Prefeitura de Salvador anuncia os protocolos para a segunda fase da retomada das atividades na cidade.

Ontem quarta-feira dia 05 de agosto, o prefeito da Cidade do Salvador ACM Neto, na inauguração de um elevado para o BRT, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, anunciou os protocolos a serem seguidos na segunda fase de abertura da cidade.

Estão incluidas as seguintes atividades nessa fase:
academias de ginástica e similares;
barbearias, salões de beleza e equivalentes;
centros culturais, bibliotecas, museus e galerias de arte;
lanchonetes, bares e restaurantes.

ACM Neto disse que "Vamos contemplar, nesse segundo momento da reabertura, 30 mil estabelecimentos comerciais. Esperamos que isso não represente nenhum risco de crescimento do novo coronavírus na cidade. A fase um, que iniciamos no último dia 24, não teve um impacto negativo na rede de saúde, pois estamos regulando cada vez menos pacientes em nossas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e não houve estouro do número de casos e nem pressão nos hospitais".

Essa fase dois deverá ter início no começo da próxima semana. Isso ainda depende da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 se manter em até 70% por mais dois dias (ontem, terça-feira dia 4 de agosto o percentual estava em 68%).

Completou o prefeito, "Já acumulamos três dias com a taxa nesse patamar para baixo. Pelo protocolo conjunto que elaboramos com o governo do Estado, restam apenas dois dias. Esperamos que, até o final desta semana, já tenhamos alcançado os critérios para a fase dois".

"Vale frisar, entretanto, conforme anunciei ontem e já conversei com os setores que vão voltar na fase dois, que esse novo momento de reabertura só pode acontecer a partir de segunda-feira dia 10 de agosto, para evitar aglomerações em restaurantes no Dia dos Pais", acrescentou ACM Neto. 

Foi destacado que, "A Prefeitura segue investindo na ampliação de leitos e aquisição de equipamentos para que a taxa de ocupação nas UTIs caia ainda mais, ampliando o atendimento à saúde para quem precisar. Esta semana, por exemplo, devem chegar a Salvador mais 55 novos respiradores. Quanto mais folga tivermos nas unidades de saúde, mais segurança temos de que a reabertura se dará sem risco de retrocesso".


  • O protocolo de segurança que terá de ser cumprido determina:


1 - Academias - As academias poderão funcionar de segunda a sábado, com horário livre definido por cada estabelecimento, inclusive aquelas localizadas em condomínios. A capacidade será de uma pessoa a cada 6m². Haverá permissão de realização de atividades individuais e coletivas com marcação no solo. O tempo de permanência máximo de cada aluno será de uma hora, com uso obrigatório de máscara em todas as atividades. Para alunos de crossfit e de aulas coletivas, deverá haver afastamento mínimo de mais de 2m entre eles.

A higienização dos aparelhos, que precisam ter a distância mínima de 1,5m entre eles, precisa ser constante após cada uso, sem compartilhamento. Deverá haver medição de temperatura de funcionários e clientes. O uso de piscina estará proibido.
As regras terão quer ser cumpridas, pois serão fiscalizados. Caso a Prefeitura flagrar clientes ou funcionários sem máscaras, haverá interdição. Por isso, as academias devem evitar que esse tipo de situação aconteça orientando alunos e trabalhadores. Salvador possui quase 2.200 estabelecimentos desse tipo.

2 - Salões de beleza - Os cerca de seis mil salões de beleza, barbearias e similares da cidade poderão abrir de segunda a sábado, das 10h às 19h, com 30% da capacidade total e medição de temperatura de funcionários e clientes. O intervalo entre um cliente e outro deverá ser de, no mínimo, 15 minutos, para possibilitar a higienização do local.

O atendimento deverá ser individual e com hora marcada, e acompanhantes só serão permitidos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Continua vedado serviços que necessitem a retirada de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o atendimento.

3 - Bares, Restaurantes e Similares - Bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares, que somam 22 mil estabelecimentos em Salvador, poderão reabrir para atendimento presencial de segunda a domingo, das 12h às 23h. As lanchonetes, por sua vez, poderão reabrir de segunda a domingo, das 7h às 16h. É preciso haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes.

