OSBA celebra ações para democratizar acesso à música de concerto

E
Foto: Wendell Wagner

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) caminha para seu 3º ano de contrato sob novo modelo de gestão, após consolidar seu processo de publicização em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS), assumiu a gestão da OSBA que permanece como corpo artístico público, sendo ainda mantida com recursos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult-BA).

Nesta nova fase, a OSBA vem conseguindo democratizar o acesso à música de concerto, ampliando, renovando e ficando cada vez mais próxima do seu público. Em março deste ano, por exemplo, lotou duas apresentações do Sarau Myriam Fraga na Sala do Coro, dois concertos realizados no município de Mata de São João e esgotou em pouco mais de 24 horas os ingressos para duas edições do CINE CONCERTO no Teatro Castro Alves. O próximo desafio é lotar o TCA na estreia do projeto “OSBA EM FAMÍLIA” na Temporada 2019, no próximo dia 14 de abril, às 17h, na Sala Principal. Os ingressos, a R$ 20 e R$ 10, já estão à venda nas bilheterias do teatro e na Ingresso Rápido: https://bit.ly/2I8EPtn

Ao completar dois anos da nova gestão nesta quinta-feira, 04 de abril, data em que o governador Rui Costa assinou o contrato de publicização, em 2017, a OSBA celebra hoje a chegada de novos músicos, selecionados em audições realizadas em Salvador e São Paulo, além da criação de novas séries e projetos. Neste período, mais de 500 apresentações atingiram cerca de 120 mil espectadores, além da circulação pelo interior que contemplou 10 cidades: Camaçari, Alagoinhas, Santo Amaro, Valença, Jequié, Feira de Santana, Cachoeira, Ilhéus, Vitória da Conquista e Mata de São João, percorrendo 3.200km Bahia adentro.


Teatro para seu evento

Ouça enquanto lê

Na Temporada 2018, além da tradicional Série Jorge Amado, a OSBA encheu 05 vezes a Sala Principal do TCA aos domingos com a estreia do projeto “OSBA EM FAMÍLIA”. Uma oportunidade a mais para que as famílias baianas desfrutem da Orquestra e do maior Complexo Cultural do Estado com uma oferta de excelência e a preços populares. Além disso, a OSBA lotou a Concha Acústica do TCA em cinco ocasiões, com três edições do CINE CONCERTO e duas vezes com o Concerto de Natal, em dezembro. Uma nova série foi batizada com o nome da matriarca baiana Mãe Menininha do Gantois. E no verão deste ano, a orquestra marcou presença na agenda de baianos e turistas com o “Verão da OSBA”, com quatro dias de apresentações lotadas ao ar livre no Forte de São Diogo, na Barra.

Neste novo contexto, a OSBA também reforçou seu papel social, fortalecendo a ação do projeto sócio educativo “Cameratas para Todos”, realizando 192 apresentações anuais em asilos, hospitais, unidades prisionais, creches, bibliotecas e escolas públicas, atendendo milhares de baianos. Foram firmadas parcerias de grande impacto social com entes públicos como Hemoba, por ocasião do Mês do Doador de Sangue e Medula; e com a Polícia Militar da Bahia, contribuindo com a formação dos jovens cadetes, que compareceram a todas as nossas apresentações da Série Jorge Amado. Parcerias constantes com as Voluntárias Sociais da Bahia e com as Obras Sociais Irmã Dulce, resultaram em ações e apresentações por diversas instituições da capital baiana

Sob o comando artístico do maestro Carlos Prazeres, a OSBA é um corpo artístico dinâmico e vivo que faz parte da vida de sua comunidade e que também desponta no cenário nacional das orquestras como uma referência de gestão e relevância artística. Não à toa, a OSBA alcançou mais de 4.5 milhões em mídia espontânea ao longo da Temporada 2018. Outra novidade foi a criação do “OSBA fã-clube”, uma iniciativa que surgiu do próprio público que freqüenta assiduamente os concertos da OSBA que se mobilizou e criou o primeiro fã-clube de orquestra que se tem registro no Brasil.

Nesta Temporada 2019, a OSBA reforça seu papel de corpo artístico público sediado no Complexo Teatro Castro Alves com mais apresentações e explorando as múltiplas possibilidades cênicas da recém inaugurada Sala do Coro com edições do Sarau Myriam Fraga e da sua Série Carybé. Além disso, a orquestra estabelece um diálogo criativo com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) com a realização de um espetáculo em conjunto e segue com as suas séries principais no Complexo TCA, mantendo o “OSBA EM FAMÍLIA” aos domingos e trazendo como uma das apostas o "Ciclo Beethoven", desafio que a OSBA assume de interpretar as todas as 9 sinfonias de um dos maiores mestres da música de concerto.

A orquestra segue em 2019 com a turnê "OSBA NA ESTRADA" pelo interior da Bahia, contemplando novos municípios e territórios de identidade, fortalecendo sua condição de corpo orquestral que carrega a Bahia no nome, que dialoga com a riqueza e a diversidade cultural destes estado e que represente todos os baianos e baianas da capital ou do interior. Edições e concertos especiais como o “CINE CONCERTO”, São João Sinfônico e “BAILE CONCERTO”, todos eles repaginados e cheios de surpresas, também estão previstos neste novo ano de atividades. #VIVAOSB