Páginas

Pesquisa quer saber como a pandemia afeta a vida dos jovens; enquete será feita até este domingo

Raquel Júnia

Uma pesquisa de abrangência nacional quer saber como os jovens estão enfrentando a pandemia do coronavírus e o impacto nos seus projetos em meio às medidas de  isolamento. Os dados devem servir de base na elaboração de políticas públicas voltadas para a juventude.



Disponível na internet até este domingo, dia 31, o formulário convida especialmente quem tem de 15 a 29 anos de idade a responder a pergunta "Quais os efeitos da Covid-19 em sua vida?".  A iniciativa é do Conselho Nacional da Juventude, o Conjuve, em parceria com diversas organizações que atuam junto a essa faixa etária.

O vice- presidente do Conjuve e coordenador da pesquisa, Marcus Barão, destaca que o objetivo é criar uma base sólida de evidências para nortear as políticas públicas durante e pós pandemia.

Mais de 20 mil jovens, de todos os estados e com diferentes perfis, já responderam o formulário.

A metodologia da pesquisa, inclusive a idealização e a posterior análise dos dados, inclui a participação de grupos de jovens.

A Jornalista Mariana Resegue, secretária executiva da organização ¨"Em Movimento", uma das instituições que fazem parte do esforço da pesquisa, acrescenta o quanto é preciso entender o que está acontecendo com a juventude nesse momento para que haja acerto nas ações públicas.

A pesquisa levanta aspectos que se referem a condição sócio-econômica, trabalho, educação, acesso à informação e principais preocupações, além de perguntas sobre as percepções relativas ao atual momento.

O formulário está disponível em bit.ly/juventudesecovid19. Ou então, basta pesquisar no navegador Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus.