Pesquisa mostra que epidemia de Aids está crescendo no Norte do país

Na região Norte, 87% da população sabe da importância dos preservativos para se prevenir contra AIDS e outras DSTs. Mas, ainda assim, metade das pessoas sexualmente ativas não usou camisinha nas relações casuais em 2013.

Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada pelo Ministério da Saúde, em 2013. O estudo mostra que, no Brasil, apesar de todas as campanhas realizadas, o uso do preservativo em todas as relações sexuais, nos últimos 12 meses, se manteve praticamente estável – 47% em 2004; 50% em 2008 eem 2013. A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos.

Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de aids no país. Na região Norte, segundo Ministério da Saúde, foram 41 mil e 36 casos no mesmo período. A epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes.

No Norte, a epidemia está em crescimento. São 26 casos a cada 100 mil habitantes, acima da média nacional.

Estes indicadores motivaram o Ministério da Saúde, em meados de 2014, a instalar uma Força Tarefa, especificamente para enfrentar, de maneira diferenciada, a epidemia no Estado do Amazonas.

Para o ministro da Saúde, Artur Chioro, os dados demonstram um esgotamento das estratégias tradicionais de prevenção focadas apenas nos preservativos. Ele reforça o protocolo para impedir mais contaminações.

Em dezembro de 2013, o Ministério da Saúde implantou o novo Protocolo de Tratamento para Adultos, que possibilitou o acesso aos antirretrovirais a todas as pessoas com o vírus da aids.  Atualmente, são cerca de 400 mil pessoas em tratamento de aids com 22 medicamentos antirretrovirais distribuídos pelo SUS.

Paralelo às campanhas de incentivo ao sexo seguro, o Brasil tem adotado outras estratégias de prevenção, como a ampliação da testagem do HIV.


- Assuntos: Maíra Heinen, Região Norte, Aids, Saúde, Epidemia, Ministério da Saúde, Pesquisa