Novembro Negro no MAM recebe performance artística de Luiza Meireles

g


O Museu de Arte Moderna da Bahia, espaço vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), receberá a estreia de “Lugar de Preta: Uma Conversa Performática Autobiográfica”, com solo de Luiza Meireles. As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de novembro (quinta e sexta), às 20h, aberto ao público.

Num formato em que a dança, a palavra e o vídeo são utilizados como linguagens para conversar com o público, a bailarina Luiza Meireles revela os caminhos percorridos em sua trajetória de mais de 25 anos de atuação na dança profissional e conta sobre a repercussão da falta de representatividade na sociedade e no universo da dança na vida de uma menina preta que sonhava em ser bailarina. A estreia é acompanhada da coreografia “Pacífico”, de Paullo Fonseca, um diálogo com a mata, corpo negro cantado. 

Clique AQUI para ouvir

As apresentações terão canto ao vivo. No primeiro dia se apresenta Gilmar Sampaio, membro do BTCA, cantando músicas de matrizes africanas. No segundo dia participa a cantora lírica Inaicyra Falcão, com uma performance vocal fruto de suas pesquisas sobre as tradições Yorubá. Filha de Mestre Didi e neta da Ialorixá Mãe Senhora do Ilê Axé Opô Afonjá, Inaicyra pesquisa as artes da cena ligadas a recriações de matrizes africano-brasileiras em uma visão contemporânea. Esses eventos fazem parte do calendário da exposição “Mestre Didi – Ancestralidade e Resistência”, em exibição na Capela do MAM-BA.

Serviço:

BTCA no MAM

“Lugar de preta: Uma conversa performática autobiográfica”
Quando: 22 e 23 de novembro (quinta e sexta-feira) às 20h
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia
Aberto ao público
-------------------------------------