Fase 3 de reabertura das atividades econômicas Salvador, será liberada por etapas.

Foto: Ilustração
O prefeito da Cidade do Salvador, ACM Neto neste sábado dia 29 de agosto na coletiva de imprensa virtual, anunciou o início da Fase 3 de liberação da economia.



Nessa fase, as liberações das atividades econômicas serão feitas por etapas,
liberando de forma parcial diferente das Fases 1 e 2.

Em sua fala, ACM disse que, "Estamos tendo todo cuidado para que essa retomada aconteça de forma segura. Por isso, inclusive, que a fase três está sendo liberada em partes, porque as comissões técnicas da Prefeitura e do governo do Estado precisam acompanhar com cuidado o impacto nos números da pandemia. Vale lembrar que os protocolos precisam ser seguidos, por vamos continuar fiscalizando de forma dura".

Nessa primeira etapa da  3, serão reabertos:

1 - Clubes sociais;
2 - Secretarias e órgãos públicos municipais;
3 - Templos religiosos (terão um aumento do número máximo de pessoas);

Cada seguimento tera que seguir os protocolos pré estabelecidos e serão fiscalizados com rigor, afirmou o prefeito.


  • Os Clubes sociais.

Já a partir desta segunda-feira dia 31 de agosto, poderão reabrir para práticas esportivas (individuais ou em dupla) menos aquelas que tenham contato físico, como por exemplo, não poderá haver aulas de dança, nem de lutas marciais.

As aulas coletivas terão que ser com no máximo dez alunos garantindo o distanciamento entre eles. Tambem, a duração máxima das aulas terá que ser de 50 minutos. A piscina somente poderá ser utilizada para atividades físicas não para sócios apenas tomarem banho.

Poderão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 6 horas às 18 horas, e aos sábado e domingo, das 6 horas às 14 horas.

Dentro do clube, só será permitida a presença de 300 frequentadores ou no caso de clubes menores, uma pessoa a cada nove metros quadrados de área disponível.


  • Secretarias e órgãos públicos municipais.

Essas tambem voltarão a funcionar seguindo regras, conforme informou o prefeito, "De forma a preservar a vida tanto de servidores quanto da população em geral. Aquelas repartições que fazem atendimento ao público, a exemplo das Prefeituras-Bairro e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM), irão reabrir no próximo dia 8 de agosto, após adequações para cumprimento dos protocolos exigidos."


  • Templos religiosos.

Fica determinada a ampliação do número máximo de pessoas, passando de 20% para 30% do espaço disponível ou de 50 pessoas, o que for maior.

Quanto a outras atividades econômicas incluidas na Fase 3 como:  Parques de diversões e temáticos; Teatros; Cinemas; Casas de espetáculo; Centros de eventos e de convenções, terão que continuar fechados por enquanto.
A prefeitura e o governo estadual vão posteriormente, a depender da situação da pandemia, decidir uma data e como serão feitas essas voltas às atividades.

Geraldo Brandão