Circuito Afro-Brasileiro do IPAC promove atividades no Novembro Negro

g

Dia 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra – data em referência à morte do Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de resistência do povo negro – e para marcar a ocasião, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Governo da Bahia (SecultBA), irá promover a primeira edição do "Circuito Afro-Brasileiro do Ipac" reunindo uma série de atrações gratuitas em alusão ao Novembro Negro.


As atividades acontecerão de 21 a 24, na Praça das Artes, nos museus DIMUS/Ipac e no Palacete das Artes, em Salvador; no Museu Carlos Borges e no espaço externo da Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, em Jequié; e na Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira. A programação tem como objetivo promover um espaço para reviver e aprender sobre a história do Brasil celebrando o mês da Consciência Negra. Será um momento de encontro e (re) significação de elementos estéticos, de saúde, música, religiosidade, culinária entre outras muitas características culturais africanas.

Segundo a coordenadora de museus do Ipac, Ana Liberato, a simbologia da data é um momento de resgatar e reviver a memória da luta de Zumbi e também para lembrar que apesar de toda legislação vigente no nosso país, em pleno século XXI, ainda é recorrente os casos de racismo, preconceito e intolerância religiosa. 


“O momento é de celebração e também de reflexão. É sempre importante debater questões raciais e discutir formas de combater a discriminação, pois ainda não aprendemos a conviver com as diversidades, sejam elas de raça, sexo ou gênero. E foi a partir disso, dessa importância, que surgiu a ideia do projeto”, declarou.

Para a empreendedora Ingrid Sales, que montará no evento uma barraca com artigos e comidas africanas, as comemorações do Novembro Negro são indispensáveis, não só economicamente. “Para além da possibilidade de uma renda extra, eu estou bastante ansiosa, confiante e feliz em poder participar do Circuito Afro-Brasileiro do Ipac, pois trata-se de um evento de reafirmação, reconhecimento e empoderamento na capital mais negra do país”, destaca.

Oficinas, exposições, mesas de debates, apresentações culturais e feira também serão alguns dos destaques que integram a grade de atrações do circuito.

Confira a programação completa

---------------------------------------------------

Teatro para seu evento