Filme Revolta dos Búzios circula por mais três Escolas Culturais

h
Foto: Divulgação

Com o objetivo de dinamizar a cultura em escolas públicas da rede de ensino, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), exibe nos municípios de Xique-Xique, Ponto Novo e Simões Filho, o filme 1798: Revolta dos Búzios. As exibições acontecem nesta quarta-feira (13), no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Xique-Xique, e no domingo (17), no Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho, e no Colégio estadual João Durval Carneiro, em Ponto Novo, a 328 km de Salvador. A ação integra o projeto Escolas Culturais.

O filme de longa-metragem 1798: Revolta dos Búzios, do diretor Antonio Olavo, conta a história do levante dos negros baianos que marcou importante episódio de luta pela independência e pelo fim da escravidão. 

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), serão beneficiadas as comunidades de Palmares e do Ilê Àse Ojú Yaomin. No município de Ponto Novo, que contará com um Cinema Intinerante, as comunidades de Várzea da Pedra e Reforma. Já em Xique-Xique, na região do Vale do Rio São Francisco, a comunidade local terá acesso à produção baiana.

A iniciativa coordenada pela Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão da SecultBA,  pretende difundir a produção baiana no segmento, ampliar o acesso e estimular reflexões e diálogos em torno de temas relevantes da agenda contemporânea a partir da perspectiva audiovisual. A ideia é consolidar uma política de acesso ao cinema através da constituição de pontos gratuitos voltados para exibição de obras brasileiras, em especial, baianas. A SeculltBA também está distribuindo kits entre as Escolas Culturais, com 18 DVDs e cerca de 37 filmes brasileiros, para comunidades em 27 Territórios de Identidade da Bahia. 

Escolas Culturais – O projeto foi instituído através da Portaria nº 115, de 14 de  julho de 2016, da Secult, e é desenvolvido por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as secretarias da Educação (SEC), da Cultura (SecultBA), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.  Sob a coordenação da SecultBA, o projeto abrange 85 unidades escolares, em 85 municípios, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As Escolas Culturais oferecem atividades nas áreas de dança, arte literária, música e audiovisual. O projeto faz parte do programa  Educar para Transformar.