Fatos & Curi👀sidades

Por: Etiene Bouças




 Nascida em 1792, Margaret Ann Neve viveu uma vida notável que abrangeu três séculos distintos. Nascida em uma época de tumulto político e social, testemunhou eventos históricos como a Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão Bonaparte. 

Ela viveu através da Revolução Industrial, testemunhando mudanças radicais na sociedade e na tecnologia. Margaret Ann Neve foi a primeira pessoa documentada a viver em três séculos diferentes, falecendo em 1903 aos 110 anos de idade. 

  • ---------------------------------------------------------------





 A incrível vitória de Ryan Garcia sobre Devin Haney não foi apenas uma questão de talento e técnica, mas também de uma aposta ousada que mudou o jogo. Garcia revelou que investiu nada menos que 2 milhões de dólares em sua própria vitória, e esse risco resultou em um retorno astronômico de 50 milhões de dólares, cerca de 258 milhões de reais na cotação atual. 

Este golpe de mestre não só o consagrou como o vencedor do combate, mas também como um estrategista financeiro de primeira linha. Com uma premiação da luta avaliada em 12 milhões de dólares, ele não apenas levou para casa o cinturão, mas também uma fortuna que o colocou no topo do mundo dos esportes e das finanças. 

  • ---------------------------------------------------------------




Jackie Chan nasceu em Hong Kong em 1954. Seus pais eram espiões do governo chinês nacionalista. Ele foi enviado para uma escola de ópera chinesa, onde recebeu treinamento em artes marciais e acrobacias. Sua carreira no cinema começou como dublê e ele se tornou uma estrela de filmes de ação conhecido por seu estilo de comédia e acrobacias. 

Estrelou em filmes como "Police Story", "Rush Hour" e "Shanghai Noon" e é reconhecido por seu trabalho filantrópico e como embaixador da UNICEF. 

  • ---------------------------------------------------------------


Os incas já praticavam cirurgias cranianas e tinham um índice de sobrevivência dos pacientes maior do que dos médicos da Guerra Civil americana, ou Guerra de Secessão, cerca de 400 anos depois. É o que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. A técnica que os incas praticavam, chamada de trepanação, consiste em perfurar um orifício no crânio. Isso é feito há milhares de anos, desde a Grécia antiga. No entanto, essa civilização que vivia no Peru, antes da chegada dos conquistadores espanhóis, tinha uma taxa de sucesso surpreendentemente alta para cirurgiões. 

  • ---------------------------------------------------------------




Louis Chevrolet foi um piloto de corridas e engenheiro suíço-francês-americano, conhecido por co-fundar a Chevrolet Motor Car Company em 1911, junto com William C. Durant, o fundador da General Motors. Em 1915, Chevrolet vendeu suas ações na empresa para Durant por um valor que se mostrou menor do que o esperado, e acabou saindo da empresa que ele co-fundou. 

Depois disso, ele continuou a trabalhar na indústria automobilística, mas nunca conseguiu replicar o mesmo sucesso que teve com a Chevrolet Motor Car Company. Ele teve alguns empreendimentos automotivos subsequentes, mas nenhum deles alcançou a mesma notoriedade. 

Posteriormente, enfrentou dificuldades financeiras e acabou trabalhando como mecânico para outras empresas. A vida de Louis é um exemplo de como o sucesso no mundo dos negócios pode ser volátil e imprevisível.

  • ---------------------------------------------------------------


No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui. Além disso, as placas tectônicas, que boiam sobre o magma, continuariam em rotação e, ao colidirem-se umas contra as outras, produziriam terremotos de escalas planetárias.

Com a perda de velocidade de rotação, a água dos mares voltaria aos polos. A inércia da água é o que a mantém na região do Equador, por isso, nessa situação, alguns mares e oceanos tornariam-se grandes desertos, dando existência a dois grandes oceanos ao sul e ao norte.

Se alguém sobrevivesse, não perceberia a distinção dos dias e das noites da forma como conhecemos. Em tese, viveríamos metade do ano em completa escuridão e a outra metade em um dia escaldante. Nesse tempo, a maioria dos seres vivos que estivessem no hemisfério escuro da Terra seriam tomados por um inverno rigoroso e completamente escuro, enquanto o lado iluminado atingiria temperaturas altíssimas. 

  • ---------------------------------------------------------------




Em 1951, após ser criticada por um colunista de moda que disse que sua beleza era devida apenas aos vestidos caros que usava, Marilyn Monroe fez uma sessão de fotos para provar o contrário.  Ela posou usando um saco de batatas como vestido, mostrando que sua beleza ia além das roupas de grife. Esse episódio ficou conhecido como a "sessão de fotos da batata". 🥔  

  • ---------------------------------------------------------------






Os filtros de barro estão presentes em muitas casas brasileiras, e de acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo. 

  • ---------------------------------------------------------------


  Em 2016, Michael Jackson bateu o recorde de maior lucro bruto anual registrado por um artista, com um total de 850 milhões de dólares. A maior parte deste valor obtido foi devido a venda de 50% do catálogo "Sony/ATV", que pertencia ao Michael Jackson desde os anos 1985.
Esse catálogo continha os direitos autorais de diversos álbuns importantes para a história da música, como a discografia dos Beatles. O espólio do rei do pop decidiu vender esse catálogo, porque queriam focar apenas na administração do extenso legado do nosso eterno rei do pop. Na época, a venda foi alvo de muita revolta dos fãs do artista, já que o Michael Jackson nunca quis vender e tinha orgulho de ter feito uma compra tão bem sucedida. 

  • ---------------------------------------------------------------




Pesquisadores documentaram um ecossistema "perdido" que pode explicar os estágios iniciais de vida na Terra há 3,5 bilhões de anos — e até mesmo de Marte no passado. A descoberta foi apresentada  segunda-feira (11), na reunião de 2023 da União de Geofísica Americana em São Francisco, nos Estados Unidos. 

  • ---------------------------------------------------------------


Pesquisadores da University of Copenhagen descobriram que os genes responsáveis por dar a coloração azul à íris de seres humanos vieram de um ancestral comum único — outras cores, como o castanho, podem vir de uma série de outros ancestrais, trazendo diferenciação de tons e uma maior diversidade possível de ancestrais. O mapeamento genético feito pela equipe conseguiu traçar a mutação e a descobriu ter surgido no período de 6 a 10 mil anos atrás. Antes disso, a espécie humana apresentava apenas olhos castanhos e suas variações. A pesquisa foi publicada na revista científica Human Genetics. 

  • ---------------------------------------------------------------


HANS CHRISTIAN ANDERSEN, INSPIROU-SE NA PRÓPRIA VIDA PARA CRIAR O PATINHO FEIO.


O professor de história da universidade internacional Africana, e do colégio Santa Ana em Luanda diz que Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, em 2 de abril de 1805.

