Páginas

Como em vários países da Europa, a França vem contabilizando recordes de novos casos de Covid-19. Tambem sobre os casos de reinfecção

shutterstock

Jean Castex, primeiro-ministro da França em coletiva de imprensa declarou, "A epidemia está voltando a se espalhar por todo país. Não estamos na situação grave que estávamos em março ou abril. Mas é preciso intervir agora, porque o crescimento pode ser exponencial."

Com informações do Órgão de Saúde Pública divulgadas nesta quinta-feira dia 27 de agosto,
foram registrados 6.111 novos casos de Covid no país nas últimas 24 horas, um recorde de contaminações desde março. Devido a esse fato, acabou gerando a necessidade de serem intensificadas as medidas de controle.

O Governo da França determinou nessa sexta-feira dia 28 de agosto a intensificação das medidas de controle do coronavírus, como por exemplo o uso obrigatório de máscara em todas as ruas de Paris.

Alem de Paris, 21 dos 101 territórios franceses entre eles, as regiões de  Lyon e grande parte da Costa Mediterrânea Francesa.

O Governo Francês autorizou aos prefeitos dessas regiões, "Atuarem com a polícia podendo adotar medidas mais restritivas de circulação para reduzir a transmissão do coronavírus. Na região metropolitana de Paris, o uso da máscara se tornará obrigatório em todas as ruas a partir das 8 horas dessa sexta-feira dia 28 de agosto, também para os ciclistas."

O primeiro-ministro lembrou que, "O uso da máscara já é obrigatório no transporte público da capital francesa, em lugares fechados e nas ruas mais movimentadas, sob pena de uma multa de 135 euros cerca de R$ 889,00. Tambem que, desde terça-feira dia 25 de agosto, em Marselha, os restaurantes e bares devem fechar suas portas às 23 horas."

"Nosso objetivo é fazer todo o possível para evitar um reconfinamento geral e um grande fluxo de pacientes", concluiu o primeiro-ministro.

Apesar desse crescimento de novos casos de pessoas contaminadas, as autoridades francesas não pretendem adiar o retorno das crianças às aulas já na próxima semana.

De acordo com o Primeiro Ministro, "A regra é simples: o uso da máscara é, a partir de agora, obrigatório em todos os espaços fechados onde se encontram várias pessoas. Logo, nas escolas, todos os estudantes com mais de 11 anos e os professores deverão usar máscaras durante as aulas e também nos intervalos."

Tambem vêem sendo analisados em vários países, casos relatados de pessoas que estão tendo uma reinfecção. Após terem contraído a Covid-19 e terem recebido alta, algum tempo depois voltaram a testar positivo para a doença novamente.

Alguns desse países são: Brasil, China, Hong Kong (onde teve o primeiro caso constatado), Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, entre outros.

Os casos relatados ainda são poucos porem, devem ser avaliados pelos cientistas. Várias hipóteses têm sido levantadas como por exemplo: " vírus remanescentes da primeira infecção, serem responsáveis pelo segundo resultado positivo",  entre outtas.

De qualquer forma, a possibilidade de reinfecção não está descartada.

Isso levanta também os questionamentos sobre a futura vacina. Por quanto tempo ela irá imunizar a população. Isso tambem vem sendo estudado e afirmado por alguns cientistas que, a imunização feita por uma vacina será maior que a produzida pelo próprio organismo humano após ter contraído a doença e se curado mas, acreditam que, assim como a vacina para a gripe, deverá ter doses periódicas de reforço.

(Com informações da AFP, Reuters, DW, Ansa, RFI, BBC)

Geraldo Brandão