Uso ou não da hidroxicloroquina ainda continua em cena.

Declarações feitas nessa quinta-feira dia 6 de agosto, presidente do Brasil Jair Bolsonaro afirmou nas redes sociais que os estoques de hidroxicloroquina estão baixos.

Devido a isso afirmou que,
poderá ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pedindo uma remessa desse medicamento.

Segundo palavras do presidente, "Aceitei do presidente Trump a doação de 1 milhão de comprimidos, que ainda não foram distribuídos porque a cartela deles tem 100 comprimidos".

Os comprimidos precisam ser fracionados em cartelas menores, devido a regulamentação para uso no Brasil.

Completou ainda dizendo que, "E se o Trump, nós temos necessidade aqui de mais comprimidos, pode ser que haja mais necessidade, eu não tenho problema nenhum de ligar para o presidente norte-americano, se tiver mais, manda para nós, a gente manda um avião buscar ele manda um avião para cá e a gente distribui esse material aí".

Na mesma ocasião, também afirmou "que me recuperei da Covid-19 graças ao uso da hidroxicloroquina, assim como muitos de meus ministros."

O presidente ainda voltou a criticar o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta por ter se posicionado falando que, "Ele foi radicalmente contra o uso do medicamento e a mudança da orientação do ministério foi uma sugestão, não uma imposição minha."

Os comprimidos de hidroxicloroquina que foram doados ao Brasil, tiveram que ser enviados ao laboratório do Exército e lá estocados já que os governos estaduais através de seus secretários de Saúde se colocaram contrários ao uso desse medicamento como forma eficaz de tratamento contra a Covid-19.

Diversas pesquisas realizadas dentro e fora do país, chegaram a seguinte conclusão: "Está descartada a hidroxicloroquina como tendo eficácia no tratamento à doença causada pelo novo coronavírus alem de provocarem fortes efeitos adversos nos pacientes".

Geraldo Brandão