Filho de sapateiro e lavadeira, viveu sua infância cercado de extrema pobreza, de tal forma que às vezes era obrigado a mendigar e não tinha outro abrigo senão uma ponte. No entanto, o poeta e escritor acreditava que ele não era filho de seu pai, mas sim filho legítimo do príncipe Christian Frederik, que mais tarde seria coroado Christian VIII da Dinamarca.

Andersen era um menino feio e desengonçado com um nariz enorme e pés grandes, praticamente não tinha amigos enquanto crescia e sofreu bullying por anos.

Ainda na juventude foi rejeitado como cantor de ópera e artista de palco, sendo ridicularizado por seus pares. No entanto, ele finalmente consegue ter sucesso como escritor e se eleva muito acima daqueles que riram dele.

Jkg fala que a história do patinho feio seria uma metáfora para sua própria vida. Um filhote de cisne criado entre patos. Os historiadores acreditam que antes de escrever o conto, o autor encontrou algo que o fez pensar que tinha sangue real. A metáfora não se aplica apenas ao fato de que, ao crescer, ele foi capaz de brilhar por sua beleza interior e talento extraordinário, mas explica que ele pertencia a uma linhagem superior, era filho de um rei.

Andersen queria ser cantor de ópera e ator, mas teve sucesso como escritor e poeta, sendo seus livros de contos de fadas os que o levaram à fama. Ele morreu em Copenhague em 4 de agosto de 1875.

Que Andersen se inspirou em sua própria vida para criar o Patinho Feio não é uma invenção de historiadores e estudiosos da literatura, ele mesmo confessou.

Em certa ocasião, o crítico Georg Brandes perguntou-lhe se ele planejava escrever sua autobiografia, Andersen respondeu que já havia escrito "O Patinho Feio".


Texto retirado de Ortografia, Leitura e Cultura. 

  • ---------------------------------------------------------------







Mary Smith era uma mulher de Londres que em 1930 ganhava seis pence por semana atirando ervilhas secas pelas janelas para acordar as pessoas que tinham que ir trabalhar.  

  • ---------------------------------------------------------------


Em 1913 tiveram pais que enviavam os seus bebês pelo CORREIO!!

Nessa data os correios dos EUA aumentou o limite de peso dos envios, que passou a ser de até 11 libras (4,98 kg), e não existia regra de que não poderia enviar um bebê. Assim, famílias mais pobres quando queriam enviar seus filhos para a casa dos avós, por exemplo, enviavam pelos correios.  As crianças não eram jogadas em sacos, os funcionários só cuidavam deles e faziam o serviço.

No ano seguinte foi proibido, mas havia funcionários que continuaram ajudando alguns pais até 1920. 

  • ---------------------------------------------------------------


   Em 1935, o sistema de entrega de macarrão soba de Tóquio funcionava sem linhas telefônicas, exigindo que os entregadores pedalassem até vários locais, inclusive universidades, para atender seus clientes fiéis. Surpreendentemente, algumas das lojas de macarrão soba daquela época ainda estão em atividade hoje. 
O título de restaurante soba mais antigo sobrevivente vai para Honke Owariya, localizado em Kyoto, Japão, fundado em 1465. Atualmente propriedade de Ariko Inaoke, ela é proprietária da 16ª geração, tendo assumido o restaurante de seu pai após seguir carreira como um fotógrafo de moda.

O Soba possui uma história centenária na cultura japonesa, enquanto o ramen, com suas origens chinesas, tem uma história comparativamente mais curta. Embora algumas alegações sugiram que o ramen japonês pode remontar ao século XVII, os registros históricos não confirmam suas origens exatas. A primeira porção documentada de ramen japonês provavelmente ocorreu na inauguração do Rai-Rai Ken em Tóquio, anunciado como o berço do shoyu ramen, inicialmente conhecido como "shina soba" (que significa "soba chinês"). Ramen manteve esse nome até a década de 1950.

Num desenvolvimento monumental em 1958, Momofuku Ando introduziu o macarrão instantâneo, celebrado como uma das maiores invenções japonesas do século xx.

  • ---------------------------------------------------------------






  No dia 28 de setembro de 1918, Henry Tandey, o soldado britânico mais condecorado da Primeira Guerra Mundial, esteve prestes a apertar o gatilho contra o jovem Hitler. Essa ocasião inusitada, narrada posteriormente pelo próprio cabo alemão, poderia ter levado a História do século 20 a rumos um pouco diferentes.

Por um instante, eles se olharam. O alemão, que era cabo, não levantou a arma. Ficou em pé, esperando a morte inevitável. Tandey levantou o rifle e apontou para matá-lo. Mas baixou a arma. Não podia atirar em um homem ferido. O cabo alemão, que tinha 29 anos, moveu a cabeça em sinal de agradecimento e se juntou às tropas que batiam em retirada. 

O soldado britânico afirmou que se arrepende amargamente de não ter apertado o gatilho. 

  • ---------------------------------------------------------------


   Morreu hoje (07/08) a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. Uma mulher que dedicou a vida à carreira, optando por não se casar e nem ter filhos em nome de sua profissão. Aracy falou sobre isso recentemente, em entrevista a Pedro Bial, quando reclamou que mulheres que optam por esse rumo sejam tratadas como alguém que não teve uma boa vida, afirmando que "viveu intensamente". A artista se destacou por uma série de papéis marcantes na televisão brasileira, como Dona Armênia Giovani (nas novelas "Rainha da Sucata" e "Deus nos Acuda") e Cassandra (do seriado "Sai de Baixo"). Os pais de Aracy vieram da Armênia para o Brasil, fugindo do genocídio promovido naquele país pelos turcos otomanos. Eles fixaram residência em Campo Grande, capital do atual estado de Mato Grosso do Sul onde Aracy e os irmãos nasceram. Aos quinze anos mudou-se para São Paulo com os sete irmãos e ajudava os pais na criação dos irmãos menores. Fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP (este, atendendo ao desejo do pai). Aprovada em ambos, abandonou o último no terceiro ano para focar totalmente ao teatro, para o qual se dedicou até o fim de sua vida. De acordo com informações, Aracy lutava contra um câncer. 

  • ---------------------------------------------------------------





Tomografia 3D de uma idosa de 70 anos que carrega seu filho calcificado há mais de 30 anos na barriga. Isso acontece quando o feto morre durante a gestação e a mãe não procura ajuda médica. Nesses casos o corpo cria uma calcificação para não sofrer com a necrose do feto.

  • ---------------------------------------------------------------





Durante sua vida, Einstein visitou alguns lugares do mundo, e um deles foi o Brasil. Em 1925, o físico viajou 10 mil quilômetros para fazer várias palestras na América do Sul. Sua primeira escala foi no Rio de Janeiro. 
Durante a estadia em nosso país, Einstein não teve a melhor das impressões do Brasil. Depois de alguns dias vivendo no calor do Rio de Janeiro, ele escreveu que o Brasil “é quente e úmido demais para se efetuar qualquer trabalho intelectual”.

