Covid-19: Inauguração desobedece todas as normas de prevenção.

Foto: reprodução

 

O estado do Pará registrou neste sábado dia 10 de outubro 237.925 casos confirmados de covid-19 e 6.645 falecimentos devido a esse coronavirus.


 

Devido a grave situação da pandemia em todo o mundo, a tradicional  celebração religiosa que acontece no Estado do Pará, o Círio de Nazaré, neste ano,

está sendo realizado com um novo formato para evitar aglomerações. Estão sendo feitas diversas lives, que começaram na sexta-feira dia 9 de outubro e continuam até este domingo dia 11 de outubro.

Por outro lado, neste  sábado dia 10 de outubro às 10 horas, foi inaugurada uma loja da Havan. Várias fotos do evento foram publicadas nas redes sociais e até um vídeo do evento tambem está circulando e que pode ser visto no YouTube. 

Foto: reprodução


Em todas as imagens, aparece uma multidão esperando tanto para a abertura da loja, quanto dentro da mesma. São pessoas de todas as idades, aglomeradas, várias sem máscara, sem obedecer o distanciamento social que é uma das recomendações mais divulgadas em todo mundo.

A Loja da Havan foi fechada e seu gerente foi levado à delegacia depois que ocorreu a aglomeração para prestar esclarecimentos.

Segundo a declarações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) "Ele seria autuado por crime contra a saúde pública. A responsabilidade pela fiscalização no local é da Prefeitura de Belém, mas como o poder público municipal não se manifestou, a Sespa enviou ao local uma equipe da Vigilância Sanitária. O estabelecimento está sendo notificado pelo não cumprimento das regras de distanciamento social previstas pela OMS."

Já a Polícia Militar que acompanhou a operação esclareceu em nota que, "O representante do estabelecimento será intimado para prestar esclarecimentos e autuado por crime Contra a Saúde Pública, de acordo com o artigo 268 do Código Penal Brasileiro, cuja pena varia entre 01 mês e 01 ano de detenção, além de multa."

Por seu lado, a Prefeitura da cidade de  Belém afirmou tambem através de nota, que, "A Coordenadoria da Ordem Pública, órgão que integra o comitê de segurança municipal, notificou a Havan por não cumprir o Decreto Municipal nº. 97.474/2020, sob pena de multa e cancelamento do alvará de funcionamento por descumprimento da legislação vigente e protocolos sanitários específicos. Desde o início da manhã, equipes do município estão acompanhando a situação."

Geraldo Brandão