Escolha de membros das comissões do Senado fica para depois do Carnaval

Por falta de acordo e de definição entre os partidos, a escolha dos membros das comissões permanentes e dos presidentes e vice vão ficar mesmo para depois do Carnaval.

É que os partidos de oposição não estão confiantes em relação ao processo. Alegam que o presidente da Casa, Renan Calheiros, não respeitou o critério da proporcionalidade entre os partidos na eleição da Mesa Diretora e deixou o PSDB, PSB e DEM, partidos de oposição, de fora.

O Democratas chegou a entrar no Supremo Tribunal Federal com um mandado de segurança pedindo a anulação dessa eleição.

No início da semana, Renan Calheiros cobrou dos partidos que fizessem logo as suas indicações para as comissões, mas o apelo não teve êxito.

As vagas nas comissões são definidas pelo critério da proporcionalidade. Os partidos que têm mais representantes têm direito a um número maior de vagas.

No caso do Senado, o PMDB deve ser o primeiro a escolher a comissão que quer presidir e vai ficar com duas a de Constituição e Justiça e uma outra ainda a ser definida.

O segundo maior partido o PT também deve ficar com duas comissões a de Assuntos Econômicos e a de Direitos Humanos. O PSB vai ficar com a de Esporte. Os outros partidos ainda precisam definir suas escolhas.

Enquanto isso, não há funcionamento nas comissões, nem votação e análise de projetos.


- Assuntos: Priscilla Mazenotti, Política, Comissões, Senado, Escolha, Membros