“As pessoas lá são vazias e pouco interessantes, mais ainda do que as da Europa”, escreveu o físico.

Ao final de toda sua visita ao Brasil, Einstein deixou suas impressões registradas em uma carta que mandou para o seu melhor amigo, o engenheiro suíço Michele Besso, em junho de 1925.

“Foi uma grande agitação sem interesse verdadeiro. Para achar a Europa estimulante, é preciso visitar a América”, concluiu ele.

  • ---------------------------------------------------------------



  MEGALODON O REI DOS MARES



Um dente de "Carcharocles megalodon" ( que significa "dente grande") próximo um dente de um grande tubarão branco (Carcharodon carcharias) um dos maiores tubarões ainda vivos. O megalodonte  foi o maior tubarão da história, a maioria das estimativas de tamanho do megalodonte feitas a partir de sua dentição  colocam seu comprimento máximo estimado em até 18 metros e comprimento médio estimado em 10,5 metros. Essas estimativas sugerem que suas grandes mandíbulas poderiam exercer uma força de mordida de até 110 000 a 180 000 newtons. Seus dentes eram grossos e robustos, preparados para agarrar presas e quebrar ossos.

Ou seja, alguns deles excediam o tamanho de um ônibus escolar com mandíbulas que poderiam esmagar um carro. Ele viveu há aproximadamente 23 a 3,6 milhões de anos, durante o Mioceno Inferior ao Plioceno.

  • ---------------------------------------------------------------







  Uma cegonha-bico-de-sapato sendo alimentada após o bombardeio do zoológico de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial, 1943. O zoológico de Berlim foi atingido pela primeira vez por bombas aliadas em 1941. No entanto, o dano mais devastador ocorreu em novembro de 1943. Em apenas 15 minutos, 30% dos animais foram exterminados do pesado bombardeio. No dia seguinte, o aquário foi completamente destruído.

Durante a guerra, os tratadores do zoológico de Berlim deram o melhor de si para manter os animais seguros, levando alguns para abrigos temporários. No final da guerra, menos de 100 animais sobreviveram dos mais de 4.000 animais que viviam lá antes da guerra. Alguns dos sobreviventes incluíram um chimpanzé, um elefante, um hipopótamo, duas hienas, dois filhotes de leão e dez babuínos.

  • ---------------------------------------------------------------




Um dançarino se inclina na frente do juiz para mostrar que sua cueca era grande demais para expor qualquer coisa anatômica. 

Em 1983, três dançarinos exóticos foram presos por policiais disfarçados por violarem a portaria anti-nudez do Condado de Pinellas. Os dançarinos argumentaram que seus shorts eram grandes demais para mostrar qualquer coisa. O juiz acabou concordando com os dançarinos e o caso foi arquivado.

  • ---------------------------------------------------------------


O estudante sírio Sader Issa, que está treinando para ser dentista, foi criado por um pai que tem síndrome de Down.

Seu pai, Jad, tem a condição genética em que uma pessoa tem três cópias do cromossomo 21, em vez das duas cópias usuais, levando a dificuldades de aprendizagem e atraso no desenvolvimento. A condição não significou que a infância de Sadar faltasse amor, apoio e orientação de forma alguma.

Papai Jad deu banho em seu único filho com o máximo de atenção que pôde e se certificou de que ele se concentrasse em seus estudos. O trabalhador da fábrica de trigo também se tornou um pilar importante da comunidade por causa de seu altruísmo.

De acordo com a sociedade da síndrome de Down, se um dos pais tiver, há uma chance de 35% a 50% de que a criança possa herdar a condição. A maioria dos homens com a condição não pode ter filhos, enquanto algumas mulheres podem ter, tornando a história de Sader e Jad ainda mais especial.

Sader disse: 'Estou orgulhoso do meu pai. Ao longo da minha vida, ele tem sido o maior apoio para mim quando eu precisei!”

  • ---------------------------------------------------------------




O tubarão da Groenlândia, um dos maiores do mundo, é o vertebrado mais longevo da Terra, podendo viver até 400 anos, em um movimento histórico, a Organização das Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO, na sigla e inglês) proibiu a captura de tubarões-da-Groenlândia em águas internacionais. 

Com a decisão da organização intergovernamental, os vertebrados mais longevos do mundo não podem ser pescados intencionalmente, nem retidos como captura acidental. 

  • ---------------------------------------------------------------


 O Padre Gerardo Zatarain García, da cidade mexicana de Torreón, viralizou nas redes sociais ao celebrar uma missa com uma cadela branca no colo. Ele contou que a cadela, chamada Paloma, saiu da casa paroquial e foi atrás dele. 

Segundo o sacerdote, os dois estão há pouco tempo na Paróquia de Todos os Santos e a cadela ainda está estressada com a mudança. 


“Família! Estou surpreso com a foto e percebi que ela está circulando nas redes, esclareço: minha cachorrinha Paloma não está doente nem velha, está estressada (eu disse isso na missa) e saiu da casa paroquial e foi imediatamente me procurar, já que estamos há pouco tempo nesta paróquia e ela não está acostumada a ficar sozinha neste lugar novo. Esclarecido o assunto”. 

  • ---------------------------------------------------------------


   
Cientistas da Universidade de Marseille, na França, descongelaram e reviveram 13 vírus de até 48 mil anos que estavam adormecidos no permafrost – solo permanentemente congelado – da Sibéria. Embora pareça arriscado, os pesquisadores destacam que o objetivo é compreender como o degelo da região pode levar à disseminação de novos patógenos que provoquem emergências de saúde, como uma pandemia.

  • ---------------------------------------------------------------


  A PEQUENA NOTÁVEL QUE SE TORNOU ÍCONE MUNDIAL

Maria do Carmo Miranda da Cunha, conhecida mundialmente como Carmen Miranda, nasceu em Marco de Canaveses, Portugal. Segunda filha de um barbeiro e de uma dona de casa, emigrou com os pais para o Brasil com pouco mais de um ano de idade. Aqui, por conta da admiração do pai pela mais famosa ópera do compositor francês Georges Bizet, ganhou o apelido de Carmen.

Carmen estabeleceu um recorde que jamais seria batido. A cantora gravou 300 músicas, muitas dessas, grandes sucessos predestinados a se tornarem clássicos que moldaram um dos gêneros mais importantes da música brasileira: a marchinha de carnaval.

Seus sucessos consecutivos e avassaladores projetariam seu nome para além da indústria fonográfica brasileira, garantindo papel de destaque nos primeiros filmes brasileiros lançados nos anos 1930, onde aparecia caracterizada de baiana.

