Sala Walter da Silveira terá exibição gratuita de filmes em abril

f
Anunnaki - Mensageiros do Vento


Durante o mês de abril, a Sala Walter da Silveira, gerida pela Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão da Secretaria de Cultura (SecultBA), terá uma programação diversificada pra todos os gostos e estilos cinematográficos. Na programação mensal estão a mostra Cinemateca da Bahia em Cartaz, Cinemas do Brasil, a clássica Sessão Cine Horror e a apresentação dos registros do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb. Todas as exibições são gratuitas.


A largada foi dada nesta terça-feira (02), com a exibição do registro visual das apresentações feitas pelas turmas intermediárias e avançadas do Curso Preparatório de Dança da Funceb. As apresentações aconteceram em 1º de novembro de 2019 no Teatro Castro Alves.

A programação segue nesta quinta-feira (4), com a exibição do documentário Nkenda, às 19h. O filme mergulha no processo de aceitação da religiosidade tradicional de uma mulher nigeriana, de família pentecostal, ao mesmo tempo em que saía em busca do seu próprio caminho interior. O trabalho é uma atividade complementar de contrapartida do Edital de Mobilidade Artística e Cultural de 2018, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


Teatro para seu evento

Ouça enquanto lê

Outra opção é a Mostra “Cinemateca da Bahia em Cartaz” com a exibição de filmes restaurados pela DIMAS/Funceb. Os filmes serão exibidos de 4 a 10 de abril, sempre às 15h. No ciclo, o público vai ter a oportunidade de rever ou descobrir desde curtas-metragens clássicos de Alexandre Robatto (a exemplo de “Vadiação”, “Entre o Mar e o Tendal” e “Xaréu”) até filmes do cinema marginal dos anos 1960, caso da produção baiana “Caveira My Friend”, de Álvaro Guimarães.

Também constam na programação outras obras produzidas no Estado, ainda no século passado, como “Nós, por exemplo” e “O Alquimista do Som”, de José Walter Lima; e “Tocaia do Asfalto”, do pioneiro do cinema baiano Roberto Pires.

Nos dias 8 e 13 de abril, às 19h, será a vez da “Mostra Cinemas do Brasil”. A atividade apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria, documentários que buscam homenagear os cinemas de rua do país e que propõem uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos. A mostra temática tem por objetivo tornar os cinemas de rua os protagonistas das histórias na tela.

Para os amantes do cinema fantástico de Salvador, a Sessão Cine Horror vai apresentar Cannibal Holocaust, clássico do ciclo de filmes italiano sobre canibalismo. A exibição única será dia 17 de abril, às 18h30, na Sala Walter da Silveira. Censurado em mais de 50 países, o filme de 1980 choca espectadores até hoje com suas representações gráficas de violência. O filme faz uma crítica à sociedade supostamente civilizada.

Encerrando as atividades do mês, no dia 27, das 13h às 20h, será exibido o filme Anunnaki - Mensageiros do Vento. O longa é a primeira ópera rock em desenho animado já realizada no Brasil. A história é livremente inspirada nas traduções das tabuletas de argila da Suméria, a primeira civilização humana conhecida. O filme conta a saga dos Anunnaki. Vindos de Nibiru, eles buscam o ouro da Terra para solucionar o desequilíbrio na atmosfera de seu planeta natal.

A Sala Walter da Silveira fica localizada na Rua General Labatut, 27, Subsolo da Biblioteca dos Barris. O espaço climatizado tem capacidade para receber até 200 pessoas.


Serviço:

Documentário Nkenda
Quando: 4 de abril de 2019, às 19h
Mostra Cinemateca da Bahia em Cartaz
Quando: 4  a 10 de abril de 2019, às 15h
Mostra Cinemas do Brasil
Quando: 8 e 13 de abril de 2019, às 19h
Sessão Cine Horror - Cannibal Holocaust
Quando: 17 de abril de 2019, às 18h30
Anunnaki - Mensageiros do Vento
Quando: 27 de abril de 2019, das 13h às 20h

Onde: Sala Walter da Silveira - Rua General Labatut, 27,Subsolo da Biblioteca dos Barris
Exibições gratuitas