DIVERSÃO EM PAUTA: Com narrativa impactante, “Infiltrado na Klan” faz duras críticas à extrema direita da Ku Klux Klan

Longa de Spike Lee foi inspirado no livro de Ron Stallworth “Desmascarando o Ódio”

O nome de David Duke circulou na mídia brasileira e na imprensa internacional recentemente, após a declaração do líder da Ku Klux Klan de que o presidente eleito Jair Bolsonaro “soaria como um deles”. O nome de Duke retorna, agora, com a estreia de “Infiltrado na Klan” nos cinemas.
O filme é baseado no livro “Desmascarando o Ódio” de Ron Stallworth, que conta uma história real sobre a sua vida na década de 1970, nos Estados Unidos.
O longa narra a vida de Ron, o primeiro policial negro da delegacia do Colorado. Quando começa a investigar uma possível guerra racial nos Estados Unidos, ele enfrenta o desafio de combater o preconceito. Ele decide, então, entrar em contato com a Ku Klux Klan para se infiltrar nas reuniões e descobrir possíveis ataques aos negros.
Por ser negro, Ron não poderia participar das reuniões. Então, ele se comunica com os líderes por telefone, e quando precisa ir até os encontros da “organização”, como é chamada pelos membros, ele envia o policial Flip Zimmerman, que também sofre retaliação por aparentar ser judeu.
Clique AQUI para ouvir
Por ser uma história real, o filme tem muito mais impacto. Principalmente por conta dos xingamentos, ofensas e ataques que são feitos ao povo afro americano. O roteiro não pesou a mão e mostrou, com detalhes, como os brancos da Ku Klux Klan viam os negros, e de que forma eles tentavam destruir esse povo. Pode ser angustiante para quem assiste.
A caracterização de Ron Stallworth foi impecável. O ator John David Washington demonstrou sensibilidade e total entrega ao personagem. Além disso, o outro policial, interpretado por Adam Driver, vilão de Star Wars, também reforçou o legado que pode deixar como ator.
Quanto ao contexto histórico, o longa faz duras críticas à extrema direita da Klan, e sugere que é necessário trazer mudanças para o povo norte-americano.
Por ter sido lançado em agosto, na Austrália, o filme já recebeu algumas indicações à prêmios. Spike Lee foi indicado ao Prêmio de Melhor Diretor.
Confira “Infiltrado na Klan” nos cinemas brasileiros.
Ainda na pegada histórica, o cinema nacional também traz um longa às telonas. O Colar de Coralina conta a história de Aninha, uma adolescente que sonha em ser poeta e doceira. Ela é considerada feia, frágil e desajeitada. Além de ser rejeitada por todos com quem convive. Com um jogo de amarelinha, ela tenta superar as dificuldades. A história se passa em sua cidade natal no interior de Goiás.
Na Netflix, a novidade vem em clima natalino. O filme conta a história dos irmãos Kate e Teddy embarcam em uma aventura para salvar o Papai Noel, após um acidente com o trenó. No elenco, Kurt Russell, Darb Camp e Judah Lewis.

Reportagem, Sara Rodrigues

-----------------------------------------------------------