Assim, nos Estados Unidos, a Pequena Notável protagonizou espetáculos que alçaram ainda mais o seu nome ao estrelato, ao ponto de proporcionar sua estreia, no cinema estadunidense.

  • ---------------------------------------------------------------


 



A "Ave Secretária" é uma ave de rapina parente dos falcões e águias, nativa da África e pode medir cerca de 1,35 m de altura.

Elas são caçadoras de serpentes venenosas, ou seja, além de glamorosas não recuam diante do ataque das inimigas, não importa o quão perigosas elas sejam. Seu nome científico é Sagittarius serpentarius.

  • ---------------------------------------------------------------


  Em 6 de agosto de 1962, Marilyn Monroe foi encontrada morta em sua casa em Los Angeles. Descoberta sem roupas em sua cama e cercada por frascos de comprimidos vazios, a lendária atriz perdeu a vida com uma enorme dose de barbitúricos em seu sistema. Na superfície, parecia ser um suicídio. 

Mas um exame mais aprofundado sugeriu jogo sujo. Apesar dos altos níveis de drogas em seu sistema, não foram encontradas pílulas em seu estômago. E um hematoma misterioso deu a entender que ela pode ter sido injetada com uma dose mortal de Nembutal.

  • ---------------------------------------------------------------


  Máscara mortuária de Napoleão I Bonaparte, imperador dos Franceses, feita a partir do rosto sem vida do monarca, que faleceu em 5 de maio de 1821, aos 51 anos, na Ilha de Santa Helena. Era costume na época tirar um molde de cera da face de uma pessoa, cuja vida fora passada de forma notória, após sua morte. Nesse caso, uma mistura de cera e gesso era cuidadosamente aplicada sobre o rosto do/a falecido/a, com o propósito de gravar sua aparência para a posteridade. A máscara mortuária de Napoleão, por sua vez, mostra um indivíduo de traços harmônicos, algo que pode ser facilmente verificado nos retratos pintados do soberano. A partir desse molde, muitas outras cópias foram feitas, inclusive para estátuas póstumas.

  • --------------------------------------------------------------


Paracas é uma península desértica localizada no interior da província de Pisco, na região da Costa Sul do Peru. É aqui que o arqueólogo peruano Júlio Ferreira fez uma descoberta incrível em 1928. Um cemitério em massa e elaborado que continha covas cheias com os restos mortais de indivíduos com os maiores crânios alongados, jamais encontradas em qualquer parte do mundo. Estes vieram a ser conhecidos como os "Crânios de Paracas". No total foram encontrados mais de 300 crânios alongados. 

  • ---------------------------------------------------------------





Concurso de beleza masculino, início do século XX. 

  • ---------------------------------------------------------------




 Quantos anos você tinha quando descobriu que o Danoninho é um queijo e não um iogurte? Pois é, por mais que possa parecer mentira, essa é a mais pura verdade! 

O queijo que compõe o Danoninho é o petit suisse, originário da França, e é bem molinho, resultado da pasteurização e fermentação do leite de vaca. Durante a fabricação, todo o soro do leite é retirado, por esse motivo que ele não pode ser considerado um iogurte. 

O alimento como conhecemos, rosinha e com sabor de frutas, foi criado pela empresa francesa Danone, que adicionou esses elementos para ficar mais atrativo para as crianças. E assim, ficou pronto o Danoninho 

  • ---------------------------------------------------------------


Hoje é  2 de Fevereiro,  dia de Iemanjá.


  PERFIL DO ORIXÁ. 

O Orixá feminino ioruba Iemanjá é uma figura extremamente simples. Ela é uma das figuras mais conhecidas nos cultos brasileiros, tanto da Umbanda como do Candomblé. Pelo sincretismo, porém, muita água rolou.

Os jesuítas portugueses, tentando forçar a aculturação dos africanos e a aceitação, por parte deles, dos rituais e mitos católicos, procuraram fazer casamentos entre santos cristãos e Orixás africanos, buscando pontos em comum nos mitos. Para Iemanjá foi reservado o lugar de Nossa Senhora, sendo, então, artificialmente mais importante que as outras divindades femininas, o que foi assimilado em arte por muitos ramos da Umbanda. 

Sua popularidade é imensa, não só por tudo isso, mas pelo caráter, de tolerância, aceitação e carinho.É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: as águas provocadas pelo choro da mãe que sofre pela vida de seus filhos, que os vê se afastarem de seu abrigo, tomando rumos independentes; e o mar, sua morada, local onde costuma receber os presentes e oferendas dos devotos. 

Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Iemanjá à função da maternidade, pôde estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos. As duas Orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Oba). Cada uma domina a maternidade num momento diferente. 

  • ---------------------------------------------------------------




Brazil é uma cidade localizada no estado americano de Indiana, no Condado de Clay.⁣

Na década de 1840 os proprietários da fazenda que, anos depois, viria a se tornar a cidade, decidiram dar a ela o nome de Brazil, em homenagem ao país que, na época, era assunto de muitas notícias que chegavam aos EUA. A cidade Brazil nasceu em 1843 em torno de uma rodovia, a primeira a cortar os Estados Unidos de costa a costa. Ela foi fundada em 1866 com o nome Brazil, em homenagem ao nome da fazenda cujas terras tinham o nome do país.⁣

Uma réplica do Chafariz dos Contos, monumento famoso da cidade de Ouro Preto construído em 1745, foi dada pelo Brasil à cidade em 1956 como símbolo de amizade e está exposto no Forest Park.⁣

Segundo o censo estadunidense de 2010, a população da cidade era de 7.912 pessoas. Em 2020, este número aumentou para 8.181 habitantes. 🇧🇷🇺🇸 

  • ---------------------------------------------------------------


Ovos de dinossauro foram descobertos no interior de São Paulo. O paleontólogo e diretor do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava, foi quem encontrou os ovos num sítio fossilífero na cidade de Presidente Prudente. A espécie de dinossauro a quem os ovos pertenciam ainda não foi identificada, mas o pesquisador espera que se trate de dinossauros carnívoros. 

A descoberta foi feita no mesmo lugar onde o pesquisador encontrou, em 2020, aproximadamente 30 ovos de crocodilomorfos. Ele é um grupo que inclui os jacarés e crocodilos atuais e seus parentes extintos há milhões de anos.

  • ---------------------------------------------------------------


 O foguete Apollo 13 foi o terceiro a tentar ir à Lua, em 1970. Os astronautas tiveram um problema com uma explosão a bordo e precisaram retornar à Terra com segurança apenas 56 horas depois de decolarem. Isso só foi possível graças a uma mulher: Judith Love Cohen. 
Ela criou um sistema de orientação que seria utilizado em caso de uma volta de emergência, exatamente o que aconteceu. Mas Judith estava grávida e terminou o trabalho já no hospital em trabalho de parto! Agora que vem o fato e a curiosidade: quem era o seu filho? Jack Black, o ator de filmes famosos como “Escola do Rock” e “O Amor é Cego”. 

