Páginas

Nesta segunda começa a fase 2 de reabertura em Salvador. Saiba como será.

Foto: divulgação - Secom
Nesse sábado dia 8 de agosto, o prefeito de Salvador, ACM Neto deu entrevista numa coletiva de imprensa de forma virtual. 

Ele falou sobre a segunda fase de reabertura da economia que começará nesta segunda-feira dia 10 de agosto, adiantando que,
com relação às escolas e praias que não vão entrar nessa fase 2 de flexibilização.

"as instituições de ensino da capital baiana seguem fechadas assim como as praias, que continuam sem previsão  para a divulgação de protocolos para as suas retomadas."

O prefeito disse que, "Nós vamos agora ativar a segunda fase, esperar 15 dias e observar se as taxas continuam caindo. A partir daí é que a prefeitura e o governo do estado vão sentar para discutir. Se tudo ocorrer bem, se a doença seguir controlada e com percentuais em queda, poderemos apresentar protocolos para a retomada do ano letivo e das praias. Isso, no entanto, não quer dizer que estamos definindo uma data. O que eu quero dizer é que sentaremos para analisar."

Com relação ao retorno das aulas, disse se ter cuidados especiais, "Prefiro não ficar nesta expectativa de abre ou não abre. Nós vamos avaliar como está o quadro da pandemia em Salvador e só aí vamos pensar como vai ser a retomada do ano letivo. A questão da educação é muito séria. Como a gente vai conseguir que as crianças tenham esse cuidado? Elas vão voltar para casa e ter contato com familiares que são do grupo de risco."

Na próxima segunda-feira dia 10 de agosto, vão reabrir:
bares; restaurantes; academias; salões de beleza e museus.
Alem desses, também serão liberadas as praças de alimentação dos shoppings centers com no máximo 50% de ocupação total.

Quanto ao transporte público, a frota de ônibus será aumentada de 70% para 80% totalizando 1.770 ônibus.

Sobre o transporte ACM Neto disse que, "Não posso deixar de fazer um apelo para a organização, principalmente, do transporte público. O cidadão tem que nos ajudar como vem colaborando desde a ativação da 1ª fase."

Com a reabertura da próxima segunda-feira "Nós vamos acompanhar com toda a atenção cada uma destas atividades. Não vamos tolerar o descumprimento dos protocolos, principalmente nos bares. Se houver risco de desordem e de aglomerações, nós vamos tomar medidas duras", afirmou o prefeito.

Para a liberação dessa fase 2, teve um espaçamento de 14 dias contados a partir do início da fase 1 e tendo que, por cinco dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 permanecido em no máximo em 70%.

Continuou ACM Neto, "A taxa de ocupação de leitos de UTI registrou ontem (sexta-feira) 59%, bem abaixo do máximo de 70% exigidos. Além disso, completamos ontem sexta-feira dia 7 de agosto, seis dias com a taxa abaixo dos 70%, quando seriam necessários apenas cinco, e nem estamos contando hoje sábado dia 8 de agosto e amanhã domingo 9 de agosto. Confesso que eu não esperava que fossemos ter esta taxa de ocupação inferior ao que foi definido e ainda com folga. Tudo isso nos permite confirmar, finalmente a reabertura com absoluta segurança e cumprindo os protocolos."

Falaram ainda:
1 - O presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA) Luiz Henrique Amaral dizendo que, "Os custos operacionais são maiores, e a oferta e demanda estão reduzidas. Precisamos desenvolver a capacidade de criar ambientes de negócios que nos permitam manter a saúde das empresas, das pessoas, dos colaboradores e dos empresários na construção deste ambiente saudável dentro dos bares e restaurantes. Só existe ambiente seguro com comportamento seguro, seja em qualquer empresa como também nos nossos lares".

2 - A presidente da Associação Baiana de Salões de Beleza (Abasbe) Sarah Pires, "Era o que todos nós queríamos, principalmente, por todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor. A gente tem que ter muito cuidado com esta retomada e manter a esperança de que tudo volte ao normal o quanto antes para que os salões trabalhem com a sua capacidade máxima".

3 - O CEO da rede de Academias Selfit, Leonardo Pereira comentando que, "Com a liberação pela autoridade local competente para a reabertura das academias em Salvador, a Selfit se preparou para este momento com um rigoroso protocolo em todas as suas unidades. As academias são promotoras de saúde, com grande contribuição para o aumento da imunidade e no combate à obesidade e ao sedentarismo, fatores de risco para o agravamento da covid-19."

Continuou Neto dizendo que, "Os números apresentados demonstram o enfraquecimento da doença na capital, graças às medidas adotadas pelo município em conjunto com o Estado. Esses índices ainda continuam em queda, o que nos faz crer que Salvador terá, cada vez mais, uma participação menor no número de casos e óbitos. Mesmo com a primeira fase liberada, conseguimos manter esta tendência de queda."

"O fator que mede a capacidade de uma pessoa infectada com o novo coronavírus contaminar outra na cidade, chamado de RT, alcançou, mesmo com a retomada de atividades, o índice de 0,3, o mais baixo já registrado. Amanhecemos hoje sem qualquer paciente esperando regulação nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seja para leitos clínicos ou de UTI, o que mostra que a pressão nas UPAs é cada vez menor."




Com relação as próximas etapas, o prefeito falou que, "Nós vamos agora ativar a segunda fase, esperar 15 dias e observar se as taxas continuam caindo. A partir daí é que a prefeitura e o governo do estado vão sentar para discutir. Se tudo ocorrer bem, se a doença seguir controlada e com percentuais em queda, poderemos apresentar protocolos para a retomada do ano letivo e das praias. Isso, no entanto, não quer dizer que estamos definindo uma data. O que eu quero dizer é que sentaremos para analisar".

Geraldo Brandão