Páginas

Boletim Agrometeorológico.

 

Foto: Ilustração
Com informações semanais, o boletim é voltado para quem mora e trabalha no campo visando um planejamento melhor de suas atividades agro pecuárias.

Previsões por região para o período de 28 de dezembro de 2020 a 04 de janeiro de 2021. 
  • TODO O BRASIL
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou a versão do aplicativo SISDAGRO (Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária) para celular. O aplicativo foi desenvolvido para apoiar usuários do setor agrícola em suas decisões de planejamento e manejo agropecuário. A plataforma atende aos técnicos agropecuários, produtores do setor agrônomo, bem como gestores governamentais que executem políticas públicas voltadas ao setor agrícola. O sistema oferece informações meteorológicas registradas em uma rede de Estações do Inmet, bem como de dados obtidos por modelos de previsão numérica do tempo, referentes às variáveis: temperatura, precipitação, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento e radiação solar. A versão já está disponível para o sistema Android, e em breve estará disponível para IOS. Para todo o Brasil.

A previsão Agrometeorológica são para os dias 28 de dezembro a 04 de janeiro. As informações do boletim são da Conab e do Inmet, órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  • REGIÃO CENTRO-OESTE

Previsão de queda de chuva em toda a região, favorecendo o desenvolvimento de cultivos de verão, principalmente aqueles que estão em floração e enchimento de grãos.

  • REGIÕES NORTE E NORDESTE

Ocorrerá chuva nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com destaque para o sul de Tocantins. As chuvas beneficiarão os cultivos de verão.

  • REGIÃO SUDESTE
Previsão de chuvas em toda região. Os maiores acumulados ocorrerão no leste de São Paulo, metade Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, contribuindo com os cultivos de verão e a frutificação dos cafeeiros.

  • REGIÃO SUL 

Previsão de bons volumes de queda de chuva em toda região, com exceção da região oeste do Rio Grande do Sul. As chuvas colaborarão para o desenvolvimento dos cultivos de verão. Contudo, para as regiões oeste e central do Rio Grande do Sul, as chuvas não serão suficientes para aumentar a umidade do solo.



    Com Informações:
    RNR;
    Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
    Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
    Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    Geraldo Brandão