Salvador-Bahia: Plano para vacinação está pronto e começa em até 72 horas após receber as doses.

Foto: Secom divulgação
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, nesta terça-feira dia 12 de janeiro, no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama, anunciou o programa de vacinação na capital baiana. 

Estava acompanhando o prefeito, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates.

O plano municipal de imunização conta com quatro fases iniciais, atendendo mais de 570 mil pessoas.

Bruno Reis disse que, "Assim que o governo federal, por meio da Anvisa, liberar o uso de uma das vacinas, bem como o Ministério da Saúde começar a distribuição nos estados e municípios, já estaremos com a estrutura pronta para proteger a população, inicialmente o público mais vulnerável. Como estamos muito bem organizados, vamos trabalhar para iniciar esse processo em 48 horas após a chegada das doses. Temos estrutura para vacinar milhares de pessoas por dia".

A prefeitura irá seguir as recomendações do Ministério da Saúde, priorizando na primeira fase, trabalhadores da saúde, a população idosa com idade igual ou superior a 75 anos, idosos com a partir de 60 anos que vivem em instituições de acolhimento como por exemplo os abrigos, indígenas, aldeados e comunidades ribeirinhas.

Já na segunda fase, está prevista a vacinação de pessoas com idade entre 60 e 74 anos e na terceira fase, a meta é imunizar pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos. 

Para a quarta fase, está prevista a vacinação dos trabalhadores da educação, pessoas com deficiência severa, membros das forças armadas e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e população privada de liberdade.

Bruno Reis salientou ainda que, "Qualquer vacina é bem-vinda, seja de que país for – o governo federal tem acertos para a compra da Coronavac e do imunizante da Oxford."

"Temos condições de armazenar qualquer vacina, em qualquer temperatura, inclusive a da Pfizer que necessita ser mantida a -75 graus Celsius, pois compramos ultrafreezers para esse acondicionamento".

A Secom informou ainda que "Serão 32 centros de vacinação, incluindo nove no sistema drive-thru. Esses locais ainda serão definidos pela SMS, totalizando 202 salas e 506 boxes de vacinação, com capacidade para a aplicação de 15 mil doses por hora. Os centros de vacinação e as estruturas em drive-thru terão um local específico para a entrada de pessoas ou de veículos e outro para a saída. Esses centros terão áreas para a triagem e uma sala de apoio. Além disso, haverá vacinação em instituições que abrigam idosos e hospitais, bem como domiciliar (quando houver necessidade) e população de rua."

"O plano de vacinação contra a Covid-19 prevê ainda os dias e horários de imunização, que será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Para garantir maior segurança à população, a SMS vai capacitar todos os profissionais envolvidos, disponibilizará suporte emergencial nos postos de vacinação e realizará o acompanhamento de eventos adversos pós-vacina. Além disso, profissionais de segurança serão contratados para escoltar o transporte das doses e atuar nos locais de vacinação."

"A SMS adquiriu dois furgões refrigerados e locou 55 veículos utilitários para transportar a vacina. E mais: Salvador já conta com um milhão de seringas e agulhas e outras 450 mil já estão em processo de compra. Além disso, serão contratados 400 vacinadores", completou a Secom.



Geraldo Brandão