuar com o processo", afirmou o presidente francês.

A Grécia tem cada vez mais necessidade de assistência financeira para evitar uma situação de inadimplência. O problema é a escassez de dinheiro nos cofres públicos e o vencimento de vários compromissos financeiros.

As conversações com os credores para desbloqueio de uma nova parcela do empréstimo concedido ao país arrastam-se desde que o programa de resgate foi prolongado, em 20 de fevereiro.



- Assuntos: Merkel, Hollande, Grécia, credores, reformas