Já pensou ser um ator de Hollywood e também falar para todos que sua mãe salvou três astronautas da NASA enquanto você estava nascendo? 

  • ---------------------------------------------------------------





Filhotes de corujas dormem de bruços porque suas cabeças são muito pesadas. Eles fazem

isso até que sejam grandes o suficiente para dormirem eretos.

  • ---------------------------------------------------------------



Robert Wadlow, o ser humano mais alto da história, com seus pais e irmãos, 1935.⁣

Robert Pershing Wadlow (1918-1940) foi a pessoa mais alta da história registrada pela medicina para quem há evidências irrefutáveis.

Wadlow era conhecido como o Gigante de Alton ou o Gigante de Illinois, pois nasceu e cresceu em Alton, Illinois.⁣

Wadlow atingiu 2,75m de altura e pesava 223 kg na data de sua morte, aos 22 anos. Sua altura e seu crescimento na fase adulta devem-se à hipertrofia de sua hipófise, o que resultou em um nível anormalmente elevado de somatotropina. Até sua morte, seu corpo não demonstrou nenhuma indicação de que o crescimento pararia.⁣

Robert também é detentor de dois outros recordes: o de maiores mãos (32,2 cm) e pés de todos os tempos. No sistema brasileiro de calçados, seus pés calçariam tamanho 75.

  • ---------------------------------------------------------------



Tigre da Tasmânia num zoológico, c. 1930.⁣


O último indivíduo da espécie morreu em cativeiro em 1936.

  •  ---------------------------------------------------------------


A pessoa mais velha já capturada (nascida há mais tempo) em uma gravação: Papa Leão XIII (1810-1903), 1896. Filme colorizado.

Asista abaixo

Leão XIII, O.F.S.; nascido Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi; (Carpineto Romano, 2 de março de 1810 – Roma, 20 de julho de 1903), foi papa de 20 de fevereiro de 1878 até a data de sua morte.

É considerado o papa mais velho da história, tendo atingido a idade de 93 anos, 4 meses e 18 dias. Leão XIII foi o primeiro papa a nascer no século XIX e também foi o primeiro a morrer no século XX: viveu até os 93 anos de idade, morrendo em 20 de julho de 1903.

Publicou a Encíclica Rerum Novarum, que criou as bases para a democracia cristã.

  • ---------------------------------------------------------------



Você sabia que abelhas picam apenas uma vez? Pois é! Apesar das picadas doerem em humanos, essa dor não é nada comparada ao que a abelha passa ao picar alguém. 

Aliás, elas normalmente não picam as pessoas, a não ser que se sintam ameaçadas ou se você pisar em uma sem querer. Quando isso acontece, ela injeta seu ferrão na sua pele, mas o mecanismo de defesa não é simples assim. Uma vez injetado, a abelha não consegue retirar o ferrão e voar para longe, então ela deixa ele para trás. 

O ponto é que o ferrão não é só um ferrão que pode ser liberado, ele está conectado no aparelho digestivo e no sistema nervoso da abelha. Então, a abelha realmente só usa o ferrão quando acredita que vai morrer, já que ela com certeza não vai sobreviver após te picar.

  • ---------------------------------------------------------------


Marilyn Monroe é considerada até os dias atuais como o maior e mais elegante ícone do mundo. Ela não tinha um abdômen zero ou tonificado, possuía celulites, estrias, como qualquer mulher normal. E mesmo assim tem a admiração de milhares de pessoas que a consideram uma das mais bonitas da história.


No entanto, nas últimas décadas a ascensão dos procedimentos estéticos fez com que o padrão de beleza se tornassem corpos extremamente “perfeitos”. Se os parâmetros dos corpos naturais e reais tivessem permanecido, assim como era na época de Marilyn, as mulheres não sentiriam necessidade de ter uma figura inatingível.

  • ---------------------------------------------------------------

O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem de desenho animado Pica-Pau, e mais 22 pássaros, peixes e uma planta devem ser declarados extintos e removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção, pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos nesta quarta-feira (29), noticiou a mídia norte-americana.

  • ---------------------------------------------------------------


POMPEIA 


Essa fotografia é muito interessante, pois ela consegue nos fazer sentir a dimensão da tragédia mesmo 2 mil anos depois.

O arqueólogo italiano carrega um molde em gesso do corp0 de uma criança que m0rreu em consequência da erupção do Vesúvio em 79 d.C, em Pompeia. A criança estava sentada no colo de sua mãe e tinha cerca de 4 anos de idade. 

  • ---------------------------------------------------------------



TARCÍSIO MEIRA 




Morreu nesta quinta-feira, 12, o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos.

Ele e a esposa, a atriz Glória Menezes, de 86, foram internados no Hospital Albert Einstein, no dia 6 de agosto, em São Paulo, diagnosticados com Covid-19. Glória apresentou sintomas leves, enquanto o ator precisou ser intubado. A atriz segue internada. 


O ator, que estrelava a peça O Camareiro, afirmou, então com 84 anos: “Artista não se aposenta. Quer trabalhar, enquanto houver trabalho para ele”. Na mesma conversa, ele revelou o temor em relação à finitude da vida, dilema que também assolava o personagem vivido por ele na trama. “Ninguém gosta de pensar que o fim está chegando. Mas ele está chegando para mim. A esta altura da vida, muitos colegas da minha idade se foram. Daqui a pouco, vou eu. Talvez eu deixe um vazio nas pessoas."


Que descanse em paz 🖤 

  • ---------------------------------------------------------------





Tyler James Williams, o ator que interpreta o Chris no seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", ao lado do verdadeiro Chris Rock, roteirista e narrador do seriado que fez inspirado em suas histórias reais! Este é o verdadeiro multiverso! 

  • ---------------------------------------------------------------




O ator, humorista e dublador Orlando Drummond morreu hoje aos 101 anos. Em maio, ele foi internado para tratar uma infecção urinária.

O artista passou dois meses no hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Deu vida a voz do Scooby-Doo, Popeye, Vingador, Gargamel e tantos outros personagens… Nosso eterno Seu Peru!! 

Descanse em paz! 🙏🏻 

  • ---------------------------------------------------------------




Essas imagens são de um vídeo que viralizou ao mostrar como a "cabeça" de baleias belugas são moles!

O animal fica num parque na China e a tal parte "mole" é chamada de melão, a qual é composta por óleo e cera. Lá é onde fica um órgão que emite as frequências sonoras que as belugas usam para se comunicar.

  • ---------------------------------------------------------------


Um dos filmes mais reprisados na TV aberta, “A Lagoa Azul” foi lançado em 1980 e trouxe Christopher Atkins e Brooke Shields nos papéis principais. 

