SAC de Cajazeiras terá posto para coleta de sangue

Serviços

Até o final de abril, a unidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no bairro de Cajazeiras, em Salvador, vai disponibilizar o serviço de doação de sangue. O projeto piloto é uma iniciativa conjunta das secretarias da Saúde (Sesab) e Administração (Saeb), visando aumentar o percentual de doações no estado (1%), que está abaixo, inclusive, da média nacional (1,7%).

O projeto foi anunciado pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quinta-feira (22), quando se reuniu com o presidente da Fundação Hemoba, José Raimundo Mota, e o superintendente do SAC, Carlos Henrique de Azevedo, para ajustar os detalhes da iniciativa.

A expectativa é que, diariamente, 100 pessoas doem na unidade, o equivalente a 5% do fluxo diário do SAC de Cajazeiras. "Teremos quatro cadeiras para doação e todo o processo de triagem e coleta não demora mais do que 30 minutos", explica o presidente da Fundação Hemoba. Para o superintendente do SAC, a facilidade de acesso e a visibilidade das unidades na capital e interior possibilitam ampliar a coleta de sangue em toda a Bahia. "Vamos estudar a possibilidade de implantar pontos de doação em todas as nossas unidades".

Uma segunda etapa está prevista para o segundo semestre deste ano, com a implantação de novos postos de coleta de sangue nas unidades do SAC nos shoppings Barra e Bela Vista, ambos em Salvador. No interior, a ideia é disponibilizar unidades móveis de coleta e, onde for possível, instalar postos fixos nos SACs.