TRILHA DA MEIA-NOITE

25 e 26/08/2018 00h01
Especial - Funk brasileiro (parte III) 

Nesta edição, vamos destacar artistas que não são propriamente do funk, mas que foram influenciados pelo swing e a energia desse estilo musical em suas canções

Nesta semana, a nossa viagem pelo universo dos sons chega ao último programa da série sobre o funk brasileiro. Nesta edição, vamos destacar artistas que não são propriamente do funk, mas que foram influenciados pelo swing e a energia desse estilo musical em suas canções. Quer saber quem são eles? Vem com a gente percorrer a Trilha da Meia-Noite!

ELEIÇÕES 2018: Aplicativo Pardal permite a eleitor fiscalizar e denunciar infrações na campanha eleitoral

A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança

Especialista alerta sobre propagação de notícias falsas durante período eleitoral

Para mais informações, acesse www.cgi.br
A propagação de notícias falsas é crime eleitoral e passível de detenção. Por conta da velocidade da disseminação nas redes sociais, as chamadas “fake news” ficaram mais notórias recentemente.

Segundo o professor da Faculdade de Comunicação da UnB, Sivaldo Pereira da Silva, é preciso duvidar de informações compartilhadas sem referências e ficar atento com os conteúdos que chamem muito atenção.

ESQUINA DO JAZZ

25 e 26/08/2018 22h01

Homenagem a Aretha Franklin 

Programa desta semana homenageia uma das vozes mais celebradas no mundo do jazz e do soul americano, que nos deixou no último dia 16 de agosto

Esquina do Jazz faz homenagem a Aretha Franklin, uma das vozes mais celebradas do mundo do jazz e do soul americano, com uma carreira que lhe rendeu 18 prêmios Grammy e muitos hits.

KALIMBA

25 e 26/08/2018 13h01
Música da África, continente dos sons 

A história, os grandes nomes e as revelações da música do continente, em suas diversas vertentes, nacionalidades e estilos

Neste fim de semana tem o especial de aniversário de um ano do Kalimba, trazendo os melhores momentos do programa.

Entrevistas dos artistas, shows ao vivo e os destaques da música da África. A história, os grandes nomes e as revelações da música do continente, em suas diversas vertentes, nacionalidades e estilos: tradicional, popular, religiosa, eletrônica.

Apresentação - Daniel do Amaral

http://radiocabriola.net/

SAMBA DA MINHA TERRA

25 e  26/08/2018 12h01
Jamelão, o intérprete
Nesta semana, Samba da Minha Terra mata a saudade do mais famoso e requintado “intérprete” de sambas de enredo da história

E lá se vão 10 anos sem José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, que nos deixou em 2008, aos 95 anos de idade. Samba da Minha Terra mata a saudade do mais famoso e requintado “intérprete” de sambas de enredo da história. E ai de quem o chamasse de “puxador”: Jamelão virava fera e dava bronca.

Mesmo bonachão e de cara fechada, ele também expressava candura e simpatia quando soltava o vozeirão de tenor na interpretação de samba-canção e de outras variações do ritmo mais popular do país.

Apresentação e pesquisa - José Carlos Oliveira

APLAUSO

25 e 26/08/2018 11h01

“Nove sambas”, de Rodrigo Campos
O novo trabalho do cantor, compositor e músico paulistano é destaque no Aplauso desta semana


Rodrigo Campos faz um movimento pendular entre a tradição e a modernidade no álbum “Nove sambas”.

Esse disco será o assunto do programa Aplauso desta semana.

Rodrigo Campos vai falar sobre esse trabalho novo onde ele apresenta alternativas ao gênero musical através de sutilezas nos arranjos e na temática.

Direção e Apresentação - Carmen Delpino
Produção - Caio Guedes



http://radiocabriola.net/

Entrevistas com Presidenciáveis 2018

A Rádio Cabriola, através das suas parceiras e conveniadas, vai transmitir uma série de entrevistas com os candidatos à Presidência da República., a partir do dia 27 de agosto, sempre às 17:30
ELEIÇÕES 2018
Cobertura jornalística das eleições, focada nos interesses dos cidadãos

Fatos & Curi👀sidades: 🤔

​​Por que na Inglaterra se dirige pela esquerda?

