Páginas

Coronavirus: A Índia é hoje o segundo país em número de casos de pessoas contaminadas pelo Covid-19.

Foto: ilustração

Nesta segunda-feira dia 7 de setembro, a Índia registrou 4,2 milhões de infecções de covid-19 desde o início da pandemia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos que tem 6 milhões e na frente do Brasil que registra 4,12 milhões de casos de contágios.
Com relação ao número de falecimentos, os Estados Unidos conta 193.283, o Brasil 126.686 e a Índia 72.033 óbtos. Esses são os três países com mais descaso no mundo pelo vírus.

A Índia, que é o segundo país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, está sendo duramente atingido pela pandemia, que já matou mais de 880.000 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de acordo com dados oficiais.

Muitos especialistas acreditam que os números reais são bem maiores na Índia, argumentando que, "Os testes são insuficientes e que as mortes pela doença não são sempre registradas."

A cada dia, desde o mês de agosto, a Índia vem tendo registro de números cada vez maiores de novos casos superando outros países, tendo no sábado dia 5 de setembro, ultrapassado o total de quatro milhões, apenas treze dias depois de chegar a três milhões.

Shahid Jameel, virologista da Wellcome Trust / DBT India Alliance, declarou em entrevista a AFP que, "Os exames atualmente feitos em mais de dez milhões de pessoas por dia em média, vão se acelerar depois da recomendação na sexta-feira dia 4 de setembro feita pelos cientistas que o governo venha a autorizá-los com uma simples receita de um médico."

"Isso revelou mais pessoas assintomáticas, a verdadeira fonte dessa expansão na Índia e que dois terços dos casos vêm de áreas rurais e aldeias."

Com informações da AFP.

Geraldo Brandão