Páginas

Nota de esclarecimento da Anvisa sobre ivermectina.

Usar medicamentos sem acompanhamento médico principalmente sem saber se são realmente indicados para aquela doença, coloca riscos a sua saúde.

A ivermectina, pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
diarreia, náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos; Alem disso, podem ocorrer tontura, sonolência, vertigem e tremor, prurido, erupções e urticária.

Com muitas notícias divulgadas com relação a medicamentos contendo ivermectina para o tratamento do coronavirus, Covid-19, a Anvisa divulgou uma nota de esclarecimento.

" Nota de esclarecimento sobre a ivermectina.
Publicado: 10/07/2020
Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece: Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso. Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil. Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento. Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor."

"Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19. Assim, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus."

"Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil. Os medicamentos atualmente aprovados são utilizados para tratamento dos principais sintomas da doença, como antitérmicos e analgésicos. Para casos em que há infecções associadas, recomenda-se usar agentes antimicrobianos (antibióticos)."

"A ivermectina é um agente antiparasitário aprovado pela Anvisa em 1999 e que nos últimos anos demonstrou ter atividade antiviral in vitro contra uma ampla gama de vírus."

Com relação a Ivermectina contra a Covid-19, "De acordo com a base de dados clinicaltrial.gov, até o momento existem 26 estudos clínicos propostos para avaliar a eficácia desse produto, tanto com propostas de atuação na prevenção quanto no tratamento da Covid-19. No Brasil, apenas um estudo foi localizado, realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com previsão para conclusão em julho de 2021. Trata-se de um estudo acadêmico, que não passou pelo procedimento de anuência da Anvisa."

Não existe portanto, resultados conclusivos sobre a eficácia da ivermectina no combate à Covid-19 nem como indicações de como seria ministrada aos pacientes.

"A ivermectina é indicada para o tratamento no combate aos sintomas causados por vermes ou parasitas."

Fonte: Anvisa

Nunca é demais alertar a população que a automedicação pode representar um grave risco a saúde.

Geraldo Brandão