Sua origem remonta à era medieval, quando a circulação a cavalo se dava pela esquerda para deixar a mão direita – a mesma que a maioria das pessoas usava para manusear a espada – livre em caso de luta. Para completar, em 1300 o papa Bonifácio VIII determinou que todos os peregrinos com destino a Roma deveriam se manter no lado esquerdo da estrada, para organizar o fluxo. Esse sistema prevaleceu até o século XVIII, quando Napoleão inverteu tudo, supostamente por ser canhoto, mas também para facilitar a identificação de tropas inimigas à distância. As regiões dominadas pelo imperador da França aderiram ao novo modelo de tráfego, enquanto o império britânico permaneceu fiel ao sistema medieval.

🎙 RC – Rádio Cabriola
http://radiocabriola.net/

Com Saúde


​​Apesar de ser uma fonte de carboidratos, o inhame possui uma quantidade significativa de fibras e, por isso, não eleva as taxas de glicemia do corpo, sendo vantajoso para pessoas com diabetes e quem busca uma reeducação alimentar. Além disso, tem vitaminas C e do complexo B, importantes para o bom funcionamento do organismo e do sistema imunológico.

#alimentacao #inhame

🎙 RC – Rádio Cabriola
http://radiocabriola.net/

DICA DE LEITURA

 The Royals I - Princesa de Papel - Erin Watt:


O primeiro livro da série The Royals, a nova sensação new adult dos EUA. Ella Harper é uma sobrevivente. Nunca conheceu o pai e passou a vida mudando de cidade em cidade com a mãe, uma mulher instável e problemática, acreditando que em algum momento as duas conseguiriam sair do sufoco. Mas agora a mãe morreu, e Ella está sozinha. É quando aparece Callum Royal, amigo do pai, que promete tirá-la da pobreza. A oferta parece tentadora: uma boa mesada, uma promessa de herança, uma nova vida na mansão dos Royal, onde passará a conviver com os cinco filhos de Callum. Ao chegar ao novo lar, Ella descobre que cada garoto Royal é mais atraente que o outro – e que todos a odeiam com todas as forças. Especialmente Reed, o mais sedutor, e também aquele capaz de baixar na escola o “decreto Royal” – basta uma palavra dele e a vida social da garota estará estilhaçada pelos próximos anos.

VIVA MARIA

LEIA O QUE TOCA
Organizações se mobilizam para que candidatos tenham primeira infância como prioridade



H🕒ra da tirinha


CAFÉ COM LETRAS

 Hora do nosso café... ☕

  “Os homens jamais fazem o mal tão completamente e com tanta alegria como quando o fazem a partir de uma convicção religiosa.”
 BLAISE PASCAL

🎙 RC – Rádio Cabriola
http://radiocabriola.net/

A MÚSICA DO DIA

Aniversário de Paulo Leminski

O poeta nascido em 1944 participou do primeiro Congresso de Poesia de Vanguarda em Belo Horizonte

O poeta Paulo Leminski nasceu em 1944 e morreu em 1989. Participou do primeiro Congresso de Poesia de Vanguarda em Belo Horizonte, conheceu Haroldo de Campos e fez parte de uma revista dirigida por Decio Pignatari, porta-voz da poesia concreta.

HISTÓRIA HOJE

História Hoje: Erupção do Vesúvio destrói Pompéia no ano de 79

Apresentação José Carlos Andrade

No dia 24 de agosto do ano de 79 dC, a cidade romana de Pompéia, localizada na Baía de Napóles, sul da Itália, foi destruída por uma violenta erupção do vulcão Vesúvio.



História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira, AO LONGO DA PROGRAMAÇÃO:

Eleitores de Ciro e Marina dizem que votariam em candidato de Lula

Pesquisa mais recente do Datafolha mostra que a dupla travará uma batalha com Haddad, que deve substituir Lula na corrida

Ciro Gomes afirma que não vai tratar de aborto em sua campanha

O pedetista alegou que não se posicionará sobre a questão, pois o assunto não é de responsabilidade do presidente da República

INSS inicia pagamento do 13° salário para aposentados e pensionistas na segunda-feira (27)

No total, trinta milhões de beneficiários vão ter direito à esta primeira parcela do abono anual

Foto: EBC

Bolsonaro volta atrás e diz que participará de três debates

Presidente do PSL havia dito nesta semana que o presidenciável ficaria fora dos encontros

Alta do dólar é comum em períodos eleitorais, dizem especialistas


O valor do dólar em relação à moeda brasileira atingiu nesta semana as maiores cotações desde fevereiro de 2016, ultrapassando R$ 4,05. Especialistas comentam que a especulação é comum durante períodos eleitorais.