41 anos após, assim estão os atores recordistas da “Sessão da Tarde”: Christopher está com 60 anos, já Brooke com 56.

  • ---------------------------------------------------------------



O violão de árvores: 

Está localizado na Argentina e é composta por 7 mil árvores plantadas por um homem em homenagem a sua falecida esposa, pelo amor e versatilidade que sua esposa tinha pela música e pelo violão, o homem trabalhou anos para criar esta obra de arte na natureza em memória da esposa falecida.

  • ---------------------------------------------------------------


 "NA PORTA DO PARAÍSO" - ANO 2000


É por volta das cinco da tarde. A praia está cheia de guarda-sóis, é um dia esplêndido e as pessoas tomam banho de água quente enquanto outras tomam banho de sol. 

No fundo da praia, algo estranho. Há um corpo em uma posição estranha.  Um casal sentado sob seu guarda-sol com o cadáver a alguns metros de distância. Eles não saem de seus lugares, apesar dos jornalistas, de suas câmeras e do homem morto. A praia está cheia de gente se divertindo. Os banhistas e o imigrante morto no mesmo local, mas em dois mundos diferentes. As pessoas continuam sua vida na praia, elas tomam banho, ficam quietas, as crianças brincam na praia. Apenas alguns banhistas, cinco ou seis, comentam a tragédia em grupo.

Ele continuo lá, como símbolo do desamparo e da indiferença, enquanto a praia estava cheia se gente de divertindo.

  • ---------------------------------------------------------------




"Prefiro comer uma massa e beber vinho do que usar tamanho 32."


Sophia Loren, em 1965. 

  • ---------------------------------------------------------------


Lembra aquele cabo submarino que liga o Brasil à Europa? Ele começa a funcionar hoje (01/06) e haverá uma cerimônia em Portugal para a inauguração. O projeto começou a ser idealizado em 2013 e a construção teve início em 2018. No total, o cabo submarino possui 6 mil quilômetros de extensão e será utilizado para melhorar a conexão da internet. Ele saiu de Fortaleza e chegou até Sines, em Portugal, com passagens ainda pela Guiana Francesa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde. Também haverá uma rota terrestre que ligará o cabo aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto teve o custo estimado em US$ 185 milhões. 

  • ---------------------------------------------------------------


Um cão mumificado egípcio antigo encontrado na tumba (KV50) nas proximidades do túmulo de Amenhotep II (KV35) no Vale dos Reis, Tebas Ocidentais. Agora no Museu Egípcio, Cairo. JE 38640; CG 29836.

  • ---------------------------------------------------------------


  Sessão do Senado Imperial que aprovou a Lei Áurea, 12 de Maio de 1888. Fotografia de Antônio Luiz Ferreira.⁣ A Lei Áurea foi aprovada no Senado Imperial há exatos 133 anos por voto quase unânime. Apenas João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, votou contra.

  • ---------------------------------------------------------------





Escultura de bronze de 2,4 metros de altura do Rei Arthur com vista para o Oceano Atlântico. Esta Estátua está localizada na Inglaterra. 

  • ---------------------------------------------------------------





 Princesa Isabel vê seu grande amigo Santos Dumont voar pela primeira vez, Paris, 23 de outubro de 1906, Campo de Bagatelle. 

  • ---------------------------------------------------------------



Elvis Presley enquanto servia no exército dos EUA.

Na época de seu recrutamento, ele era o nome mais conhecido no mundo do entretenimento.

Presley disse aos repórteres que seu serviço era "um dever que tenho que cumprir e vou cumpri-lo".

Elvis Presley esteve na ativa de março de 1958 a março de 1960 e passou mais quatro anos na reserva. Apesar de ter sido oferecida a chance de alistar-se nos Serviços Especiais para entreter as tropas e viver em habitações prioritárias, ele decidiu servir como soldado regular. 

  • ---------------------------------------------------------------


O dia de hoje, 19 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Índio. A data da celebração foi instituída em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. 19 de Abril foi escolhido, porque neste mesmo dia, mas em 1940, acontecia o primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. No evento, a comunidade indígena conseguiu um acordo com os governantes dos países de toda a América, o qual eles se comprometeram em acatar a luta por respeito e igualdade de direitos dos Povos.

Foto: Giordano Cipriani.

  • ---------------------------------------------------------------


O APANHADOR 

DE PEDESTRES 


Um evento incomum foi registrado em 1896 - uma pessoa foi atropelada e morta por um carro pela primeira vez.

Após este incidente, os fabricantes de automóveis e engenheiros começaram a procurar maneiras de prevenir acidentes. Airbags, cintos de segurança e para-choques arredondados surgiram muito mais tarde. Naquela época, os carros eram angulosos e foram projetados sem a menor preocupação com a chance de colidirem com um pedestre que inesperadamente corresse para a rua. 

Uma pequena revolução ocorreu em 1927, quando o "Pedrestrian Catcher" (Apanhador de Pedestres, em tradução livre), um Dispositivo de Segurança de Pedestres foi introduzido. Este dispositivo foi apresentado ao público pela primeira vez em Berlim, Alemanha. Na verdade, era menos um dispositivo de segurança e mais uma enorme rede presa à frente do carro que poderia “pegar” um pedestre a qualquer momento. 


Embora o pensamento por trás do sistema estivesse tomado de boas intenções, ele não foi considerado do prático para a época, pois havia a necessidade de ativação pelo próprio motorista que, por falta de atenção, poderia não acionar a tempo.

  • ---------------------------------------------------------------


O Pentágono confirmou a autenticidade de um vídeo que apresenta OVNIs, postado pelo documentarista Jeremy Corbell. O vídeo foi publicado no Twitter de Jeremy e contém apenas 18 segundos. É possível observar que o objeto foi gravado com algum tipo de equipamento de visão noturna, que estava captando objetos triangulares pairando acima do convés de um navio da Marinha estadunidense. 

  • ---------------------------------------------------------------




Trabalhadores civis pintando a torre Eiffel, em 1932. A cor dela já foi vermelho (1889), marrom ocre (1892), amarelo (1899), amarelo amarronzado (1907), marrom avermelhado (1954) e marrom acobreado (1968) sua cor final.

  • ---------------------------------------------------------------





Primeira foto: Uma praia Iraniana em 1970, anos antes da revolução Islâmica que transformou o país em um Estado religioso.

Segunda foto: a mesma praia, em 2014. 

  • ---------------------------------------------------------------





Charlie Chaplin aos 27 anos, sem sua famosa maquiagem, 1916. 
  • ---------------------------------------------------------------

  Nesta pintura você pode ver um cirurgião usando uma faca falciforme. 

A lâmina curva era comum nas primeiras décadas do século 19, quando os cirurgiões preferiam cortar a pele e o músculo antes de amputar o osso. 