O máximo de pessoas permitido será de seis por mesa. O uso de máscaras será obrigatório, sendo liberado apenas no momento da refeição. Fica proibida a realização de eventos. O cardápio deverá ser digital ou plastificado e higienizado a cada uso. O serviço de buffet, se houver, deverá contar obrigatoriamente com um funcionário servindo. Rodízios estarão proibidos. O atendimento via delivery e com retirada do balcão poderá seguir sem restrição de horário.

4 - Museus, Galerias e Bibliotecas - Centros culturais, museus, galerias e bibliotecas poderão reabrir de segunda a sábado, das 10h às 16h, e domingo sem restrição de horário, com capacidade reduzida a 30% do total permitido em cada estabelecimento. Fica proibido o uso de audioguias e visitas guiadas. Obras e exposições interativas não serão permitidas. Exibição de filmes ou vídeos apenas em espaços abertos, com duração máxima de 15 minutos. A venda de ingressos será preferencialmente virtual, com horário agendado para visitantes, inclusive em casos de acesso gratuito. E o circuito de visitação deverá ser em mão única.

5 - Alimentação em shoppings - Além de anunciar os protocolos setoriais da fase dois, o prefeito divulgou também a segunda etapa da retomada de atividades que já reabriram na primeira fase. Estarão liberadas, por exemplo, as praças de alimentação de shoppings e centros comerciais com 50% da ocupação total. As academias, salões de beleza, restaurantes e lanchonetes também poderão reabrir nos shoppings e centros comerciais. Já as obras em imóveis residenciais habitados podem ser ampliadas para quatro funcionários a cada 100m², mediante autorização do condomínio.

6 - Regras Gerais - Além dos protocolos setoriais, com determinações específicas que foram debatidas com os segmentos e acordados com o governo do Estado, todas essas atividades precisam seguir também as regras gerais estabelecidas pelo município para toda a cidade.


  • Confira todas elas clicando ( AQUI ) ou copiando e colando no seu navegador http://informe.salvador.ba.gov.br/coronavirus/decretos/protocolos.


Cada uma das fases de reabertura, foi elaborado um protocolo geral em conjunto entre a Prefeitura e Governo do Estado.
A liberação das atividades econômicas, culturais e religiosas na cidade se dará em fases que estão ligadas ao percentual de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 na cidade.

Ficou determinado que para começar a fase um,  (iniciada no último dia 24 de julho), a taxa de ocupação dos leitos precisava estar em no máximo 75%, permanecendo assim por cinco dias.
As atividades incluídas nessa fase, foram para atendimento presencial nos shoppings centers e centros comerciais, lojas de rua acima de 200 metros quadrados, templos religiosos e eventos no sistema drive-in, cada um obedecendo protocolos específicos de funcionamento.

Já o começo da fase dois, é preciso antes um ciclo de intervalo de 14 dias em relação à fase um. Além disso, é necessário que, durante cinco dias, a taxa de ocupação dos leitos fique em no máximo 70%.

Para o começo da fase três, a regra é a mesma, só que a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 deve ser de no máximo 60%.

Para a fase 3, poderão reabrir:
1 - parques de diversões e parques temáticos;
2 - teatros, cinemas e demais casas de espetáculos;
3 - clubes sociais, recreativos e esportivos;
4 - centros de eventos e convenções.

Por outro lado, os que envolvem por exemplo, a volta às aulas e a reabertura de praias e equipamentos públicos, não fazem parte das fases citadas acima e tambem terão regras e prazos de retomada específicos que serão divulgados pela Prefeitura, avaliando a evolução do quadro do novo coronavírus na cidade.


  • Atenção, alerta.  


Risco de retrocesso.

Para que se configure risco de retrocesso, é preciso que o percentual de ocupação das taxas de UTI para pacientes com a Covid-19 varie cinco pontos percentuais acima do limite de cada etapa do faseamento no ciclo de 14 dias entre as fases. Se isso ocorrer, Prefeitura e governo do Estado se reúnem para avaliar o fechamento de atividades. Exemplo: se, após a liberação da fase dois, o percentual de ocupação das UTIs subir para 75% ou mais no ciclo de 14 dias, permanecendo assim, esse risco se configura.

Com Informações da Secom - Salvador

Geraldo Brandão