Unicef pede compromisso de presidenciáveis na defesa de crianças e adolescentes

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) enviou nesta quarta-feira aos presidenciáveis um conjunto de propostas voltadas para crianças e adolescentes, com as quais pede o compromisso.

H🕒ra da tirinha


CAFÉ COM LETRAS ☕

 Hora do nosso café... ☕

 "Há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficam pegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, estão alí é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa"
 José Saramago

🎙 RC – Rádio Cabriola
http://radiocabriola.net/

DIVERSÃO EM PAUTA: Documentário mostra a busca por um ícone da Bossa Nova isolado

Filme de terror também estreia nesta semana


Um documentário franco-suíço sobre um ícone da Bossa Nova e um terror norte-americano são as principais estreias nos cinemas nesta quinta-feira (23). Onde Está Você, João Gilberto? mostra Georges Gachot, diretor do documentário, seguindo os passos do escritor alemão Marc Fischer pelo Rio de Janeiro em busca do grande cantor e compositor João Gilberto.
Fischer escreveu o livro "HÓ-BA-LA-LÁ - À Procura de João Gilberto" que serviu de inspiração para o documentário, onde ele conta sua aventura pela cidade maravilhosa em busca de João Gilberto para lhe fazer um pedido especial. O livro leva o mesmo nome da música de João, gravada em 1959.

Com Saúde - Dica


​​Quando sentir aquela vontade louca de comer doce, mastigue um punhado (25 gramas) de semente de abóbora. Rica em cromo, mineral que controla a ansiedade, reduz o desejo por algo doce. Ainda oferece fitoquímicos que silenciam os genes envolvidos no ganho de peso. As fibras e as gorduras boas desse snack também ajudam você a ficar bem na balança.

🎙 RC – Rádio Cabriola
http://radiocabriola.net/

Fatos & Curi👀sidades: 🤔



​​Tinha que ser lá! Dubai terá a maior fazenda vertical do mundo

A ideia é que a maior fazenda vertical do mundo seja construída em Dubai, e as obras devem começar em novembro deste ano, sendo encerradas em 2020. Considerando que a cidade tem problemas com a escassez de água, serão utilizadas tecnologias de ponta e agricultura com baixo consumo de água. A fazenda vertical irá ocupar uma área de 130.000 pés quadrados, e terá um custo de aproximadamente 40 milhões de dólares.

Mandato de Paulo Maluf é cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

O parlamentar foi condenado em maio do ano passado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão por lavagem de dinheiro

Foto: EBC

H🕒ra da tirinha


Eleições 2018: 34 partidos vão receber recursos do fundo de campanha

Dos 35 partidos registrados no país, 34 estão aptos para receber recursos do Fundo de Financiamento de Campanha. 22 legendas já receberam valores e outros 12 vão receber nos próximos dias.

Empresários, homens e brancos são maioria entre os candidatos para eleição de 2018

Empresários, homens e brancos são maioria entre os candidatos para eleição de 2018

A MÚSICA DO DIA

Aniversário de 81 anos de Ary Toledo

Ary Toledo é o maior contador de piadas do Brasil: são 65 mil piadas memorizadas, a ponto de ele contar piadas sobre qualquer tema

O humorista, cantor, compositor e dublador Ary Toledo nasceu em 1937 na cidade de Martinópolis (SP) e foi criado em Ourinhos (SP). Aos 22 anos foi pra São Paulo atuar no Teatro de Arena. Cinco anos depois entrou na carreira humorística.

HISTÓRIA HOJE

História Hoje: Dia do Folclore ressalta a importância das histórias de nossa cultura

Apresentação Carmen Lúcia

Folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e de uma região.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber.

Hábitos alimentares e estilo de vida podem evitar o câncer

Saiba como diminuir os riscos de desenvolver a doença


Muita gente não sabe, mas 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde, a OMS. De acordo com o oncologista Daniel Gimenes, a ingestão de alimentos pouco saudáveis e a falta de exercícios físicos estão entre os principais fatores para este cenário.
“A falta de atividade física e a alimentação pouco saudável podem aumentar as chances de desenvolver câncer justamente porque estão envolvidos com o aumento do índice de massa corpórea.”

