Em operação realizada pela Polícia Federal na qual foi encontrado R$ 30 mil em sua cueca e ter sido determinado pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do STF de forma liminar o seu afastamento por 90 dias do senado, Chico Rodrigues do DEM-RR, pediu licença por 121 dias.
Foto: divulgação
Esse pedido foi realizado nesta terça-feira dia 20 de outubro e com isso, deverá ser substituído por seu filho que é seu suplente, Pedro Rodrigues tambem do DEM-RR, ficando na vaga durante esse período.
O regimento do Senado Federal, determina que a substituição somente pode acontecer nos casos de pedidos de licenças que sejam superiores a 120 dias.
Como o pedido foi de 121 dias, os senadores deverão dar posse ao suplente.
Esse fato do senador ter se licenciado não deverá impedir o julgamento, previsto para esta quarta-feira dia 21 de outubro. A assessoria do Ministro Luiz Roberto Barroso informou, que "O Ministro irá analisar o caso se e quando for informado oficialmente da formalização da licença pelo senador. Poderá manter o julgamento no plenário ou poderá pedir a retirada da pauta, uma vez que o efeito da liminar já terá sido alcançado."
Atualização dia 20 de outubro às 16:00 horas.
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos da decisão tomada na semana passada de afastar das funções parlamentares o senador Chico Rodrigues do DEM-RR por 90 dias após o senador pedir a licença.
Geraldo Brandão
------------------------