Museu de Arte da Bahia celebra centenário inaugurando duas exposições históricas

j
Alegoria dos quatro continentes de América José Theophilo de Jesus
O Museu de Arte da Bahia comemora seu Centenário no dia 23 de novembro, às 19h, com a abertura de duas importantes exposições: "A pintura no Acervo do MAB", uma síntese das principais tendências e gêneros pictóricos da pintura na Bahia do século XVIII ao XX, com a curadoria do professor Dilson Midlej, e a mostra "O Olhar de Voltaire Fraga: A distância que o separa é a mesma que o aproxima", com curadoria da professora Cristina Damasceno.


A programação terá início com a apresentação do Grupo de Câmara "Opus Lumen" da OSBA e o ato oficial de "Emissão comemorativa da Série Nacional Mercosul -Museus nacionais- 100 anos do Museu de Arte da Bahia", lançado pelo superintendente de Operações dos Correios, Sr.José Oliveira dos Santos. Serão emitidos pelos Correios 240 mil selos com a imagem da obra do acervo do MAB "A República", de Manoel Lopes Rodrigues, para circulação em todo o território nacional e entre colecionadores internacionais.

No Laboratório de Experimentação Estética do MAB, acontece no mesmo dia a abertura do Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia, da Escola de Teatro da UFBA, uma plataforma de intercâmbio, criação, formação crítica e reflexão social, contemplando artistas em formação, secundaristas e universitários, cumprindo o objeto da criação do Laboratório, que é incentivar projetos experimentais, abrigando artistas nas diferentes linguagens e pretensões poéticas. 

Clique AQUI para ouvir

Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). É o mais antigo museu do Estado, criado em 1918 no prédio anexo ao Arquivo Público e transferido em 1982 para sua atual sede, no Corredor da Vitória. O seu acervo é constituído por 13.686 peças adquiridas ao longo do tempo, através da compra pelo Estado da Bahia de obras de grandes coleções particulares.

SERVIÇO

Abertura das comemorações do Centenário do Museu de Arte da Bahia
Quando: 
dia 23 de novembro
19h: Apresentação do Grupo de Câmara da OSBA
20h: Abertura da celebração do Centenário do MAB e solenidade de Emissão do Título dos Correios
21h: Vernissage das exposições "A pintura no Acervo do MAB", "Voltaire Fraga" e abertura do Festival de Artes Cênicas da Escola de Teatro da UFBA.
--------------------------------------------


Teatro para seu evento