Mandato de Paulo Maluf pode ser cassado nesta quarta-feira (22)

O parlamentar tem sido aconselhado pelo advogado Antônio Carlos de Almeida Castro a renunciar o cargo e evitar mais desgastes

Foto: EBC

Candidatos são intimados a detalharem declaração de bens

A medida visa trazer o maior grau de transparência possível ao processo eleitoral

Foto: EBC

Eleições: voto em trânsito pode ser pedido até dia 23

Os eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral no período das eleições deste ano, marcadas para outubro, têm mais três dias para pedir a autorização à Justiça Eleitoral se pretendem votar em outras cidades.

A MÚSICA DO DIA

21/08/2018
Rock brasileiro completa 28 anos sem Raul

O "Pai do Rock Brasileiro" estourou em 1973, lançou 21 discos e ganhou quatro discos de ouro

O baiano Raul Seixas, "Pai do Rock Brasileiro", morreu no dia 21 de agosto de 1989. Ao longo de 26 anos de carreira, Raul lançou 21 discos, ganhando quatro discos de ouro. Ele estourou em 1973 com o LP "Krig-ha, Bandolo!", que trouxe as famosíssimas "Ouro de Tolo" e "Metamorfose Ambulante". Pouca gente sabe, mas Raul foi lançado por Jerry Adriani.

A Música do Dia é “Tu és o MDC da minha vida”.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Você pode ouvir música de qualidade enquanto lê nosso Jornal

Lula avança 5 pontos nas intenções de voto, aponta pesquisa CNT

Ex-presidente tem a preferência de 37,3% dos eleitores; com Haddad candidato, índice cai para 6,47%

Roraima pede ao STF fim da imigração venezuelana

Após conflito, Força Nacional enviará agentes para reforçar a segurança em Pacaraima, Roraima

Episódio de violência reacende debate sobre imigração no pais



O estado de Roraima pediu ao Supremo Tribunal Federal a suspensão da entrada de imigrantes venezuelanos. O estado pede que os imigrantes da região sejam distribuídos para outras unidades da federação. Os casos de violência entre brasileiros e venezuelanos no fim de semana motivaram a decisão.

ELEIÇÕES 2018: Termina na próxima quinta-feira (23) prazo para requerer voto em trânsito

Os eleitores que pretendem participar das Eleições Gerais de 2018, mas que estarão fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito, têm até a próxima quinta-feira,23, para habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito.

Fatos & Curi👀sidades: 🤔

​​Todo mundo se entende

O Esperanto é uma língua internacional planejada que foi lançada em 1887 com objetivo de facilitar a comunicação entre os povos de diferentes países e culturas. O autor do Esperanto foi o médico polonês Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917) que o lançou com o pseudônimo "Dr."

🎙 RC – Rádio Cabriola
http://radiocabriola.net/


História Hoje

Há 239 anos, nascia o político e revolucionário pernambucano Frei Caneca

Apresentação Jose Carlos Andrade

No dia 20 de agosto de 1779, nasceu Frei Caneca, religioso e revolucionário brasileiro.

Líder da Confederação do Equador, movimento revolucionário republicano que ocorreu na Região Nordeste.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira.

http://radiocabriola.net/


Você pode ouvir música de qualidade enquanto lê nosso Jornal

A MÚSICA DO DIA

20/08/2018
Aniversário de Cora Coralina

A música de hoje é uma homenagem do músico Marcelo Barra para a poetisa de Goiás

Cora Coralina é o maior nome da literatura goiana. Nascida em 20 de agosto de 1889, ela lançou seu primeiro livro aos 76 anos de idade: "Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Mas só ganhou notoriedade quando Carlos Drummond de Andrade elogiou a segunda edição do livro, publicada em 1978, 13 anos depois do lançamento. A escritora morreu em 1985. A música de hoje se chama "Cora Coralina", uma homenagem do músico Marcelo Barra.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Você pode ouvir música de qualidade enquanto lê nosso Jornal

A MÚSICA DO DIA

19/08/2017 01h00
Hoje é o Dia do Ator Brasileiro

O ator, com sua arte, nos conduz a diversos universos, histórias, emoções...

No Brasil, o Dia do Ator é comemorado em 19 de agosto. O ator, com sua arte, nos conduz a diversos universos, histórias, emoções. E, para tanto, o ator pode valer-se também do canto. E, se não desafina nem afina, dá um brilho especial, pois acrescenta à letra da música uma interpretação que muitas vezes o cantor ou cantora não alcançam. Neste dia do ator, A Música do Dia é “O Meu Amor”, da peça "A Ópera do Malandro". As vozes são de Marieta Severo e Elba Ramalho.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Você pode ouvir música de qualidade enquanto lê nosso Jornal