"Pele Negra, Máscaras Brancas" no TCA

SecultBA leva espetáculo "Pele Negra, Máscaras Brancas" para o TCA

s
Foto:  Adeloyá Magnoni

Cabriola Cia de Teatro

Cabriola Cia de Teatro
Teatro para seu evento

Rádio Cabriola

Rádio Cabriola
Para ouvir no celular
Os impactos gerados pelo racismo na vida de pessoas negras é o tema do espetáculo "Pele negra, Máscaras Brancas", que acontece no dia 14 de julho, no Teatro Castro Alves, no bairro do Campo Grande, em Salvador. A apresentação da Companhia de Teatro da UFBA é inspirada na obra de Frantz Fanon, influente psiquiatra e pensador negro do século XX, e é realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), dentro do Domingo no TCA, projeto do TCA/Funceb, com ingressos a R$ 1,00 e R$ 0,50.

A peça tem texto de Aldri Anunciação, direção de Fernanda Júlia e co-direção de Licko Turle. O elenco é majoritariamente negro e traz a primeira mulher negra, Onisajé (Fernanda Júlia), como diretora de um espetáculo pela companhia de Teatro da UFBA, fundada em 1981. Para Onisajé, “o convite para ir ao TCA é a possibilidade de abrir um equipamento público para uma plateia que, geralmente, não se vê representada em grandes palcos”.

Segundo o co-diretor Licko Turle, o processo de montagem foi feito na Companhia de Teatro da UFBA, com apresentação no Teatro Martim Gonçalves (TMG), durante quatro semanas e casa lotada. “O espetáculo acabou sendo um sucesso de público e, até mesmo de crítica, por esse motivo buscamos a Secretaria de Cultura do Estado, que teve a visão da importância do espetáculo, para apresentar no projeto Domingo no TCA”.