Para fazer isso, o cirurgião pegaria a faca falciforme, engancharia em volta do membro ferido ou infectado e cortaria em um círculo para separar a carne e o músculo do osso. Depois, ele usaria uma serra para cortar o apêndice restante. Tudo isso foi feito sem anestésico.

Um bom cirurgião pode remover um membro em menos de dois minutos. Robert Liston, famoso por ser a “faca mais rápida do West End”, conseguia fazer isso em menos de 60 segundos. 

Foi dito que quando ele amputou, “o brilho de sua faca foi seguido tão instantaneamente pelo som de serra que fez as duas ações parecerem quase simultâneas”. 

Seu braço esquerdo era supostamente tão forte que ele poderia usá-lo com eficácia como um torniquete enquanto empunhava a faca na mão direita - um feito que exigia imensa força e destreza, visto que os pacientes muitas vezes lutavam contra o ataque cirúrgico. 

  • ---------------------------------------------------------------


O Homem da Meia Noite, símbolo do carnaval pernambucano, passeando sozinho pelas ladeiras de Olinda, 2021.  
                                                           Fotografia de Ivanildo Machado. 

  • ---------------------------------------------------------------





Antes e depois de São Conrado, Rio de Janeiro. 

A primeira fotografia é de Marc Ferrez, do ano de 1914. A segunda é uma atual, do GoogleMaps.

  • ---------------------------------------------------------------




Anúncio de boceta perdida, Rio de Janeiro, 1875. Recipiente de ouro para guardar fumo foi perdido há mais de 145 anos e o dono publicou anúncio no jornal oferecendo boa gratificação para quem o encontrasse. 

  • ---------------------------------------------------------------








Marilyn Monroe e Clark Gable nas gravações de "Os Desajustados" (1961).

Nos bastidores Monroe reclamava do mau hálito de Gable nas cenas românticas que tinham que fazer. 

  • ---------------------------------------------------------------


 Fotografias da ficha policial de Marcelo Crivella, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), tiradas por ocasião de sua prisão. Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 1990.⁣ 

Crivella foi preso pela primeira vez enquanto atuava como engenheiro responsável pela construção de um templo da Igreja Universal, no bairro de Laranjeiras. A Universal havia autorizado o vigia Nilton Linhares a morar com sua família em um casebre no terreno onde o templo seria erguido, até que a construção começasse. Quando a Universal quis o terreno de volta, Linhares reivindicou direito de posse e se recusou a sair. Crivella então arrombou o portão com um pé de cabra e invadiu o terreno, acompanhado por 10 seguranças armados e ameaçou o vigia, sua esposa e suas duas filhas.⁣

Linhares acionou a polícia e Crivella foi levado para detenção por agentes da 9ª Delegacia de Polícia, no bairro do Catete. O inquérito da prisão de Crivella foi subtraído dos arquivos da Polícia Civil e ficou desaparecido por 26 anos, até ser localizado em poder do próprio bispo, após uma investigação jornalística conduzida pela revista Veja. Embora a subtração de documentos seja crime, Crivella não foi processado.⁣

  • ---------------------------------------------------------------



O empresário Silvio Santos participa de uma reunião com o presidente João Figueiredo, o último chefe de Estado do regime militar, 1981.

Foi durante essa reunião que o empresário ganhou dos militares a concessão de parte dos canais da extinta TV Tupi, embrião do SBT.

  • ---------------------------------------------------------------


  Aos 40 anos, Franz Kafka (1883-1924), que nunca se casou e não teve filhos, passeava pelo Parque de Berlim quando viu uma menina a chorar porque tinha perdido a sua boneca favorita. 
Ela e Kafka procuraram a boneca, mas sem sucesso.

Kafka disse-lhe para se encontrar com ele no dia seguinte, para continuarem à procura dela.

Nesse dia e não tendo encontrado a boneca, Kafka deu à menina uma "carta escrita" pela boneca que dizia: 

"Por favor, não chores. Fiz uma viagem para ver o mundo. Vou-te escrever sobre as minhas aventuras." 

Então começou uma história que continuou até ao fim da vida de Kafka.

Durante os seus encontros, Kafka lia as cartas da boneca, cuidadosamente escritas, com aventuras e conversas que a menina achava adoráveis.

Finalmente, Kafka trouxe-lhe a boneca (comprou uma), que tinha voltado a Berlim.

- Não se parece nada com a minha boneca. - Disse a menina.

Kafka entregou-lhe outra carta, onde a boneca escrevia: 

"As minhas viagens mudaram-me muito." 

A menina abraçou a nova boneca e levou-a, toda feliz, para casa.

Um ano depois, Kafka morreu.

Muitos anos depois, a menina, já adulta, encontrou uma cartinha dentro da boneca. 

Na pequena carta, assinada por Kafka, estava escrito:

"Tudo o que você ama, provavelmente será perdido, mas no final o amor voltará de outra forma."

Inspirado nesta história, o escritor Jordi Sierra i Fabra escreveu o livro "Kafka e a boneca viajante"

Ilust. Pep Montserrat

  • ---------------------------------------------------------------


Ele foi abandonado pelo pai aos 3 anos e cresceu com 3 padrastos diferentes. Ele é disléxico. Seu sonho de se tornar um jogador de hóquei foi destruído por um grave acidente. Sua filha morreu ao nascer. Sua esposa morreu em um acidente de carro. Seu melhor amigo; River Phoenix morreu de overdose. Sua irmã; tem leucemia.⁣

Ele tem tudo para ser uma pessoa revoltada, e ao invés disso, com tudo o que aconteceu, Keanu Reeves,  nunca perde uma oportunidade de ajudar os necessitados. ⁣

Quando estava filmando o filme "The Lake House", ele ouviu a conversa de dois assistentes de figurino; Um chorou porque perderia sua casa se não pagasse $ 20.000 e no mesmo dia Keanu depositou a quantia necessária na conta bancária da mulher; Ele também doou quantias estratosféricas para hospitais.⁣

Em 2010, no seu aniversário, Keanu entrou em uma padaria e comprou um brioche com uma única vela, comeu na frente da padaria e ofereceu café para as pessoas que paravam para conversar com ele.⁣

Depois de ganhar quantias astronômicas para a trilogia Matrix, o ator doou mais de US $ 50 milhões para a equipe que cuidou dos figurinos e efeitos especiais - os verdadeiros heróis da trilogia, como ele os chamou.⁣

  • ---------------------------------------------------------------


Foi chamada Phillips, porque é assim que se chamava o navio que a trouxe, e Wheatley, que era o nome do mercador que a comprou. Nascida no Senegal. Em Boston, colocaram-na à venda:

- Tem sete anos! Vai ser uma égua boa!

