29ª Lavagem Cultural da Funceb abre o carnaval do Centro Histórico de Salvador

h
Márcia Castro será a Rainha da Lavagem (Foto: Divulgação)
A cada ano é assim. A abertura do Carnaval no Centro Histórico de Salvador acontece sempre na quarta-feira, antes da folia momesca, quando servidores e funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) realizam a Lavagem Cultural da Funceb. 

Neste ano, a Lavagem que entra na 29ª edição, ocorre no dia 27 de fevereiro, quarta-feira, com início do cortejo saindo do Palácio do Rio Branco na Rua Chile, às 15h, rumo ao Largo Quincas Berro D’Água. A animação ficará por conta da Banda Aurora e da participação de atrações como a cantora Mirella Bastos & Banda e do Grupo de Pagode 100% Meio Kilo.

Durante o evento, serão coroados o Rei e a Rainha da festa: o cantor Falcão, da Banda Guig Gueto e a cantora Márcia Castro. Além de contar com homenageados, o Rei e Rainha do Bloco Afro Malê Debalê.

g
Falcão será o Rei da Lavagem (Foto: Divulgação)
Integração - A cada ano, a festa aumenta o número de foliões, proporcionando um momento de confraternização e integração, tanto entre os funcionários da Funceb, quanto entre baianos e turistas que queiram dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos.

Os interessados em participar devem obter informações com Jorjão Oliveira, funcionário da Funceb, que organiza o evento. A entrega da camisa para participar da folia começa a partir de 18 de fevereiro (segunda-feira).

Tradição – A Lavagem Cultural da Funceb têm história. A primeira aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Centro Histórico, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris.

De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como: Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny, Alinne Rosa, Ana Mametto, Xandy Avião, dentre outros.

O evento faz parte do calendário oficial carnavalesco do Governo do Estado e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

O acesso ao evento custa R$ 35,00 para servidores da Funceb e R$ 50,00 para público externo. As camisas começaram a ser entregues hoje, 18, na Funceb (Rua Guedes de Brito, 14 - Pelourinho). Os interessados em participar devem obter informações com Jorjão Oliveira, funcionário da Funceb, que organiza o evento.


SERVIÇO:

29ª Lavagem Cultural da Funceb

Quando: 27 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: Palácio Rio Branco, Rua Chile (saída) para o Largo Quincas Berro D’ Água
Informações: jorjao.oliva@gmail.com | (71) 3324-8577 | (71) 9 9194-2959