O que aconteceu que tem causado o grande número de jovens contraindo a Covid-19?

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde que em comunicado nesta terça-feira dia 4 de julho divulgou, o número de pessoas entre 15 e 24 anos vem aumentando consideravelmente. 
Conforme estudos iniciais,
o grupo de risco para contrair a doença era composto por pessoas idosas.

Com isso, os jovens em sua maioria, relaxaram com relação às medidas de prevenção contra a doença já muito conhecidas, não se importando em frequentar festas e de estar em ambientes com aglomerações de pessoas.

Isso ocorre em todo o mundo onde os mais  jovens não reconhecem o perigo do Covid-19 e não assumem um comportamento preventivo.

Isso faz parte de um estudo realizado e divulgado pela OMS  no qual "foram analisados 6 milhões de casos de coronavírus entre 24 de fevereiro e 12 de julho cujo balanço, a proporção de contaminações de pessoas da faixa etária de 15 a 24 anos passou de 4,5% a 15%".

Esse processo foi verificado nos Estados Unidos, na Europa, em vários países, principalmente na França, Espanha e Alemanha tambem na Ásia e América Latina a situação não é diferente.

Perto de ultrapassar 700.000 mortes por coronavírus, vários países vêm adotando medidas restritivas, inclusive aqueles onde parecia ter superado a pandemia, como decretar um novo confinamento social, obrigar o uso de máscara nas ruas, etc.

Os números de casos de pessoas infectadas continua alarmante. Na América Latina e Caribe, são mais de cinco milhões de casos e 203.000 mortes, no Brasil, com quase 95.000 mortes, se tornou o país mais afetado.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou nessa terça-feira dia 4 de julho que, "a situação da Covid-19 no Brasil continua crítica, alertamos para o impacto devastador da pandemia em outras doenças."

Ainda nesta terça-feira, o vírus matou na Europa mais de 211.000.

Os EUA contabilizam mais de 155.471 mortes e mais de 4.700.000 casos confirmados de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Outros países tambem registram um grande número de casos como o México (48.000 mortes), Reino Unido (46.000 mortes) e Índia (39.000 mortes) por causa do novo coronavirus.

Diante desses aumentos de casos, diversos países voltaram a estabelecer novamente as restrições que já tinham encerrado.

A população não está respeitando as regras de isolamento social após a abertura da economia.

Geraldo Brandão