Por que cresce o número de casos de Aids entre as mulheres?

Hoje, terça-feira, 25.11.14 - 09h e 15h ( ou 10h e 16h no horário brasileiro de verão)

Em 1989, eram seis casos de homens infectados para cada mulher. Em 2011, essa proporção passou para pouco menos de dois casos
Mais da metade das mulheres infectadas têm baixa escolaridade
O Brasil tem quase 700 mil casos registrados de Aids, a maioria entre homens. Mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Em 1989, eram seis casos de homens infectados para cada mulher. Em 2011, essa proporção passou para pouco menos de dois casos.

Mais da metade das mulheres infectadas têm baixa escolaridade, não tendo concluído o ensino fundamental. Outro número também chama atenção: a única faixa etária em que a incidência da doença é maior em mulheres que em homens, é entre jovens de 13 a 19 anos!

Mas isso não quer dizer que as idosas estejam livres do problema. A Aids vem crescendo também entre a população com mais de 60 anos.

Para conversar sobre esse crescimento nos números de casos entre as mulheres, o Ponto de Vista recebe a criadora do Movimento Nacional de Mulheres Posithivas, Nair Brito. Ela é pedagoga, HIV positivo e militante dos direitos das mulheres desde 1992.

Apresentação — Veronica Lima

Entrevistada — Nair Brito, do Movimento Cidadãs Posithivas