Foi apalpada, nua, por muitas mãos.   anos, já escrevia poemas numa língua que não era a sua. Ninguém acreditava que ela era a autora. Aos vinte anos, Phillips foi interrogada por um tribunal de dezoito ilustrados cavalheiros com toga e peruca. Teve que recitar textos de Virgilio e Milton e algumas passagens da Bíblia, e também teve que jurar que os poemas que tinha escrito não eram plagiados. De uma cadeira, rendeu o seu longo exame, até que o tribunal a aceitou: era mulher, era negra, era escrava, mas era poeta.

  • ---------------------------------------------------------------


 Anúncio publicado pelo pastor R.R. Soares no jornal O Globo, 1987. De acordo com o líder religioso, a homossexualidade é um "mal espiritual" que pode ser curado por meio de tratamentos ligados ao seu culto religioso. A propaganda foi publicada no auge da disseminação da AIDS pelo mundo, quando a maioria da população acreditava que o vírus era transmitido apenas por homossexuais. Esse desconhecimento colaborou para a disseminação de discursos como esse, ainda muito presentes em alguns grupos religiosos.

  • ---------------------------------------------------------------

Em 1922, na Universidade de Toronto, os cientistas foram para uma enfermaria de hospital com crianças diabéticas, a maioria delas em coma e morrendo de cetoacidose diabética. 

Isto é conhecido como um dos momentos mais incríveis da medicina. Imagine uma sala cheia de pais sentados à beira do leito esperando a morte inevitável de seu filho. Os cientistas foram de cama para cama e injetaram nas crianças o novo extrato purificado - insulina. Quando eles começaram a injetar a última criança comatosa, a primeira criança injetada começou a despertar. Então, um por um, todas as crianças acordaram de seus comas diabéticos. Uma sala de morte e tristeza, tornou-se um lugar de alegria e esperança. Obrigado Dr. Banting e Dr Best! 

  • ---------------------------------------------------------------

Casa do Ipiranga nas margens da Estrada de Ferro em Morretes, Paraná. Esta foi a morada de Alfredo Andersen (1860-1935), um pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, considerado o "pai da pintura paranaense”.⁣

A memória paranaense sendo destruída. 


  • ---------------------------------------------------------------


Em 1950, uma jornalista criticou Marilyn Monroe dizendo que ela só estava linda graças aos seus vestidos super caros. 
Em resposta, Marilyn fez uma sessão de fotos usando um saco de batatas. 


  • ---------------------------------------------------------------

Cerca de 150 gatos pretos em fila para participar da audição de um papel em "The tales of terror", em Hollywood, 1961. Vários bichanos foram desclassificados por terem alguma parte do corpo de outra cor que não preto. 

Ao final, nenhum levou o papel, apenas sete selecionados ficaram como substitutos para um gato preto veterano como ator. 


  • ---------------------------------------------------------------

Fotografia tirada na Irlanda em 1972

Uma garota atirando com a arma do namorado ferido em uma batalha contra o exército britânico (ele sobreviveu depois de ser transportado para um lugar seguro, ela enfrentou os soldados britânicos até ser assassinada).

Quando o comandante do batalhão inglês descobriu que tinham lutado contra uma mulher, ordenou aos seus soldados que não tocassem no seu cadáver e permitiu que os irlandeses a enterrassem. Estes ouviram o comandante inglês exclamar;

-"a rainha não se preocupa conosco como esta mulher se preocupou com o seu homem e a sua terra".

A foto foi escolhida para o dia da mulher na Irlanda, junto à frase:

′′ Não tenha medo de estar associado a uma mulher forte. O dia pode chegar e ela será o seu único exército ". (Crônica Bruno Bursich). 


  • ---------------------------------------------------------------

Traslado do corpo de Getúlio Vargas do Rio de Janeiro para o enterro em sua cidade natal, São Borja, no Rio Grande do Sul, 26 de Agosto de 1954. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.⁣ Vargas suicidou-se na madrugada de 24 de agosto de 1954, logo depois de sua última reunião ministerial, na qual fora aconselhado por ministros a se licenciar da presidência devido ao isolamento político. 


  • ---------------------------------------------------------------

Cartão Postal do Rio de Janeiro da década de 1980 mostrando algumas garotas de bikini, vendendo uma imagem de sensualidade da mulher brasileira.⁣ 
A comercialização desse tipo de produto foi proibida em 2005 e hoje é raridade, sendo disputada por colecionadores. Acervo de Fernando França Leite. 


  • ---------------------------------------------------------------


Roque José Florêncio foi um homem conhecido como "escravo reprodutor" de uma fazenda do interior de São Paulo, onde dizem ter tido mais de 200 filhos e vivido até 130 anos, quando morreu em 1958.⁣ Sua família conta que Roque foi comprado na Vila Sorocaba e vendido para Visconde da Cunha Bueno, dono de um latifúndio voltado para a produção de café. Na propriedade, ganhou o nome e o apelido de "Pata Seca" pelas mãos compridas e finas. Como era alto (2,18 m) e na época acreditava-se que homens com canelas finas gerariam filhos do sexo masculino, ele foi escolhido para se deitar com as escravizadas e gerar mais mão de obra. 

  • ---------------------------------------------------------------

Um pouco da moda brasileira do fim da União Ibérica até a Segunda Guerra Mundial. 


  • ---------------------------------------------------------------


Os únicos bens materiais deixados por Gandhi após sua morte. 


  • ---------------------------------------------------------------

Albert Einstein usando seus chinelos felpudos favoritos.

"A criatividade é a inteligência se divertindo." - Albert Einstein.

Albert Einstein dispensa qualquer comentário sobre sua genialidade, então segue algumas frases e citações do gênio: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.” 

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.”

“Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro.”

“Imaginação é tudo, é a prévia das atrações futuras.”

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.”

“Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.”

“O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem a sua própria razão para existir.”

“Se você não consegue explicar algo de forma simples, você não entendeu suficientemente bem.”

“Nenhum problema pode ser resolvido a partir do mesmo nível de consciência que o criou.”

“Não tente se tornar uma pessoa de sucesso, tente se tornar uma pessoa de valor.” 


  • ---------------------------------------------------------------

Foto: IlustraçãoArqueólogos subaquáticos descobriram recentemente um pacote contendo os pertences de uma nobre mulher do século XVII.

Em um navio de três mastros afundado perto da ilha de Texel, no mar de Wadden, ao norte da Holanda. 

O embrulho continha um vestido de seda com cor de damasco surpreendentemente preservado, uma bolsa de veludo bordada, perfume, pente usado para tirar piolhos, meias e livros encadernados em couro estampados com o emblema do rei Carlos I, da família real Stuart da Inglaterra. 


  • ---------------------------------------------------------------

Foto: arquivo

Norwell Roberts em meio ao seu trabalho, 1967. Ele foi o primeiro policial negro admitido na cidade de Londres, Inglaterra. 


Por: Etiene Bouças