Utilidade Pública: Você lê os termos de uso antes de assinar?


Muitos de nós não temos o costume de ler os contratos, termos de uso, etc antes de assinar.




Com a ansiedade de concretizar logo o desejo da utilização de determinado bem e/ou serviço, simplesmente assinamos o contrato sem antes ler. Sem falar na preguiça certo?
Isso ocorre muito na internet ao instalar um software, app, etc.

Nos casos de bens físicos como hardware, eletro eletrônicos e outros, falaremos de uma outra coisa que costumamos não ler, o "Manual de Instruções" mas, isso fica para depois.

Voltando ao assunto, aquele joguinho para se divertir nas horas vagas, um app de comunicação, etc, na sua instalação, em "concorda com nossa política de utilização", simplesmente clicamos em concordo sem ter a menor ideia do que estamos concordando.

O costume de ler antes de assinar, é muito importante e deve ser adiquirido para evitar dor de cabeça, aborrecimento, prejuízos, desapontamento entre outras coisas piores.

Vamos pegar um exemplo prático. Um app bastante utilizado no mundo, o WhatsApp.
Provavelmente você tem ele instalado no seu celular, tablet, computador e usa bastante não é? Com certeza você clicou em "concordo" o que significa, assinou um contrato para utilizar ele. Aí vem a pergunta, você leu antes o que assinou?

Erros todos cometem mesmo sem a intenção de prejudicar a terceiros ou de tirar vantagens ilícitas. Muitos desses pequenos erros podem acarretar na suspensão temporária ou mesmo definitiva dos serviços.

Você poderá ser surpreendo ao abrir o WhatsApp com uma mensagem, "Seu número de telefone não está autorizado a usar nosso serviço. Entre em contato com o suporte para obter ajuda”, (lembrando que isso pode acontecer com qualquer outro serviço). Caso aconteça, espero que não, o endereço do suporte do WhatsApp é support@whatsapp.com.

Se você tivesse lido, você veria entre outras coisas em "Rescisão".

"Podemos modificar, suspender ou encerrar seu acesso ou uso dos nossos Serviços a qualquer momento e por qualquer motivo, por exemplo, se você violar as disposições ou intenções destes Termos ou prejudicar, colocar em risco ou expor juridicamente a nós, nossos usuários ou terceiros. As disposições abaixo continuarão em vigor após a extinção de seu relacionamento com o WhatsApp: 'Licenças', 'Avisos legais', 'Limitação de responsabilidade', 'Indenização', 'Solução de Controvérsias', 'Disponibilidade', 'Rescisão de nossos Serviços', 'Outros', e 'Cláusula especial de arbitragem para usuários nos Estados Unidos e no Canadá'."

Ficou pelo menos curioso? Então entre em "Dados jurídicos do WhatsApp" (https://www.whatsapp.com/legal/?l=pt_br) e leia o que vai ou já assinou principalmente o capítulo "Uso aceitável de nossos serviços."

Recomendação importante:
NUNCA ASSINE NADA, SEJA O QUE FOR SEM LER ANTES e seja feliz.

Geraldo Brandão